Desde a entrada do pecado no mundo, uma guerra tem sido travada em cada coração humano, entre o espírito e a carne. Satanás está sempre explorando nossos desejos físicos e emocionais para romper o nosso relacionamento com o Senhor. “As vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” (Isaías 59:2). Quando a humanidade caiu depois da primeira sútil tentação no jardim, ela perdeu a motivação pura e amorosa com a qual tinha sido criada originalmente. O egoísmo tomou o seu lugar, e o resultado foi devastador: morte, doença, guerra, crime, e dor – a lista continua.
Deus nos chamou para a santidade. “…segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1:15-16). Mas sem ajuda sobrenatural, homens e mulheres são impotentes para resistir aos maus desejos do coração carnal.
O Senhor também não abandonou sua rebelde criação nesta condição, e fez provisão completa para sua restauração. O objetivo do seu plano de salvação consiste em restabelecer dentro de você e de mim a imagem de Cristo, para que possamos ser chamados filhos de Deus. “Seu divino poder nos deu tudo de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude. Dessa maneira, ele nos deu as suas grandiosas e preciosas promessas, para que por elas vocês se tornassem participantes da natureza divina e fugissem da corrupção que há no mundo, causada pela cobiça” (2 Pedro 1:3-4, NTLH).
Muitos acreditam que é um pecado ser tentado. Isso não é verdade. Como a Bíblia declara, temos um sumo sacerdote que “em tudo foi tentado como nós, mas sem pecado” (Hebreus 4:15). Jesus foi tentado no deserto, por isso não pode, eventualmente, ser um pecado ser tentado. Pelo contrário, é um pecado ceder à tentação. Os cristãos não devem permitir que a natureza carnal dite o que eles devem fazer e devem permitir que o Espírito Santo os guie em seus caminhos.
Se queremos seguir Jesus, podemos escolher resistir a essas ações e pensamentos que são contrários à Sua vontade. Felizmente, Deus providenciou tudo o que precisamos para resistir com êxito ao mal e sermos vencedores. Poderíamos nos perguntar: “Como eu sou um seguidor de Cristo, o que Jesus fez para resistir à tentação?” Primeiro, ele citou a Bíblia. O conhecimento de Sua Palavra foi a primeira e melhor defesa contra a tentação. “Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti” (Salmos 119:11). Em segundo lugar, Jesus também se voltou para a oração. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação” (Marcos 14:38).
Eu poderia facilmente expor apenas esses dois pontos básicos, mas eu quero usar estas verdades fundamentais como base para destacar 12 dicas práticas para se resistir à tentação. Eu também quero dar-lhe algumas passagens da Bíblia que você pode recitar, como fez Jesus, quando forem tentados. Eu acredito que esta munição bíblica, juntamente com devoções regulares e sinceras, irá marcar o seu caminho com mais uma vitória consistente.
1. Lembre-se da Recompensa
Estou certo de que uma das razões pelas quais as pessoas são tão facilmente vencidas pela tentação é que elas perdem a sua perspectiva eterna. Se um anjo aparecer agora para você em todo o seu brilho e glória, e lhe disser: “Arrependei-vos! Jesus está vindo em breve”, seria mais fácil para você resistir à tentação – pelo menos pelo resto do dia? Claro, porque a vossa fé seria reforçada e sua recompensa seria real e próxima. É muito mais fácil resistir à tentação, se você acredita que está verdadeiramente salvo. Se, por engano você achar que pode trabalhar o seu caminho para a salvação, você estará na verdade afetando a sua capacidade de resistir.Hebreus 11:24-26 diz: “Pela fé Moisés … recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão”. Moisés estava na fila para governar o Egito durante o auge de seu poder e riqueza. Essa posição de influência seria uma terrível tentação para qualquer um. Mas Moisés olhou para a recompensa eterna de Deus e foi capaz de resistir ao tesouro temporário do diabo na terra.
Não se esqueça da glória que Deus tem reservado para você. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (1 Coríntios 2:9).
2. Acredite na Maldade do Pecado
Você também deve lembrar o quão ruim é o pecado – com ou sem uma recompensa. Paulo diz: “por meio do mandamento, o pecado se mostrou mais terrível ainda” (Romanos 7:13). Você precisa realmente saber que o pecado é muito medonho, e se você precisar de um lembrete, olhe para o Calvário e veja o que o pecado fez com Jesus. Como cristãos, não podemos abraçar o pecado, porque ele é sujo, feio e fatal. O pecado causou a morte de nosso amado Jesus.A Bíblia diz: “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto, que temia a Deus e se desviava do mal” (Jó 1:1). Precisamos ir além da emoção básica de amar a Deus. Como Jó, uma parte do amor a Deus é odiar o mal. Deus quer que você deteste o pecado, porque Ele odeia isso. “Por meio das tuas leis, consigo a sabedoria e assim detesto todos os caminhos da mentira” (Salmos 119:104, NTLH).
O diabo é um gênio em fazer coisas pecaminosas, sujas e tortas parecerem atraentes, limpas e inofensivas. Mas não se deixe enganar, porque essa imagem bonita pode acabar matando você. Você precisa se colocar numa posição onde o seu amor por Deus é tanto que você preferiria morrer do que pecar deliberadamente e entristecê-lo.
3. Não Ame o Dinheiro
Eu poderia escrever uma longa lista de tentações individuais, mas eu escolhi incluir o amor ao dinheiro especificamente porque ao lado do orgulho, é uma das maiores tentações. Creio que os cristãos devem trabalhar duro, ganhando, salvando e dando o máximo que puderem. No entanto, há o perigo constante de que o dinheiro possa se transformar em nosso Deus.“Os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição” (1 Timóteo 6:9). Eu tenho visto pessoas fazendo escolhas erradas, perdendo suas economias no jogo, por desejarem ficar ricas rapidamente. Apesar das perdas continuam manejando as alavancas dos caça-níqueis, porque o diabo lhes diz que talvez se tentarem mais uma vez, elas vão ganhar bastante dinheiro. Sem mencionar que elas estão jogando dinheiro fora quando o mesmo poderia estar sendo utilizado para salvar almas.
“Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24). Servir a Deus e ao desejo do dinheiro, é impossível. O dinheiro é um poder, e não é de todo ruim, Pode ser um poder para se fazer o bem ou o mal – uma faca de dois gumes. Nós oramos na igreja para que o Senhor abençoe nossas necessidades financeiras, mas não queremos nos tornar escravos do amor ao dinheiro. Se o seu coração está com o seu dinheiro, ele não pode estar com Deus (Mateus 6:21).
4. Prepare-se para Fugir
Poucos recordes de velocidade são quebrados quando as pessoas correm da tentação. Às vezes, a tentação vem através de uma porta que deliberadamente deixamos em aberto. Suponha que você acidentalmente derramou querosene por toda a sua roupa e alguém próximo acendeu um fósforo. Para onde você iria? Para o mais longe quanto pudesse e o mais rápido possível! Esta deveria ser a atitude de um cristão com relação a tentação. Paulo disse: “Fugi da impureza” e “fugi da idolatria” (1 Coríntios 6:18; 10:14). Então, fuja do pecado, e não deixe uma porta para ele entrar.“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós” (Tiago 4:8). Não esqueça isto: quando você corre da tentação, você se coloca em direção a Deus. Quando você souber que algo é pecado, não se envolva ou brinque com o diabo, porque ele é o mestre da racionalização – foi assim que Eva caiu! É de quebrar o coração quando cristãos tentam justificar os seus pecados. Não há limite para os argumentos com os quais o diabo pode convencê-lo. Assim que você sabe que algo está errado, fuja! O valente corre da tentação, o tolo flerta com ela.
Você também não deve esperar até ficar tão velho que todos os desejos da juventude desapareçam e você se engane ao pensar que alcançou a vitória. “Quando…o desejo já não se despertar. Então o homem se vai para o seu lar eterno” (Eclesiastes 12:5 NVI). Na verdade, seu coração ainda pode ser corrompido. Fuja agora, ativamente. Você deve comprometer-se com Deus, enquanto você ainda pode experimentar Sua graça renovadora em sua vida. O poder de Jesus é suficiente até mesmo para os nossos jovens de sangue quente. Lembre-se que, quando José foi tentado, ele fugiu da esposa de Potifar (Gênesis 39:12).
5. Não Siga a Multidão
Uma razão comum pela qual os cristãos facilmente caem em tentação é o seguinte raciocínio: “Todo mundo está fazendo isso, então deve estar tudo bem”. Esse é o lema favorito do diabo. Também pelo qual Pedro negou Jesus. Apenas algumas horas antes de trair Jesus, Pedro prometeu: “Eu nunca vou dizer que não o conheço, mesmo que eu tenha de morrer com o senhor!” (Mateus 26:35 NTLH). Pedro foi muito sincero, mas quando Jesus foi levado para a sala de julgamento, já não era popular estar com ele. Pedro se reuniu com os escarnecedores de Cristo ao redor de uma fogueira, e quanto mais tempo ficou com eles, mais fácil foi agir e falar como os inimigos de Cristo.Ao deixar a multidão estabelecer os nossos valores, tornamo-nos como a multidão. E a Bíblia diz que a multidão está geralmente errada. “Entrai pela porta estreita: porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela” (Mateus 7:13). Os cristãos têm de pensar por si mesmos. Eles devem resistir à pressão dos colegas, pois eles devem ser diferentes. Ainda que um bilhão de pessoas acreditem em uma mentira, ela continua sendo uma mentira.
No final dos tempos, haverá dois grupos muito religiosos – um com a marca da besta, o outro com o selo de Deus. O primeiro grupo será o maior. Só porque um grande grupo de pessoas está a ser religioso, isso não significa que é o Grupo de Deus. Geralmente, os grandes homens e mulheres da Bíblia são os únicos a ficarem de pé para o que é certo, quando todo mundo está se curvando ao errado.
6. Mantenha-se Ocupado
Um provérbio italiano adverte: “Aquele que trabalha é tentado por um diabo, aquele que está ocioso, por mil”. Muitas pessoas odeiam estar ociosas, porque Deus nos criou para a atividade. Você já ouviu a expressão: “O ócio é oficina do diabo”. Isso não é uma citação bíblica direta, mas Ezequiel 16:49-50 se aproxima. “Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e próspera ociosidade teve ela e suas filhas…pelo que, ao ver isso, as tirei do seu lugar”. O pecado de Sodoma e Gomorra não era simplesmente perversão e imoralidade sexual. O vale de Sodoma era exuberante, com vegetação e alimentos em abundância. A vida era fácil para seus habitantes. Ló se mudou para lá porque a cidade lhe oferecia uma vida de lazer. Mas quando uma pessoa não tem nada para fazer, é provável que o diabo irá ajudar o coração carnal a intentar algo mal. Uma pessoa ociosa tenta o diabo a tentá-la. “Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” (Efésios 5:15-16 NVI).
O pecado começa na mente humana, que é destinada a concentrar-se principalmente em uma coisa de cada vez. Se ficarmos ocupados, especialmente focados em fazer algo de bom como assistir ou ajudar os pobres, não temos tempo para pensar sobre o mal. Alguém escreveu, “A força para resistir ao mal é melhor obtida através de um trabalho ativo”. Uma das formas para se manter fora de problema é estar ativamente envolvido em servir a Jesus. Após a queda, quando Deus disse a Adão: “No suor do teu rosto comerás o teu pão”, o trabalho foi concebido para ser uma bênção para o homem se ocupar e ficar fora de problemas (Gênesis 3:19).
7. Tenha um Plano
Nós muitas vezes tropeçamos no pecado, porque quando vemos a tentação se aproximando, esperamos para ver o que pode acontecer quando ela chega. Mas é melhor estarmos preparados com antecedência. Provérbios 22:3 aconselha: “O prudente vê o mal e esconde-se; mas os simples passam adiante e sofrem a pena”. Um homem sábio examina o seu caminho para detectar problemas em potencial. Se ele vê um bando de ladrões, diz ele, “é melhor eu me esconder ou alterar a rota, porque eu não quero ser roubado!” Mas o tolo diz: “Uau. Acho que há bandidos no caminho. Gostaria de saber o que vai acontecer quando eles chegarem aqui”. Os cristãos costumam fazer isso com a tentação. Nós dizemos, “Eu me pergunto se eu vou ser tentado se eu assistir a este programa, ler esta revista, ou beber essas coisas.” Mas Jesus disse: “Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno” (Mateus 5:29). Se você tem uma área de tentação você sabe que ela pode arrastá-lo para baixo, tome todas as medidas de prevenção que você puder, para não ser superado por ela.
Se você está tentando parar de fumar, evite amigos que fumam ou locais onde será mais propenso a ser tentado. Se a sua tentação é comer demais, tome uma decisão para colocar uma quantidade adequada de comida no prato e um plano para parar de comer fora de hora. Milhões mordiscam o caminho do pecado, porque não pensam nas consequências.
8. Conheça a Si Mesmo
Um provérbio espanhol instrui: “Não seja padeiro se sua cabeça é de manteiga”. Quando alguém se junta aos Alcoólicos Anônimos, ele ou ela deve primeiro admitir ser um alcoólatra. Esta admissão pode representar um avanço enorme, porque a pessoa reconhece sua fraqueza. Da mesma forma, é um dos primeiros passos para se tornar um cristão – admitirmos que somos “pecadores”.“Por isso, o que pensa estar em pé, olhe para que não caia” (1 Coríntios 10:12). A Bíblia diz que não devemos confiar em nossa própria força. Nós devemos ser muito cautelosos quando começamos a pensar que temos controle sobre uma certa tentação e dizer: “Não vai me incomodar mais. Eu tenho a vitória!” Aí é quando estamos especialmente preparados a cair. Alguns cristãos são ainda mais orgulhosos por terem superado, mas eles estão apenas se preparando para o diabo os derrubar. Na noite de sua traição, Jesus advertiu Pedro, “Esta noite, antes que o galo cante duas vezes, você me negará três vezes” (Marcos 14:30 NVI). Jesus estava advertindo a Pedro que ele realmente não sabia o quão fraco ele realmente era.
Mesmo quando você está ajudando alguém a superar uma fraqueza, você deve reconhecer que você está em perigo de cometer o mesmo erro. Você precisa orar com ele ou ela, mas quando os socorristas estão a retirar uma pessoa da correnteza, eles têm que ter cuidado para que não sejam arrastados por ela também. Nós devemos sempre estar atentos para reconhecer nossas fraquezas. “Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado” (Gálatas 6:1).
9. Vencer o mal com o Bem
Por vezes ficamos abertos a outros erros quando não preenchemos o vácuo deixado pelo abandono de nossos maus hábitos. Tenho conhecido pessoas que para obter uma vitória sobre um vício apenas o substituem por outro, porque não encontraram um substituto positivo. “Quando um espírito imundo sai do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontrando, diz: Voltarei à minha casa, de onde saí. E, chegando, acha-a varrida e adornada . Então vai, e traz outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e o último estado desse homem é pior que o primeiro “ (Lucas 11:24-26). Se você está lutando com um distúrbio ou dependência alimentar, você não pode simplesmente deixar de comer. O segredo é aprender a “comer o que é bom” (Isaías 55:2 NTLH). Se você tem o problema de mordiscar chocolate ao longo do dia, compre algumas uvas e amêndoas. Alguma vez você já jogou fora os cigarros? Obtenha uma caixa de palitos de cenoura ou de algumas sementes de girassol (mas não chocolates). “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem.” (Romanos 12:21).
Caso alguém o tenha insultado ou cruelmente usado você, não retalie com o mal, mas responda com gentileza. Quando um falcão é atacado por pássaros rei, não faz um contra-ataque, mas sobe em círculos cada vez mais e mais alto até deixar seus verdugos sozinhos. “Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha” (Romanos 12:20 NTLH).
10. Cuide da Sua Saúde
A Tentação muitas vezes, não vem em nossos momentos mais fortes, mas durante os mais fracos. Quando estamos no limite da nossa força, paciência, amor e saúde, somos tentados a sermos como os não cristãos. Cuidado! A tentação de Jesus começou após 40 dias de jejum. Ele estava cansado e com fome. Pedro estava cansado também quando negou Jesus.A nossa capacidade de resistir às tentações pode ser grandemente influenciada por tudo, desde a falta de exercício ou pelos hormônios do corpo estarem desequilibrados. Quando estamos doentes ou nossas reservas tenham se esgotado, podemos reagir de forma negativa. A maioria das discussões conjugais ocorrem no final do dia, quando um ou ambos os cônjuges estão cansados e famintos. Durmam o suficiente e comam uma boa comida em horários regulares. Um dos meus autores favoritos também aconselha: “Com a indulgência do apetite pervertido, o homem perde seu poder de resistir à tentação.” Doces em excesso podem dar-lhe uma corrida temporária apenas para ser seguida por sentimentos de depressão e irritabilidade.
Você pode não ser sempre capaz de evitar a fadiga ou a fome, mas se um soldado está a atravessar um campo minado, ele tem muito mais cuidado onde pisa. Evite discussões sensíveis ou exigentes tarefas durante estes tempos voláteis. Jesus disse: “O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41). No entanto, isto não significa que não devemos tentar fazer tudo ao nosso alcance para melhorar a nossa saúde e, assim, a nossa determinação moral. Uma boa noite de descanso, um pouco de exercício, e um café da manhã nutritivo pode fazer você se sentir como se estivesse pronto para enfrentar um Golias.
11. Reconheça a Sua Fuga
Ao embarcar num avião, eu faço uma anotação mental de locais de saída de emergência. Eu não sou paranóico, apenas prudente. Para mim, o melhor meio para superar a tentação é reconhecer que Deus providenciou um meio de escape para cada um de nós. Lembre-se desta passagem: “As tentações que vocês têm de enfrentar são as mesmas que os outros enfrentam; mas Deus cumpre a sua promessa e não deixará que vocês sofram tentações que vocês não têm forças para suportar. Quando uma tentação vier, Deus dará forças a vocês para suportá-la, e assim vocês poderão sair dela” (1 Coríntios 10:13 NTLH). Agora há uma notícia muito boa. Nós não temos que confiar em nossa fé vacilante, podemos confiar em Deus porque Ele é fiel!Agora, quando você é tentado, você pode dizer: “Deus está medindo o que Ele permite que o diabo faça contra mim, e eu sou capaz de lidar com ele através da sua graça.” Você nunca deve dizer: “Eu não posso suportar e resistir ao diabo por mais tempo.” Ao dizer isso, você estaria chamado Deus de mentiroso!
Os filhos de Israel foram perseguidos pelos egípcios por trás, e como eles fugiram eles também descobriram que haviam montanhas de ambos os lados e um mar estava na frente deles. Parecia uma situação muito desesperadora. Mas Deus tinha prometido que seria fiel, e Ele lhes deu um jeito de escapar. A Bíblia está cheia de histórias como essas que pareciam impossíveis, mas Deus foi fiel. E ele vai usar até mesmo de tentativas de salvamento dramáticas para ajudá-lo. Quando parecia que não havia comida para alimentar a multidão que seguia Jesus, Deus foi fiel para trazer o alimento, como o trouxe para Elias e os israelitas. Mesmo com uma grande tentação diabólica à sua porta, lembre-se destas histórias e faça a sua mente confiar em Deus e ver a Sua maneira de escapar.
12. Sobrevivendo a uma Queda
Eu tenho guardado por último o que eu acredito ser a chave mais importante para superar a tentação. Se você está em Cristo, você tem maior poder para resistir os erros (Judas 1:24). Permanecer nEle é permanecer em Seu Espírito. Gálatas 5:16 diz: “andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne”. Noé, Enoque e Abraão andaram com Deus. E você pode fazer o mesmo hoje ficando de joelhos e pedindo por força. Deus enviará cada anjo no céu para te salvar do pecado, do que deixar um filho confiante cair quando pede por sua ajuda. Mas temos de optar por seguir a Jesus, mais do que as mentiras do diabo. Deus nos fez agentes morais livres, e o diabo não pode nos fazer pecar.Então, pela graça de Deus, você e eu podemos resistir à todas as tentações. Mas lembre-se que, se você cair, não desista. Muitas pessoas que caem, ficam para baixo. Elas dizem, “Oh, agora estou perdido, então posso também me entregar a todas as outras tentações”. Deus pode ajudá-lo a recuperar terreno perdido, e Ele vai te salvar das tentações futuras. Você pode precisar passar três dias tristes o buscando apenas como José e Maria fizeram quando perderam Jesus, mas Ele estará esperando por você na casa de Seu Pai.
O diabo pode desanimar você com seus sussurros ímpios, “Eu o conheço! Eu tentei você, e você caiu! Você não é bom. Você diz que é um cristão, mas você é apenas um hipócrita. Na verdade, você ainda não está salvo!” Mas eu acredito que a vida cristã é progressiva. A Bíblia promete: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis. E se alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo” (1 João 2:1). Se o pecado, a todos nós tentar, não desista. Se o diabo enganar você, e você cair, não fique para baixo. Não deixe seus fracassos do passado serem uma desculpa para comprometer seu futuro. Deus pode ajudá-lo a superar tudo. Você só deve viver um dia e um passo de cada vez.
12 Dicas em Uma
Resumir todas essas etapas é realmente muito fácil. A forma mais preciosa para superar qualquer tentação tem que ser o fato de você amar a Deus. Você sabe que o pecado fere a Deus, e quando tentado você precisa dizer em voz alta: “Eu não posso fazer isso porque eu amo a Deus”.
Erwin W. Lutzer disse: “Nossa resposta a tentação é um barômetro preciso do nosso amor a Deus”. Quanto mais você ama a Jesus, menos as atrações do diabo o dominarão. Lembre-se o quanto Jesus ama você, lembre-se da cruz quando você é tentado, e retorne Aquele que com amor resistiu ao mal antes de você.
Nós todos somos tentados, mas o Senhor prometeu que podemos ser vencedores através de “superior, grandes e preciosas promessas” encontradas nas Escrituras. Jesus vai nos ensinar a superar. O diabo não pôde fazer Jesus pecar, nem ele pode nos fazer pecar também. Dê graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1 Coríntios 15:57). Peça a Ele poder de superação e alegria para mergulhar nas páginas de Sua Palavra.
Artigo escrito pelo pastor adventista Doug Batchelor, traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com do original “12 Tips for Resisting Temptation”
0 comentários:
Postar um comentário