sábado, 27 de outubro de 2012

Quem escreveu o livro de Hebreus. Foi mesmo Paulo?


Muitas sugestões têm sido feitas com respeito à autoria do livro de Hebreus, mas a maioria dos especialistas na Bíblia prefere crer que tenha sido da autoria de Paulo. Hebreus é uma vibrante apologia da superioridade de Cristo e do cristianismo sobre o judaísmo em termos de sacerdócio e sacrifício.
O autor demonstra notável perícia literária e retórica. Seu estilo é um modelo de prosa helenista. Tanto ele quanto seus leitores são versados no Antigo Testamento em sua tradução grega. Há 29 citações diretas do Antigo Testamento, além de 53 alusões claras a várias outras passagens. Estas são utilizadas para demonstrar o caráter definitivo da revelação cristã e sua superioridade à velha aliança.
O tema do livro de Hebreus é portanto a superioridade de Cristo e, assim, do cristianismo. As palavras melhor,0 superior, perfeito, e celestial aparecem freqüentemente. O esboço mostra como o tema é desenvolvido demonstrando que Cristo é superior tanto em Sua pessoa quanto em Seu sacerdócio.
Portanto, dentre os nomes sugeridos entre os possíveis escritores do livro de Hebreus, Paulo é o que tem a maior aprovação.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA