quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Importância da Obediência a Deus


O conflito entre o Deus do céu e o poder do mal é um dos temas centrais da Bíblia.

Esta mesma batalha cósmica é o tema do livro de Daniel, demonstrado nos eventos da Babilônia antiga. O livro de Daniel inicia com a aparência de derrota do Deus verdadeiro, por Nabucodonosor, mas termina com uma tremenda vitória do Deus do céu. O foco do livro de Daniel é o tempo do fim. Existem dois assuntos sobre os quais – adoração e obediência, são ilustrados muito claramente nas porções históricas de Daniel. Isto demonstra que eles serão também os maiores assuntos no conflito final.

1.  Que situações específicas no livro de Daniel, onde os assuntos de adoração e obediência ilustram o grande tema da controvérsia? (Daniel 1:8 , 3:10, 4:25, 5:22-23, 6:16)

“... Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas  ________ do rei, nem com o _______ que ele bebia; então pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se.” (Daniel 1:8)  

“... Tu, ó rei, baixaste um decreto, pelo qual todo homem que ouvisse o som da trombeta, do pífaro, da harpa, da cítara, do saltério, da gaita de foles, e de toda a sorte de música, se prostraria e adoraria a __________ de ______ ...” (Daniel 3:10)

“... serás _________ do entre os homens, e a tua morada será com os ________ do campo, e dar-te-ão a comer ervas como aos bois, e serás molhado do orvalho do céu; e passar-se-ão sete tempos por cima de ti; até que conheças que o __________ tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a _____ quer...” (Daniel 4:25)

“... Tu, Belsazar, que és seu filho, não ___________ o coração, ainda que _________ tudo isto... porém te levantaste ________ o Senhor do céu; pois foram trazidos os _____________ da casa dele perante ti, e tu, e os teus grandes, e as tuas mulheres e as tuas concubinas, __________ vinho neles...” (Daniel 5:22-23)

NOTA: Por todas as porções históricas do livro de Daniel nós podemos ver como a obediência de Daniel para Deus e também sua adoração para com Ele é continuamente tratada. Este assunto é claro no livro de Daniel. Os governantes podem tentar impor legislações que inibam ou proibam a adoração a Deus, ou demandem falsa adoração. Somente aquele povo que permanecer com fé verdadeira a Deus vai ser salvo. As profecias de Daniel apontam que nos últimos dias, estes assuntos vão surgir novamente. O povo no fim dos tempos vai tentar inibir ou proibir a adoração verdadeira e impor falsa adoração. O livro de Daniel conta-nos claramente que Deus vai ter um povo vitorioso que vai resistir a todas as tentativas que os façam desobedecer ou perverter a adoração a Deus. Quão importante é para cada um de nós permanecer fiéis a Deus.

 2.  De que maneira as profecias de Daniel enfocam assuntos de adoração e obediência a Deus? (Daniel 7:25)

“... Proferirá palavras _______ o Altíssimo ... cuidará em mudar os ________ e a ____ ...”

O CATIVEIRO DE DANIEL

A controvérsia começa com o cativeiro de Daniel e seus amigos por Nabucodonosor. No primeiro capítulo nós estudaremos a história sobre como um jovem e seus amigos enfrentaram importantes provas impostas por Nabucodonosor . Também perceberemos as implicações que estas provas tem para o restante do livro de Daniel. As provas descritas no capítulo 1 parecem mais suaves do que as grandes provas que virão mais tarde no livro. Mas a lição do capítulo 1 é que somente aqueles que passarem pelas provas menores vão passar pelas provas maiores. Quão importante, então, para nós ser fiéis a Deus por todo o tempo.

3.   O que fez Nabucodonosor a Jerusalém, a cidade de Deus? (Daniel 1:1)

“... veio Nabucodonosor, rei de Babilônia, a Jerusalém e a _________ ..”

NOTA: Nos tempos antigos, quando os reis sitiavam cidades, eles cercavam completamente a cidade, cortavam a água e o suprimento de alimentos, e esperavam até que os seus habitantes se rendessem. Esta foi a terrível provação do povo de Jerusalém.

4.  Quem permitiu que Nabucodonosor capturasse Jerusalém e porque Ele permitiu? (Daniel 1:2 e Jeremias 2:11-13)

“... O _______ lhe entregou nas mãos ...” (Daniel 1:2)

“... Houve alguma nação que __________ os seus deuses, posto que não eram deuses?... Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me _________ , o manancial de águas vivas, e cavaram ___________, __________ rotas, que não retêm as águas ...”(Jeremias 2:11 e 13)

NOTA: Através do profeta Jeremias e outros profetas da Bíblia, Deus avisou que os babilônios atacariam Judá porque eles abandonaram ao Senhor, cessaram a adoração a Deus, e foram desobedientes a Palavra de Deus. Falsa adoração e desobediência levaram o povo de Israel ao cativeiro.

5.  Que tipo de pessoas Nabucodonosor escolheu dentre os judeus cativos para serem educados nas escolas da Babilônia e quanto tempo era necessário para terminar o processo de educação desses homens? (Daniel 1:3-5)

“... Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos que trouxesse alguns dos ______ de Israel, tanto da linhagem ______ como dos _________ , jovens sem nenhum _________ , de boa aparência, instruídos em toda ___________ , doutos em ___________ , versados no  _______________ e que fossem _____________ para assistirem no palácio do rei ... e que assim fossem mantidos por três _________ ...”

NOTA: Claramente, Nabucodonosor escolheu os melhores jovens de Judá para reeducá-los nos caminhos dos babilônicos.

6.  Qual o nome de quatro jovens que começaram a estudar na Babilônia que a Bíblia nos revela em Daniel 1:6 e qual o nome babilônico foi dado a estes quatro jovens em Daniel 1:7?

Nomes Judeus _________ , __________ , __________  e _____________

Nomes Babilônicos _____________ , ____________ , ____________ e ___________

NOTA: O nome Daniel significa “Deus é meu juiz”. Seu nome babilônico, Beltessazar significa “Bel proteja a vida do rei.” O nome de Hananias significa “Jeová é gracioso”, enquanto que Sadraque refere-se a lealdade ao deus babilônico Marduk. O de Mizael, significa “que pertence a Deus”, tornou-se Mesaque, uma referência a outro deus babilônico. O nome Azarias, significa “Jeová ajuda”, foi mudado para Abedenego, “servo do deus Nabu.”

DANIEL E SEUS AMIGOS SÃO PROVADOS

7.  Qual foi a dieta alimentar designada para aqueles que foram selecionados para a educação especial? (Daniel 1:5)

“... Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas _________ da mesa real, e do _______ que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos ...”

8.   O que Deus disse aos israelitas sobre beber vinho e que alimentos Deus proibiu aos israelitas de comer, os quais estavam entre os alimentos do cardápio do rei Nabucodonosor? (Provérbios 20:1; 23:31 e Levítico 11: 2-8)

“... O vinho é _____________ , e a bebida forte ______________ ; e todo aquele que por eles é _________ não é ______ ... Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se ______ suavemente...”  

“... Destes, porém, não comereis: dos que _________ ou dos que têm unhas __________ ...” (Levítico 11:4)

9.   O que Daniel pediu ao chefe dos eunucos? (Daniel 1:8)

“...  pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não  _______________ ...”

NOTA: Não havia dúvida na mente de Daniel. A Lealdade a Deus foi mais importante do que a lealdade ao rei. Aqui nós vemos o início do assunto que vai ilustrar muitas e

muitas vezes o livro de Daniel. A fidelidade do povo de Deus estava sendo provada, e o assunto era a obediência a Deus ou ao homem. Como Daniel, o povo de Deus no tempo do fim não vai hesitar a escolher entre a obediência a Deus ou ao homem. Daniel 1:8 é o verso chave deste livro

 10.  Que teste Daniel sugeriu ao chefe dos eunucos e o que eles pediram para comer durante o período do teste? (Daniel 1:12)

“... Experimenta, peço-te, os teus servos ____ dias ...”

“... e que se nos dêem _________ a comer e água a _______...”

NOTA:. Para permanecer fiel a Deus, ele devia viver e comer de maneira simples. Ele sabia que se bebesse do vinho do rei e comesse o lixo da comida do rei, ele seria um beberrão e um comilão estúpido a maior parte do tempo. Não estaria em condições de resistir as tentações e não poderia se manter leal a Deus e para quando então realmente viessem as grandes provas na Babilônia.

DANIEL VENCE A PROVA

11.   No fim dos dez dias, quem pareceu com melhor saúde? (Daniel 1:15)

 “... No fim dos dez dias, a sua aparência era _________ (de Daniel e de seus amigos); estavam eles mais __________ do que ______ os jovens que comiam das finas iguarias reais...”

12. O que mais exatamente Deus deu a eles? (Daniel 1:17)

“... Ora, quanto a estes quatro jovens, Deus deu o _____________ e a ___________ em toda cultura e sabedoria; mas a Daniel deu inteligência de todas as _________ e __________...”

NOTA: O conhecimento e habilidades que Daniel e seus amigos possuiam não ocorreu somente por causa de sua dieta alimentar, embora ela tivesse um papel importante, mas foi dado também a eles por Deus por, causa de sua fiel obediência ao Seus princípios. Deus sempre honra a obediência de Seus filhos.

13. Quando terminaram seus exames na escola da Babilônia, como estavam Daniel e seus amigos em relação aos outros? (Daniel 1:18-20)

 “... Em ______ matéria de sabedoria e de inteligência sobre que o rei lhes fez perguntas,  os achou ___________ mais doutos do que todos os magos e encantadores que havia em ________ o seu reino...”

MINHA DECISÃO.  Coloco minha vida em Tuas mãos Senhor,  me ajude a enfrentar as provações pequenas e as grandes que surgirão em minha vida.

Assinatura: _________________________  Data:__________________


Estudo 02 extraído do livro As Profecias de Daniel  e o Tempo do Fim



0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA