sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Oito benefícios que o sono traz para a sua saúde


Nada melhor do que chegar em casa depois de um longo dia, dormir profundamente e acordar renovado no dia seguinte. Mas o sono não assume apenas esse papel revigorante - ele tem diversas outras funções essenciais para o nosso organismo. Dormir menos que o recomendado (6 a 8 horas em média) ou acordar diversas vezes durante a noite em decorrência de distúrbios como apneia e insônia pode causar mais malefícios ao organismo do que imaginamos.


A neurologista Rosa Hasan, responsável pelo Laboratório do Sono do Hospital São Luiz, explica que o sono de qualidade ruim desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios, favorecendo diversas doenças como obesidade e depressão. Por isso listamos todos os benefícios que uma noite bem dormida pode fazer pela sua saúde. Confira: 

Previne a obesidade
Durante o sono nosso organismo produz a leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade - portanto, pessoas que tem dificuldades para dormir produzem menores quantidades desta substância. "A consequência disso é ingestão exagerada de calorias durante o dia, pois o corpo não se sente satisfeito", explica a neurologista Rosa Hasan. Além disso, o grupo dos insones produzem uma maior quantidade de um outro hormônio, a grelina, uma substância que está relacionada a fome e a redução do gasto de energia. 

Outro fator é importante é a perda de gorduras - segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura. 

Combate à hipertensão
Um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, comprovou que um sono profundo e ininterrupto está relacionado a bons níveis de pressão arterial. A neurologista Rosa Hasan explica que a dificuldade em descansar durante a noite é equivalente a um estado de estresse, aumentando a atividade da adrenalina no corpo. "Uma noite mal dormida deixa o organismo em estado de alerta, aumentando a pressão sanguínea durante a noite", explica a especialista. Ela afirma que com o tempo essa alteração na pressão sanguínea se torna permanente, gerando a hipertensão. 

Fortalece a memória
Pressão que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo os pesquisadores, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado. 

O especialista em apneia Fausto Ito, membro da Associação Brasileira do Sono, explica que, durante a noite, o cérebro faz uma varredura entre as informações acumuladas, guardando aquilo que considera primordial, descartando o supérfluo e fixando lições que aprendemos ao longo do dia. "Por esse motivo, quem dorme mal, geralmente, sofre para se lembrar de eventos simples, como episódios ocorridos no dia anterior ou nomes de pessoas muito próximas", diz. 

Previne depressão
As chances de a depressão comprometer a qualidade de vida de uma pessoa pode ser menor se ela dormir entre seis e nove horas por dia. É o que indica um estudo feito no Cleveland Clinic Sleep Disorders Center, em Ohio, nos Estados Unidos, que analisou mais de dez mil pessoas. 

Os resultados mostraram que pessoas com o sono considerado "normal" - de seis a oito horas por noite - tiveram índices mais altos de qualidade de vida e níveis mais baixos de depressão quando comparados aos que dormiam pouco ou muito. Também foi observado aqueles que dormem menos que seis e mais de nove horas por dia sofrem uma piora na qualidade de vida e índices de depressão mais altos. 

Favorece o desempenho físico
Quando dormimos profundamente e sem interrupções, nosso corpo começa a produzir o hormônio GH, responsável pelo nosso crescimento. Essa substância só começa a ser produzida aproximadamente meia hora após uma pessoa dormir - por conta disso, pessoas que tem o sono fragmentado sofrem dificuldades de sintetizar esse hormônio. "O hormônio do crescimento tem como funções ajudar a manter o tônus muscular, evitar o acúmulo de gordura, melhorar o desempenho físico e combater a osteoporose", explica a endocrinologista Alessandra Rasovski, da Sociedade Brasileira e Endocrinologia e Metabologia. 

Controla o diabetes
Pessoas com diabetes e tem um sono insuficiente desenvolvem uma maior resistência insulínica, tornando o controle da doença mais difícil. É o que afirma um estudo feito pela Northwestern University, dos Estados Unidos. Os pesquisadores monitoraram o sono de pessoas com diabetes por seis noites. Os participantes que tiveram o sono de má qualidade tiveram aumento de 23% nos níveis de glicose no sangue e 48% nos níveis de insulina. Usando esses números para estimar a resistência insulínica do indivíduo, os pesquisadores concluíram que portadores de diabetes que dormem mal tinham 82% mais resistência insulínica que os portadores com sono de qualidade. 

De acordo com a endocrinologista Alessandra Rasovski, dormir mal em decorrência de distúrbios do sono não só dificulta o controle da doença como também pode favorecer o aparecimento de diabetes tipo 2. ?É durante o sono que o corpo estabiliza os índices glicêmicos. Quem não tem um sono de qualidade sofre com o descontrole do nível de glicose, podendo desenvolver diabetes?, explica. 

Diminui o risco de doenças cardiovasculares
Uma pesquisa da Warwick Medical School, nos Estados Unidos, mostra que a privação prolongada do sono ou acordar várias vezes durante a noite pode estar relacionado a acidentes vasculares cerebrais, ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Os autores do estudo conduziram uma investigação que acompanhou durante 25 anos mais de 470 mil pessoas em oito países, incluindo Japão, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido. 

De acordo com os pesquisadores, dormir pouco causa um desequilíbrio na produção de hormônios e substâncias químicas no organismo, condição que aumenta as chances de desenvolver colesterol alto, doenças cardiovasculares e derrames cerebrais. Dormindo cerca de sete horas por noite, você está protegendo a sua saúde futura e reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas.  

Melhora o desempenho no trabalho
Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada. 

O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho. 

"O estresse no trabalho também pode aumentar os comportamentos de risco, como tabagismo e abuso de álcool e drogas, além de desencorajar hábitos saudáveis, como atividade física e a alimentação equilibrada", alerta Daniel. 

Via Minha Vida

Arautos do Rei no programa Encontro com Fátima Bernardes

O grupo Arautos do Rei nos bastidores do programa "Encontro"
No programa “Encontro” desta sexta-feira (15), a apresentadora Fátima Bernardes estará recebendo alguns dos vencedores do Troféu Promessas deste ano, entre eles os Arautos do Rei, vencedor na categoria melhor grupo. 

Foram mais de 5 milhões de votos computados durante as duas etapas de votação popular com resultado revelado na última segunda-feira (11).


Ozéias Reis - 1º tenor
A informação que foi dada de primeira mão era de que os ganhadores receberiam os prêmios em casa por meio dos Correios, já que a cerimônia de premiação aconteceria hoje (13), mas foi cancelada.

No total foram 11 artistas evangélicos premiados em categorias diferentes (veja aqui). O Troféu Promessas é uma realização das Organizações Globo que desde 2011 tem homenageado os principais nomes da música gospel nacional.

O programa “Encontro com Fátima Bernardes” vai ao ar a partir das 10h40 pela Rede Globo.

Com informações da TV Foco

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Quem eram os homens das cavernas?

Fósseis de aparência estranha de "homem primitivo" encontrados nas cavernas e outras escavações arqueológicas na África, Europa e Ásia. Eles se parecem muito com a gente, e ainda assim eles são de alguma forma diferente. O que devemos fazer com eles, à luz da Escritura?

Tanto quanto os estereótipos vão, os homens das cavernas faz alvos fáceis, especialmente quando transplantadas para o século XXI. Sua maneira brutal de lidar com situações contemporâneas ganha uma risada em comerciais e programas de TV. Eles não entendem os seres humanos modernos, e sua incompreensão atinge humor de ouro. Mas quando cortar a trilha do riso e as formas atrapalhadas, ficamos com algo de uma enigmática figura de um ser sem um lugar estabelecido em nossa compreensão da história. Talvez, na verdade, é o nosso desconforto por não saber o que fazer com os homens das cavernas que nos faz rir. Assim, apenas quem eram eles?

Antes de ir espeleologia, precisamos limitar nosso escopo um pouco. Na sua forma mais básica, o homem das cavernas no termo significa simplesmente "uma pessoa que mora em uma caverna", que não é inédito até hoje (ver "Uma História de Moradores de caverna"). Mas isso raramente é o que queremos dizer quando usamos a palavra. Em vez disso, estamos geralmente falando de um grupo de antigos moradores  de caverna que deixaram para trás desenhos de animais, armas toscas e ossos, pelo menos, essa é a suposição comum. Enquanto a opinião coletiva da história e da ciência foi além, considerando estes primeiros seres humanos como animais brutos semelhantes, o termo ainda carrega consigo a bagagem de um ser um pouco menor do que o moderno Homo sapiens (nós hoje). E isso é lamentável, como veremos.

Uma História de Moradores de caverna
Cavernas nunca saíram de moda como um lugar para se refugiar. Por exemplo, eremitas viviam em cavernas ao longo da Idade Média, e até tempos recentes um clã de pessoas viviam em cavernas na ilha mediterrânea de Malta. Mesmo a Bíblia registra um número de refugiados em cavernas, como David ( 1 Samuel 22:01 ) e Obadias ( 1 Reis 18:3-4 )
Lote Fugindo de Sodoma e Gomorra
Depois de fugir da destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas encontraram abrigo em uma caverna ( Gênesis 19:30 ).

Viver caverna
Para mineradores dos velhos tempos em Coober Pedy, Austrália, cavernas ofereceram uma trégua legal das temperaturas escaldantes do deserto australiano.

Esses primeiros seres humanos comumente classificados como "homens das cavernas" se dividem em vários grupos, espalhados por toda a Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Chamando estes grupos de "homens das cavernas" pode, de fato, ser um pouco enganador. Muitos deles simplesmente encontraram abrigo temporário ou enterravam seus mortos em cavernas, que tendem a preservar vestígios e artefatos com mais freqüência do que as casas a céu aberto. (Eles provavelmente preferiam viver em cavernas tanto quanto nós.)

No entanto, o termo homem das cavernas é usado frequentemente como um genérico para os povos que viveram em uma época anterior na história da humanidade, a Idade do Gelo. Vamos nos concentrar em cinco desses grupos: os neandertais, no início Homo sapiens (homem de Cro-Magnon), o Homo erectus , Denisovans e Homo floresiensis . 1 Os três primeiros têm sido fiéis da discussão homem das cavernas, mas os dois últimos recentemente foram descobertos, os Denisovans na Sibéria e Homo floresiensis (às vezes chamado de hobbits) na Indonésia.

Neandertais
Crânio de Neanderthal
Em meados da Idade do Gelo, as famílias que se instalaram na Europa começaram a exibir características "clássicas" de Neandertal, como uma protuberância na parte de trás do crânio. Este espécime (chamado de "Velho Homem", porque ele era praticamente desdentado) foi descoberto em 1908 no La Chapelle dos Saints uma caverna na França. Seus poderosos, corpos compactos foram bem adaptados para o frio, similar ao Inuit do norte do Canadá hoje. Apesar de parecerem um pouco diferente de nós (por exemplo, seus cérebros eram maiores), elas eram totalmente humanos de caça, fazendo jóias, enterrando seus mortos, e faziam as outras coisas que fazemos hoje.

Neandertais pode ser o mais conhecido dos cinco grupos-com centenas de pessoas a estudar. Depois de servido todo o tempo como uma (semelhante à humana) espécies "de hominídeos" separadas de acordo com os cientistas evolucionistas, testes de DNA em particular, tem cortado significativamente a sua distância do Homo sapiens . 2 Isso não deveria nos surpreender, considerando a esmagadora evidência de sua humanidade.

Em dezenas de cavernas e abrigos sob rocha, por exemplo, encontramos evidências de corpos que foram cuidadosamente enterrados com todo o cuidado que você pode esperar de um funeral moderno. Restos de neandertais também foram desenterrados com mamutes e outras marcas ósseas e outros indicadores de que esses animais foram caçados e abatidos em atividades comunitárias complexas. E em toda parte neandertais são encontrados (nem sempre em cavernas), com machados complexos e outras ferramentas de pedra.

Na verdade, o título de "mero homem das cavernas" pode estar em perigo, pesquisadores descobriram recentemente uma habitação complexa feito de ossos de mamute, que não estava em uma caverna. 3 Com todas as semelhanças, no entanto, os neandertais não eram exatamente como nós, as suas características físicas (como as sobrancelhas maiores em adultos e cavidades nasais de largura), certamente que eles se destacam hoje.


Cro-Magnon

Crânio de Cro-Magnon

Cro-Magnon tem uma testa alta, e uma estreita crista da testa e queixo saliente muito parecido com as pessoas de hoje. O espécime acima foi encontrado em 1868 perto de um abrigo rochoso no Les Roches, na França, na mesma região que as famosas pinturas rupestres de Lascaux. Suas características distintivas aparecem pela primeira vez entre as famílias africanas, mas suas características mais tarde apareceram em crânios mundiais. Ninguém contesta que esses talentosos artistas e escultores de marfim eram totalmente humanos.

Por outro lado, o Homo sapiens (muitas vezes chamado de homem de Cro-Magnon) se encaixaria bem nos dias de hoje, embora talvez mais provável em um time de futebol da América do Norte do que em um prédio de escritórios. Com construção robusta, maior cérebro em média (1600cc vs 1350cc) e DNA diferenciaram o Europeu de Cro-Magnon dos humanos modernos. 4 No entanto, eles mostram uma clara afinidade com a gente.

Tudo o que você pode esperar encontrar a partir dos assentamentos de qualquer pessoa não-industrializados é encontrado com Cro-Magnon. Por exemplo, a Caverna Dzudzuana no país da Geórgia continha fibras de linho selvagem que sugerem que estes primeiros viajantes costuravam roupas ou teceram cestas, 5 e as longas cavernas de Lascaux na França escondem pinturas rupestres coloridas que podem estar relacionados com as fases da lua. 6 Sítio após sítio, revela milhares de pequenos dardos lindamente feitos, flechas e artefatos ornamentados, muitas vezes com esculturas e desenhos sobre eles, como o pingente de marfim feito de presa de mamute que foi encontrado com o chamado "senhora vermelha" (na verdade um macho) no sul do País de Gales. 7 E a recente descoberta do crânio de um cão enterrado em Předmostí (República Checa) sugere que o homem de Cro-Magnon gostava da companhia do "melhor amigo do homem". 8

Homo Erectus

Crânio de Homo Erectus
Os primeiros restos humanos conhecidos, desde a Idade do Gelo, tem uma aparência distinta, com um cume alto da testa e queixo recuado. O crânio do "Turkana Boy" (acima) foi encontrado em 1984 perto do lago Turkana no leste da África. Do pescoço para baixo, seu esqueleto é virtualmente indistinguível do nosso. Estes primeiros colonos de Babel foram totalmente humanos fazendo machados a mão, enterrando seus mortos, e estabelecidos em três continentes.

Isso nos leva ao Homo erectus , um grupo que realizou muito o título como o mais enigmático e disputado de todos os seres humanos primitivos. Como o nome erectus implica, estamos destinados a se surpreender com a sua marcha na posição vertical, de duas pernas que lhes permitiu viver em toda a África, Europa e Ásia. No entanto, a denominação Homo (isto é, ser humano) entrou mais tarde. Quando esses seres humanos antigos foram descobertos pela primeira vez em Java (Indonésia), seus ossos foram anunciados como Pithecanthropus erectus , o que significa, essencialmente, "homem-macaco vertical." Isso foi certamente um equívoco.
 Eles podem ter construído fogueiras no Oriente Médio (como indicado por ossos carbonizados e restos vegetais), 9 e caçavam em toda a Ásia e Europa, onde encontramos muitos sítios e as ferramentas de pedra que eles usaram. Eles devem ter construído embarcações marítimas de algum tipo para alcançar as ilhas indonésias contra as correntes. Na verdade, encontramos os seus fósseis antes de quaisquer outros restos humanos. Assim, podemos dizer com segurança que as suas formas "primitivas" foram muito longe. 

Homo floresiensis e Denisovans

Crânio de Homo floresiensis

Os restos mortais de três metros de altura de seres humanos foram descobertos em 2003, em uma caverna na ilha indonésia de Flores. Seus traços faciais são diferentes de outros fósseis humanos, mas indiscutivelmente humana. Espalhados entre os seus restos mortais foram encontradas ferramentas para matar e cozinhar os pequenos elefantes da Idade do Gelo que eles caçavam.

Duas novas descobertas sugerem que apenas podem estar arranhando a superfície da variedade aparente de seres humanos pós-Babel. Recentemente, um dente invulgarmente grande e um osso de dedo encontrado na caverna Denisova em Altai Krai, Rússia, apontam para um novo misterioso grupo de peregrinos. Os Denisovans, como estão sendo chamados, ocuparam a região em torno do mesmo tempo, como os neandertais.

Mas o teste de DNA do dedo e dois outros ossos indica que este novo grupo é diferente do homem de Neandertal. 10 Além disso, temos apenas um punhado de artefatos para entender essas pessoas misteriosas, como uma pulseira de pedra que foi regularizada e polida.

Mas o impacto dos Denisovanos tem sido relativamente pequeno em comparação com o enorme debate em torno de um grupo de pequenos esqueletos humanos. Até agora, nove membros desse grupo foram encontrados na ilha indonésia de Flores, dando-nos o nome provisório Homo floresiensis . No entanto, você deve ter ouvido falar deles chamados de "hobbits", que se adapta a seus três pés (1 m) de altura.

Desde a descoberta do primeiro esqueleto  em 2003, trabalhos científicos tem levantado, abaixado, e esticado o status desses chamados hobbits, tudo sem um único fio de DNA (que até agora tem deixado os cientistas frustrados). Como o acesso aos restos é tão limitado, a intriga e o rancor, pode continuar por anos.

Apesar do debate, que é encontrado na terra em Flores revela muito sobre os habitantes. Numerosos ossos carbonizados de um elefante anão Stegodon -muitos deles juvenis-pintam o retrato de um grupo de caçadores oportunistas que assou o pequeno elefante que viveu na ilha, talvez levando à sua extinção.

Para isso, eles empregaram uma série de ferramentas de pedra avançadas, capazes de fatiar a pele do animal resistente. E enquanto não encontramos evidências de seus barcos, essas pessoas são mais semelhantes aos do Homo erectus encontrados em Java. Desde que viveram na ilha das Flores, isso sugere que eles devem ter construído barcos que poderiam lutar contra fortes correntes oceânicas para chegar lá.

A estrutura de um Ser Humano

A variação entre os seres humanos pós-Babel levou a um grande debate entre os evolucionistas, que querem saber onde eles se encaixam na pista para ser "verdadeiramente humano". Mas essa maneira de pensar perde a verdade fundamental. Quando Deus criou o homem, Ele não definiu nossa humanidade em termos de características físicas. Nós não somos humanos porque temos dois braços ou pernas ou crânios de uma certa forma ou tamanho. Nosso Criador, que é espírito, nos fez à Sua imagem espiritual.

Gênesis revela aspectos do que isso implica. Nossos ancestrais fizeram instrumentos musicais e ferramentas de criação, cidades foram construídas, Deus de outra forma nos fez como mordomos de Sua criação ( Gênesis 4 ). Com isso, como nosso padrão, podemos acabar com a confusão e preconceito. Todos aqueles que chamamos de "homens das cavernas" (provavelmente um equívoco) mostram as mesmas características que os primeiros seres humanos na Bíblia.

Neandertais enterravam seus mortos e podem ter usado jóias. 11 Homo erectus parecem ter dividido tarefas para preparar a comida e navegar os mares altos. Mesmo com pouco para ir, podemos estar razoavelmente certos de que os Denisovans usavam jóias, e os "hobbits" ferramentas úteis para cortar o almoço. Tudo exclusivamente com traços humanos  que mostram criaturas feitas à imagem de Deus.

Em outras palavras, podemos ter certeza de que todos eles descendem de Adão através da família de Noé. Estas certamente não são espécies únicas, no sentido de ser algo "menos do que os humanos modernos", eles são apenas mais uma evidência de belas variações na aparência dos indivíduos em nossa raça única. Nossos parentes podem terem sido diferentes, mas eles não foram trapalhões brutos. Eles tiveram a capacidade muito humana e Deus lhes deu para descobrir soluções criativas em um mundo perigoso e amaldiçoado pelo pecado. E todos eles eram rebeldes de Deus, na necessidade de Sua graça.

Dr. David Menton tem seu doutorado em biologia celular da Universidade de Brown e é um autor muito respeitado e professor. Ele é professor emérito da Washington University School of Medicine, em St. Louis. Dr. Menton tem muitos trabalhos publicados e é um dos oradores mais populares da Answers in Genesis-EUA.

Artigo traduzido do inglês pelo Site Bíblia e a Ciência do original "Who Were Cavemen"

Qual a relevância da Bíblia atualmente?

A Bíblia é confiável? Como garantir que ela não foi adulterada?
Quando formos para o Céu, Deus limpará a nossa mente? Lá teremos lembrança do pecado?
O texto de Isaías 66:17 indica que a carne de porco é imunda?
Existem outros mundos habitados? Por que Lúcifer foi enviado para a terra?
Por que Deus permite que o Diabo faça tantas coisas na terra? Ele tem tanto poder assim?
Quando Jesus expulsou os demônios do Gadareno, eles foram para o abismo?
O que era a circuncisão e qual era o sentido desse ato?
Qual a idade da terra?

Quando Deus vai Contra Você!

Jesus é ou era inferior a Deus?

O pecado original foi o sexo?
Existe ou existiu um plano de salvação para os anjos caídos?
Qualquer tipo de alimento pode ser comido? Em Marcos 7, Jesus afirma isso?
Deus mandava um espírito mau para atormentar Saul?
Em Atos 10:44-46 é dito que os gentios falaram em línguas. Qual o propósito desse fato?
Se Deus não dá uma carga que não possamos carregar, como explicar o suicídio?
Se eu mentir para evitar um acontecimento muito grave, isso será considerado pecado?
Adão e Eva realmente existiram ou são personagens fictícios?

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Cai Maná na África

Maná na África

Voce acredita em milagres modernos? E em milagres antigos nos dias de hoje? Veja esse testemunho com o Pr. Gerson Pires falando sobre o Maná que ainda cai na África nos dias de hoje. Esse vídeo é para revigorar sua fé, compartilhe.


Áudio: Cai Maná na África – Pr. Gerson Pires


Documento da Análise do Maná na Unicamp: Cai Maná na África – Pr. Gerson Pires



Colhendo o Maná

Toda quarta e sexta cai Maná na localidade.Veja o vídeo



Veja também "Segundo africanos cai maná  na Angola"

Via Terceiro Anjo

Documentário: Como Eram Mortas as Bruxas e Hereges

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Artefatos ante-diluvianos encontrados em depósitos de carvão

De vez em quando os arqueólogos (e às vezes pessoas normais) fazem algumas descobertas notáveis. Atordoado, eles são muitas vezes incapazes de explicar o que é que eles encontraram como ele veio à existência, ou determinar o seu valor. Esta é uma lista exaustiva de tais artefatos, artefatos que muitos acreditam que nunca deveriam existir na dada idade discernida / período de sua criação.
Diz-se que o carvão é um sub-produto de decomposição da vegetação e que leva de 30 a 300 milhões para que a sua produção natural. Assim, quando os itens "impossíveis", como jóias, uma colher, um cubo metálico e outros objetos feitos pelo homem são encontrados em pedaços de carvão, estamos inclinados a perceber a história da humanidade sob uma nova luz dramaticamente.
De tempos em tempos, os artefatos incomuns são encontrados em lugares estranhos. Alguns desses itens são "problemáticos" para o ensino aceito do dia a dia para aqueles que são estudantes doutrinários que o mundo tem bilhões e bilhões de anos e o resultado de fenômenos naturais. . . , por exemplo, como é que os mineiros de carvão encontram artefatos artificiais nas veias de carvão enterrados profundamente abaixo da superfície da Terra?
Há uma lista crescente desses itens que fizeram a notícia no seu dia, mas, em seguida, foram postas de lado como anomalias inexplicáveis ​​por aqueles que são estudantes doutrinários que o mundo tem bilhões e bilhões de anos. Quando colocá-los todos juntos, no entanto, a sua existência desafia tudo o que pensávamos que sabíamos sobre o mundo e da história humana. Há muitos fundamentalistas evolutivos linha-dura que gostariam de varrer essas coisas para debaixo do tapete para que não confunda os seus sistemas de crenças arcaicas.
No entanto, essas coisas existem. Oferecemos uma lista das que atualmente conhecemos. Temos certeza de que há muitas outras que não se conhecem ou têm sua descoberta ainda não declarada.
Sino Encontrado em Carvão
Bell in Coal
Em 1944, como um menino de dez anos de idade, Newton Anderson deixou cair um pedaço de carvão e quebrou-o ao meio no porão de sua casa e descobriu que ele continha um sino de 18 cm dentro. O carvão betuminoso que foi extraído perto de sua casa no Condado de Upshur West Virginia é suposto ser de cerca de 300 milhões de anos! O que um sino de bronze com um badalo de ferro está fazendo em um carvão atribuído ao Período Carbonífero? De acordo com o livro de Norm Sharbaugh  Munições  (que inclui várias "histórias de carvão"), o sino é um artefato antediluviano (feita antes do dilúvio de Gênesis). O Institute for Creation Research teve o sino submetido ao laboratório da Universidade de Oklahoma. Em uma análise por ativação nuclear revelou que o sino contém uma mistura incomum de metais, diferente de qualquer outra conhecida na moderna produção de ligas (incluindo o cobre, zinco, estanho, arsênio, iodo e selênio).
Gênesis 4:22 afirma que Tubal-Caim era "um professor de cada artesão em bronze e ferro ..." Talvez quando sua civilização chegou ao fim no dilúvio, um de seus sinos foi enterrado com uma massa de vegetação que tornou-se o carvão e terminou até milhares de anos mais tarde, em depósito de carvão onde Newton Anderson o encontrou. O sino foi destaque em 1992 na CBS produção docudrama chamado  Ancient Secrets da Bíblia  e agora faz parte da coleção Genesis Park. Mais tarde, Newton Anderson passou grande parte do tempo pesquisando o demônio no topo do sino. Ele descobriu semelhanças com o babilônico Sudoeste Demônio do vento e da divindade hindu Garuda. Garuda é, por vezes representado no topo de sinos, como é o Isis egípcio. Oculto demoníaco parece assumir formas semelhantes em várias culturas (como as figuras de Vênus a partir de culturas perdidas díspares e o fascínio antigo com pirâmides), que não exija que eles eram culturalmente relacionados.  A nosso pedido, o achado de Sr. Anderson foi examinado por um especialista em polígrafo, um especialista para validar ainda mais suas reivindicações. Os relatórios podem ser vistos  aqui . O artefato encontra-se arquivado no Creation Evidence Museum.
Bell in Coal - Underside Bell in CoalBell in Coal 
Para fotos mais detalhadas do sino e da figura demoníaca como no topo, clique nas imagens acima.

 

Pote de ferro encontrado no carvão

No Creation Evidence Museum em Glen Rose, Texas, pode ser encontrada uma panela de ferro fundido que foi encontrado em um grande pedaço de carvão em 1912.

Wilbert H. Rusch publicou um relato em  The Creation Research Society Quarterly  7, de 1971, sobre uma panela de ferro fundido bruto, que foi encontrado em uma camada de carvão  em meados de 1912 na Pensilvânia, em uma Usina Elétrica Municipal de Sulphur City, Oklahoma. O carvão tinha sido extraído em Wilburton, Oklahoma.
iron pot found in coal Este pequeno instrumento foi incorporado dentro de um único grande pedaço de carvão. Outros artefatos de carvão foram encontrados, mas poucos são totalmente certificados e documentados para ser verdade. Neste caso, há uma carta autenticada documentando a autenticidade da descoberta.
O documento afirma o seguinte:
Enquanto eu estava trabalhando na Usina Elétrica Municipal em Thomas, Oklahoma, em 1912, deparei-me com uma bucha sólida de carvão que era grande demais para usar. Eu quebrei com uma marreta. Esta panela de ferro caiu do centro, deixando a impressão, ou molde do pote em um pedaço de carvão.  Jim Stull (um empregado da companhia) testemunhou a quebra do carvão e viu a xícara cair.  
 Frank J. Kennord
Jurou diante de mim, em Sulphru [sic] Springs, Arkansas, neste dia 27 de novembro de 1948
Martelo com combinação impossível
Em junho de 1936 (ou 1934 de acordo com alguns relatos), Max Hahn e sua esposa Emma estavam em uma caminhada quando perceberam uma pedra com madeira saindo de seu núcleo. Eles decidiram levar para casa e mais tarde a quebraram com um martelo e um formão. Ironicamente, o que eles encontraram dentro parecia um martelo arcaico das sortes. Uma equipe de arqueólogos verificaram, e como se vê, a rocha que envolve o martelo foi datado em mais de 400 milhões de anos, o próprio martelo acabou por ter mais de 500 milhões de anos. Além disso, uma secção de manipulação começou a transformação do carvão. Analise do Batelle Memorial Laboratory em Columbus, Olhio, EUA, mostra um resultado intrigante. A cabeça do martelo é feita de mais de 96% de ferro, 0,74% de enxofre e 2,6%de cloro, é muito mais puro do que qualquer coisa que a natureza poderia ter conseguido sem uma assistência de tecnologia moderna e não enferruja. Sabe-se que nas condições atmosféricas de hoje não é possível combinar ferro com cloro, então se conclui que esse martelo foi forjado em um período onde as condições atmosféricas eram diferentes (a pressão atmosférica antediluviana era cerca de 6 vezes maior que a de hoje) tornando a sua criação possível.
 O artefato foi encontrado no Texas
O sino, a panela e o martelo são fortes evidências da história do Gênesis de Tubal Caim, que forjou metais antes do dilúvio.
Outros achados
1.      Julia L. Eldred          NP  Minha comissão expira 21 de maio de 1951 - Benton Co.
Um punhado de outros tais artefatos em carvão foram registrados (Sanderson, Ivan T., visitas não convidadas , 1967, pp 195-196.) , incluindo a corrente de ouro intrincados encontrado em carvão.  The Morrisonville, Illinois Times , em 11 de junho de 1891, disse a Sra. SW Culp encontrou uma forma de corrente de ouro circular de oito quilates, com cerca de 10 centímetros de comprimento, incorporado em um pedaço de carvão depois que ela partiu para além de colocar em seu balde. A corrente foi descrita como "antiga" e de "obra singular." A história disse que apenas uma parte da corrente foi revelada quando ela abriu o carvão, e que o resto da corrente permaneceu enterrado dentro do carvão. O carvão veio de uma das minas do sul de Illinois.  Infelizmente, o artefato, desde então, desapareceu.
2. Uma outra história encontrada em Epoch Times falou de um fazendeiro Colorado, que em 1800 abriu um pedaço de carvão, escavado a partir de uma veia cerca de 300 metros de terra, e encontrou um "cone de ferro de aparência estranha". O item foi apelidado de "Thimble de Eva" pelos meios de comunicação. Desde a sua descoberta, no entanto, e devido ao mau uso por seus proprietários, o ferro foi corroído e se desintegrou.
3. O Cube Salzburg é outro quebra-cabeça antigo encontrado por um trabalhador nomeado Reidl em uma fundição austríaca em 1885. Como os outros, este homem arrombou um bloco de carvão e encontrou um cubo de metal incorporado dentro. O engenheiro de minas escreveu fora o item como um meteorito, mas uma análise mais recente mostra que o objeto era um ferro forjado e, obviamente, feito a mão. O item não é um quadrado perfeito, com as laterais levemente arredondadas em duas extremidades. Ele mede apenas dois anos e meio por um e quatro quintos de uma polegada. Há uma incisão que percorre o horizontalmente, o que sugere que pode ter sido uma peça da máquina.
4. Uma colher grande de cerâmica ou concha foi encontrado nas cinzas de um fogão de carvão por uma mulher, na Pensilvânia, em 1937. O artigo foi enviado para o Instituto Smithsonian para exame e permaneceu enterrada nos volumes de artefatos armazenados lá até que sua existência foi tornada pública em 1976.
5. Uma descoberta vem da pequena aldeia de Plateau City, Colorado, um leste de Grand Junction curta distância. Um morador estava cavando uma adega em 1936. A uma profundidade de 10 pés, encontrou telha pavimentada colocada em algum tipo de argamassa, diferente de qualquer outra construção no vale. Enquanto os azulejos são datados em qualquer lugar de 20.000 a 80.000 anos de idade, eles se encontram em uma formação do Mioceno, o que poderia fazê-lo até 25 milhões anos de idade por datação convencional (Edward, 1962, p.100-101).
6. Em 1871, perto de Chillicothe, Illinois , perfuradores trouxeram à tona uma moeda de bronze de uma profundidade de 114 pés. Esta notável descoberta foi descrita nos Proceedings da Sociedade Filosófica Americana . Esta é uma evidência adicional de que o homem esteve presente ali. A mudança rápida do terreno é também indicada (Edwards, 1962, p.101).
7. Heizer observa uma série de impossibilidades de acordo com a datação geológica comumente aceita: um dente hiena serrado por uma pedra antes de se tornar fossilizado, operações de corte no osso fossilizado de um rinoceronte extinto e em outros animais em um local perto de Paris, e evidências do uso de uma ferramenta afiada no chifre de rinoceronte fossilizado permanece na Irlanda. Sob a superfície do Mar do Norte, o tronco de um carvalho foi retirado de uma longa floresta submersa. O tronco mostrou as marcas de um machado nele. (Heizer, 1962, p.107-114).
Os trabalhadores em pedreiras também têm encontrado objetos impossíveis.
1. Diz-se que em 1844, os trabalhadores de pedreira em Rutherford Mills, Inglaterra, encontrou um pedaço de fio de ouro embutido na rocha cerca de oito pés no chão.
2. O Times de Londres, em 1851, relatou que Hiram DeWitt, de Springfield, Mass, trouxe um pedaço de quartzo para casa de uma viagem para a Califórnia. Quando a pedra foi cair acidentalmente ela se abriu e dentro havia um ferro de corte de unha seis centavo. O prego foi descrito como perfeitamente reto e com a cabeça ainda intacta.
3. A publicação britânica de 1845-1851 continha um relatório por Sir David Brewster que um prego foi encontrado em um bloco de pedra da Pedreira Kingoodie, Norte da Grã-Bretanha. A cabeça do prego foi exposta, mas uma polegada estava embutida na pedra.
4. Os restos oxidados de um parafuso de ferro com rosca cônica foi encontrado em um pedaço de feldspato removido de uma mina perto de Treasure City, Nevada, em 1869.
5. Então, houve um "objeto misterioso de acabamento requintado" encontrado por trabalhadores em pedra Pudim sólidos, cerca de 15 metros do chão, em Dorchester, Massachusetts. Uma história em junho de 1851, edição da Scientific American disse que o artefato era um "sino- vaso em forma de "quatro e meia polegadas de altura, seis e meia polegadas de largura na base, e dois e meio centímetros de largura na parte superior. Os lados são embutidos com imagens de flores, multas ou uma grinalda. O objeto parece ser uma composição de metais, e incrustado com prata.
Parece que todo lugar que olhamos, encontramos coisas que contradizem a "ortodoxia científica" de hoje. Mas a comunidade científica nunca, nunca reconhece ou admite esses artefatos como sendo autêntica. Para isso seria admitir que eles estão completamente errados sobre nossas origens e, assim, todos os livros de texto utilizados para doutrinar as crianças sejam revistos. Isso é inaceitável para eles, então nós nunca vamos esperá-los a fazê-lo. Somente o retorno do Senhor Jesus Cristo irá levá-los a admitir a verdade. Mas a Bíblia diz que eles vão lamentar quando isso acontecer:
"Naquela época, o sinal do Filho do Homem aparecerá no céu, e todas as nações da terra se lamentarão e verão o Filho do homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória. ".   - -Mateus 24:30
Fontes:


segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Qual a possibilidade de uma pessoa ter demônios?


Por que alguns dons espirituais citados na Bíblia não são vistos hoje?
O que Jesus sacrificou se Ele sabia que estaria no Céu?
Os preceitos de Atos 15:29 valeram apenas para os gentios daquele época ou ainda vale para hoje?
Se Deus escreveu na Lei ‘não matarás’, por que Deus mandava o povo de Israel guerrear com outros povos?
Deus pode mandar alguém se casar com alguém de outra crença? Isso não seria jugo desigual?
Se Deus não leva em conta o tempo de ignorância, por que Deus pediu sacrifício pelo pecado dos gentios?
Quando Pedro foi repreendido por Jesus, Ele estava sendo usado pelo diabo?

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Orar por quem não merece nossas orações

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Deus ordenou a Jeremias que não orasse. Este era um decreto divino. O povo não estava disposto a se arrepender, e de maneira escandalosa continuava com sua adoração a ídolos. Consequentemente, não havia mais esperança para eles.
Mas meu irmão e irmã de oração, Deus não tem nos dado tal ordem. Olhe ao redor: O que você vê? Homens e mulheres de maneira escandalosa em seu pecado? Pessoas que parecem resistentes ao evangelho? Você pode desistir delas. Pode até mesmo parar de orar por elas. Mas essas pessoas, na verdade, são oportunidades de oração, projetos de oração.
Deus não pede que você desista de ninguém. Ele não lhe ordena a parar de orar pela salvação até mesmo do mais desprezível dos pecadores. Você não sabe como Deus planeja trabalhar na vida de cada um, então ore fielmente por aqueles que precisam do Salvador. Nunca desista! Apenas Deus sabe quem responderá ao chamado do Espírito.
O texto acima, do livro Orações Notáveis da Bíblia, presenta uma verdade cristalina. Precisamos orar mais, especialmente por quem, aos nossos olhos, não merece; orar pela transformação da vida daqueles que ainda não têm a esperança de um novo tempo, a certeza da salvação.
Tenho orado todos os dias, especificamente, por alguns nomes de familiares queridos afastados dos caminhos do Senhor. Creio que minha lista precisa crescer. Vou começar a orar pelos políticos de nosso país. Jesus deu a vida no calvário por eles também. E quanto a você?
(Texto publicado no livro “Minha Vida de Oração”, de minha autoria)

Via Amilton Menezes

Dica de Filme - 42 - A História de uma Lenda

Filme Recomendado pelo Site Bíblia e a Ciência
Sinopse
Herói é uma palavra que ouvimos frequentemente nos esportes, mas o heroísmo não é sempre sobre os resultados obtidos no campo. 42 conta a história de dois homens - o grande Jackie Robinson e o lendário Branch Rickey, do Brooklyn Dodgers - cuja valente posição contra o preconceito mudou para sempre o mundo, começando pelos jogos de beisebol. Em 1946, Branch Rickey (Harrison Ford) se posicionou à frente da história quando colocou Jackie Robinson (Chadwick Boseman) na equipe, quebrando a linha racial da Liga Principal de Beisebol. Mas isso também colocou Robinson e Rickey na linha de fogo do público, da imprensa e, até mesmo, dos outros jogadores.

Enfrentando o racismo desmedido de todos os lados, Robinson foi forçado a demonstrar tremenda coragem e autocontrole ao não reagir da mesma forma, sabendo que qualquer incidente poderia destruir suas esperanças e as de Rickey. Em vez disso, o número 42 deixou o seu talento no campo falar por si, e acabou conquistando os fãs e seus companheiros de equipe, silenciando os críticos e abrindo o caminho para que outros seguissem.

Dr. Rodrigo Silva fala sobre os 10 Mandamentos na TV Aparecida



No dia 18 de setembro, o arqueólogo, teólogo e professor do Centro Universitário Adventista (UNASP), Campus Engenheiro Coelho, Rodrigo Silva, participou do programa O que eu sei sobre a Bíblia, da TV Aparecida, no interior de São Paulo. O programa consiste em uma mesa redonda com convidados especiais, onde a cada programa um tema diferente é abordado. O programa tem foco na família e discute sobre os ensinamentos bíblicos de forma simples e atual.
Nesta edição, o assunto foi a respeito dos dez mandamentos. Silva apresentou a primeira parte do bloco do programa e explicou a parte histórica e teológica da lei e, ao final, falou sobre a validade dos dez mandamentos nos dias de hoje. Também estavam presentes outros dois convidados, uma mestranda teóloga e um advogado leigo, ambos católicos. O programa não tinha um apresentador, o que permitiu aos três convidados ficarem bem à vontade para discutir sobre o tema, que foi apresentado como princípios e leis para a sociedade. Além disso, ainda foi enfatizada a eternidade da lei de Deus, sua validade para os tempos do Novo Testamento e para igreja cristã. O diretor de produções comentou que este assunto pode render outros programas da mesma série e, possivelmente, Silva será convidado em outras vezes.
Para Silva, participar do programa foi uma oportunidade de abordar esse tema importante na Bíblia Sagrada. “Fiquei surpreso com o convite e a natureza do tema. Em um programa de catequese, convidarem um pastor adventista para explicar os dez mandamentos não é algo comum, mas destaco a cordialidade em que fui recebido e a disposição que os produtores tiveram em ouvir uma posição teológica diferente do catolicismo”, conta Silva.
O teólogo também diz que embora a conversa entre os convidados mostraram a diferença entre as duas crenças, adventista e católica, as opiniões foram expostas em um clima de respeito e cordialidade.
O programa foi exibido no dia 30 de setembro.

O ritual do templo judaico é modelo para o culto cristão?


Nas publicações que tratam sobre culto e adoração, é comum o uso de episódios bíblicos do Antigo Testamento como normativos para o culto cristão. O problema fundamental aqui é saber como identificar nesses episódios os elementos prescritivos e os meramente descritivos. Em algumas publicações há a sugestão, implícita ou explícita, de que esses episódios contêm exemplos e orientações que devem ser seguidos à risca.[1]

Com frequência, é destacado o fato de que determinadas atividades ou instrumentos musicais aparecem na Bíblia em cenas de adoração “fora do templo”.  Assim, por associação, os cristãos não deveriam usar tais coisas “dentro da igreja” hoje, pois a igreja é o templo cristão. Há uma importante questão hermenêutica envolvida aqui: a analogia do templo judaico com os locais de culto cristão da atualidade.
A comparação pode ser resumida nas palavras de Bacchiocchi: “A música na igreja deveria diferir da música secular, porque a igreja, como o antigo Templo, é a Casa de Deus na qual nos reunimos para adorar ao Senhor e não para sermos entretidos.”[2]
Mas, será que o lugar onde ocorre o culto cristão é comparável ao templo judaico? Se sim, em que sentido?


Os cristãos e o templo de Jerusalém

O templo era, principalmente, lugar de sacrifícios e orações. As “reuniões” no templo eram diárias, mas por questões geográficas, era exigido do adorador o comparecimento em apenas três eventos por ano em Jerusalém (Dt 16:16).[3]

Quando estava em Jerusalém, Jesus frequentemente ia ao templo (Jo 2:13-17; 5:14; 7:14; 8:2; 10:23; 18:20). Após a ascensão de Cristo, os primeiros cristãos continuaram indo ao templo tanto para pregar (At 3:11-26; 5:20-25, 42) quanto para participar do cerimonial (At 15:1-5; 21:20; Gl 2:3-5; 5:1-5).

Os primeiros cristãos provavelmente não tinham uma compreensão clara dos significados da morte de Jesus e suas implicações sobre o culto. Alguns deles ainda ofereciam sacrifícios e celebravam festas judaicas (At 3:1; 20:16; 21:17-26; Hb 5:11-14).

Porém, mesmo permanecendo ligados à Jerusalém e ao templo (At 2:46; 3:1; 5:12, 20-21, 25, 42), os primeiros cristãos não tentaram transferir o cerimonial litúrgico do templo às reuniões cristãs (que aconteciam nas casas e também nas sinagogas). As primeiras décadas do cristianismo foram um período de transição e crescimento na compreensão da vida e morte de Jesus, e isso era refletido no culto cristão.


Os cristãos e as sinagogas

Após a destruição do templo (em 70 d. C.), e com uma melhor compreensão do significado do Evento Cristo, os cristãos continuaram se reunindo nas casas e nas sinagogas. As reuniões exclusivamente cristãs eram feitas nas casas, e o principal evento era a Santa Ceia.
Com o tempo, os cristãos deixaram de se reunir nas sinagogas com os judeus e passaram a fazer reuniões apenas nas “igrejas do lar”, nas casas. Para alguns autores, o modelo paradigmático dessas reuniões cristãs foram as sinagogas, e não o templo.

Os primeiros cristãos não se viam como uma nova religião fora do judaísmo. Eram considerados como uma das seitas do judaísmo, frequentavam as sinagogas, e, como o judaísmo era a única religião lícita no Império Romano da época (além da própria religião imperial), “se não fosse por sua identificação com o judaísmo (cf. At 18:12-16), o cristianismo teria pouca ou nenhuma chance de sobreviver no mundo grego-romano.”[4]

Alguns autores sugerem que as reuniões cristãs nas sinagogas teriam sido apenas circunstanciais, à medida em que os primeiros cristãos ainda se consideravam parte do judaísmo. Além disso, mesmo em suas reuniões nos lares, os primeiros cristãos teriam desenvolvido uma liturgia própria,  seguindo o estilo de culto das sinagogas.[5]

Outros autores duvidam que a sinagoga tenha sido modelo para o culto cristão do primeiro século.[6] Afirmam que o culto cristão era uma novidade cultural,[7] apenas incluindo alguns elementos da sinagoga, e não uma cópia de seu formato. De fato, posteriormente o formato do culto cristão passou a absorver mais elementos das reuniões das sinagogas, mas a ideia de que elas foram o grande paradigma para o culto cristão teria surgido tardiamente, por volta do século XVII.[8]  

Além disso, não há uma evidência bíblica forte de que as sinagogas, e sua liturgia, tenham surgido por ordem divina. Nem há qualquer recomendação bíblica para que os cristãos continuassem com o formato de culto das sinagogas, e nem mesmo há sequer uma justificativa bíblica para a existência das sinagogas.[9]

De qualquer forma, mesmo se o uso da sinagoga como modelo para o culto cristão primitivo tivesse sido divinamente orientado, esse fato por si só não deveria significar que os cristãos atuais estivessem obrigados a seguir rigidamente a liturgia e o estilo de culto das sinagogas do primeiro século. Provavelmente, esse foi um fenômeno cultural e sociologicamente condicionado.

Os primeiros templos cristãos surgiram com a institucionalização do cristianismo no Império Romano na Era Constantino, no século IV.[10] Até então, o cristianismo era uma religião sem templos construídos para o seu culto. O NT sugere que eles se reuniam em sinagogas e casas, e deixa claro que os próprios cristãos são “a igreja”, e não a arquitetura de um prédio (1 Co 3:16; Gl 6:10; Ef 2:20-22; Hb 3:5; 1 Tm 3:15; 1 Pe 2:5; 4:17).[11]


Por que o ritual templo não deve ser comparado ao culto cristão

Após essa breve contextualização, alguns dados devem ser considerados quando o templo é usado como modelo para o culto cristão e sua música. Aqui estão alguns deles:

1) No Novo Testamento, o templo não era o lugar de louvor musical da igreja cristã. Apesar de ainda irem ao templo, os primeiros cristãos se reuniam, principalmente, nas sinagogas e nas casas, e a música das sinagogas era diferente da música do templo. De acordo com Frank Senn:

“os cristãos dos primeiros séculos evitaram a publicidade dos cultos pagãos. Eles não tinham quaisquer santuários, templos, estátuas, ou sacrifícios. Eles não organizavam nenhum festival público, danças, performances musicais, nem peregrinações. O ritual central deles envolvia uma refeição de caráter doméstico e uma composição herdada do judaísmo.”[12]

2) O templo perdeu a importância como lugar de culto, como indica a resposta que Jesus deu à mulher samaritana: “Mulher, podes crer-me que a hora vem, quando nem neste monte, nem em Jerusalém adorareis o Pai” (Jo 4:21). De fato, há no evangelho de João uma consistente indicação de substituição do templo pelo próprio Cristo. Jesus é o novo templo.[13]

3) Não havia pregações, nem apelos evangelísticos dentro do templo. A liturgia do templo não privilegiava algo como a pregação, e nosso culto hoje é centralizado na pregação. [14] Além disso, mesmo em reuniões fora do templo, as pregações ocorriam num estilo bem diferente do que é praticado hoje nas igrejas cristãs, especialmente as evangélicas.[15] O que chamamos hoje de “sermão” não é exatamente o que acontecia no AT e na sinagoga. Tanto na sinagoga quanto nas reuniões dos primeiros cristãos, longe de ser apenas um discurso diante de um auditório passivo, eram comuns a participação ativa e interrupções por parte da audiência.[16]

4) Não havia ensino da Escritura dentro do templo, como temos hoje nas escolas bíblicas (escola sabatina, escola dominical). As sinagogas eram usadas para o ensino da Bíblia. Algumas dependências externas do templo também foram usadas para tal fim, mas nunca o interior do templo.

5) O ritual do templo prescrito por Deus foi liderado e conduzido apenas por homens, hebreus da tribo de Levi, jamais por mulheres.[17] Arão e seus filhos representavam primariamente o sacerdócio de Jesus e não o ministério pastoral evangélico. A tendência de elevar o pastor a uma classe clerical enquanto o crente considerado leigo apenas vê o “sacerdócio” do lado de fora não encontra respaldo na Bíblia. O pastor evangélico não é um sacerdote como a palavra era entendida no AT, mas um sacerdote como qualquer outro cristão e um servo seguindo uma vocação, de acordo com seu dom. O sacerdócio é privilégio e dever de todo cristão (1 Pe 2:5, 9; Ap 1:6). Ao buscar no templo um modelo para o culto cristão, forma-se uma liturgia que nega o sacerdócio de todos os crentes.

6) O uso de instrumentos musicais no templo também foi reservado para homens hebreus da tribo de Levi. Ao contrário, na igreja cristã, o “sacerdócio de todos os crentes” lançou a responsabilidade de conduzir a adoração nas mãos de gentios, mulheres e leigos.

7) Não havia grupos e corais infantis dentro do templo. Se a associação for seguida estritamente, crianças não poderiam cantar nas igrejas hoje.

8) Não havia celebrações sociais como cultos de aniversário, casamento e bodas dentro do templo.

9) A adoração no templo era clerical, terceirizada na maior parte do tempo. A congregação não participava todo tempo dos cânticos, pois esse era um privilégio quase exclusivo dos músicos profissionais. 

10) Apenas homens sacerdotes tocavam trombetas no ritual do templo.

11) Não havia música vocal com harmonias a 4 vozes no templo (2 Cr 5:13 diz que eles cantavam em uma só voz, o que pode significar tanto que “cantavam junto” quanto em “uníssono”, como traduziu a NVI).

12) Durante o serviço do Templo, instrumentos musicais eram apenas tocados durante os sacrifícios. O uso levítico de instrumentos musicais era um aspecto do culto cerimonial.[18] Por isso, nas sinagogas (“fora do templo”) os judeus não usavam os instrumentos prescritos, pois os consideravam parte do ritual do templo. 

13) A igreja dos apóstolos usou mais o modelo de culto da sinagoga que o do templo. Não era no templo que os cristãos se reuniam todos os sábados, mas nas sinagogas (At 15:21; 22:19; 24:12; 26:11; Tg 2:2; Hb 10:25). Como já foi dito, a frequência mínima ao templo requerida ao adorador era de três vezes ao ano, uma frequência que nenhuma igreja cristã hoje gostaria de imitar.

14) Não havia visitantes, estrangeiros, no templo. A regra era: “o estranho que se aproximar morrerá” (Nm 3:10 ). Um culto tão restrito não tem paralelos literais com o culto cristão. Levar um visitante para o templo era profanar o lugar (At 21:28-29). No entanto, Trófimo seria bem-vindo num culto cristão. Todos nós somos propriedade exclusiva de Deus (1Pe 2: 5, 9).


Conclusão

Outros pontos poderiam ser destacados, mas o que foi apresentado já é suficiente para perceber-se o templo não pode ser usado como paradigma do culto cristão. Não há dúvida de que o Antigo Testamento contém elementos prescritivos para a adoração cristã. A dúvida está em como identificar as prescrições válidas para o culto cristão, pois a razão da existência de boa parte da liturgia do templo não existe mais. Assim, os cristãos deveriam enfatizar os princípios de adoração do Antigo Testamento, pois esses extrapolam os limites de tempo, cultura e lugar. [19]

Não é necessário tentar encaixar cada detalhe do que é praticado no culto cristão hoje nos detalhes ritualísticos do templo. Nos cultos cristãos de hoje são praticadas muitas coisas que não estão previstas e nem sequer citadas na Bíblia, e nem por isso são consideradas erradas.

Ao buscar estreitos paralelos entre o culto no templo e o culto cristão, o intérprete da Bíblia corre o risco de desconsiderar os claros significados tipológicos do ritual do santuário. Os rituais e a liturgia do templo eram sombras passageiras, que apontavam para realidades que se cumpririam em Jesus.

Essa argumentação revela um problema hermenêutico mais amplo: o uso da Bíblia de maneira equivocada para justificar práticas eclesiásticas. Longe de ser uma busca pelo “embasamento bíblico” para o que é feito hoje, isso é uma tentativa de levar a tradição atual para dentro da Bíblia e procurar respaldo.[20] No entanto, esse respaldo, como foi visto, nem sempre é obtido através de uma interpretação adequada do texto bíblico.

Por isso, é preciso muito cuidado ao tentar identificar no templo elementos prescritivos para o culto cristão. O mais seguro é identificar princípios que sejam aplicáveis em qualquer tempo e lugar.

Por Isaaac Meira, extraído do site Adoração Adventista

[1] Como, por exemplo, Ozeas C. Moura, “Instrumentos de percussão na música sacra”, em Revista Adventista, Dezembro de 2009, pp. 14-16; Samuele Bacchiocchi, Música, teologia do louvor e adoração a Deus (RJ: Material editado pela União Este Brasileira da Igreja Adventista do Sétimo Dia, 2001.), p. 22; Vanderlei Dorneles, Cristãos em busca do êxtase (Engenheiro Coelho, SP: Unaspress, 2008),p. 193-194.
[2] Samuele Bacchiocchi, O cristão e a música rock (Berrien Springs, MI: Biblical Perspectives, 2000), p. 209.
[3] Ellen G. White, O desejado de todas as nações (Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1990), p. 313.
[4] Wilson Paroschi, “Os pequenos grupos e a hermenêutica: evidências bíblicas e históricas em perspectiva”, em Teologia e metodologia da missão: palestras teológicas apresentadas no VIII simpósio bíblico-teológico sul-americano, ed. Elias Brasil de Souza (Cachoeira, BA: CePLiB, 2011), 353.]
[5] Lilianne Doukhan, In tune with God (Hagerstown, MD: Review and Herald, 2010), p. 288.
[6] Como, por exemplo, Robert Banks, Paul’s Idea of Community (Peabody: Hendrickson, 1994), pp. 106-108, 112-117; e David C. Norrington, To Preach or Not to Preach? (Carlisle: Paternoster, 1996), p. 48.
[7] Frank Viola e George Barna, Pagan Christianity?: exploring the roots of our church practices (Carol Stream, Illinois: Tyndale House Publishers, 2008),  p. 15.
[8] Paul F. Bradshaw, The Search for the Origins of Christian Worship (New York: Oxford University Press, 1992), pp. 13-15, 27-29, 159-160, 186.
[9] Alfred Edersheim, The Life and Times of Jesus the Messiah (Mclean: Macdonald Publishing Company), p. 431.
[10] Graydon F. Snyder, Ante Pacem: Archaeological Evidence of Church Life Before Constantine (Mercer University Press/Seedsowers, 1985), p. 67.
[11] O uso da palavra ekklesia (igreja) para referir-se a um lugar de reunião cristã ocorre no ano 190 d.C. por Clemente de Alexandria (150-215 d. C.). Clement of Alexandria, The Instructor, Book III (Whitefish, MT: Kessinger Publishing, 2010), pp 27-41. Mesmo assim, esse lugar não era um templo cristão, mas um lugar privado que os crentes do século II usavam para suas reuniões.
[12] Frank Senn, Christian Liturgy: Catholic and Evangelical (Minneapolis: Fortress Press, 1997), p.53.
[13] Sobre a substituição do templo, ver Silas Tostes, “Jesus e o novo templo”, em Mission News: revista de missiologia online, Vol. 1, Ano 1 (Instituto Antropos, Abril de 2009), pp. 33-46. Disponível em http://missionews.com.br/v2/index.php?option=com_content&view=article&id=18:artigo-jesus-e-o-novo-templo&catid=2:numero-atual&Itemid=2 
[14] O tempo reservado para a pregação e a sua posição como ponto culminante da ordem litúrgica demonstram essa centralidade. De acordo com o Manual da Igreja, “as duas partes principais do culto de adoração são: a) A resposta congregacional em louvor e adoração, expressos em hinos, oração e ofertas. b) A mensagem da Palavra de Deus.” Sendo que a pregação é “uma das mais importantes partes da hora do culto”. Manual da Igreja, p. 181 e 182.
[15] A “homilética” evangélica atual difere do que encontramos no NT. A própria palavra grega homilew inclui o significado de “conversa” (como em Lc 24:14-15, At 24:26), um diálogo e não o monólogo.
[16] David C. Norrington, To Preach or Not to Preach? The Church’s Urgent Question (Carlisle: Paternoster Press, 1996), p. 3-4. A diferença básica entre as pregações do AT e da sinagoga é que os profetas do AT pregavam de maneira não regular, espontaneamente, sem um lugar fixo e conforme surgiam as oportunidades; e na sinagoga a pregação era uma ocorrência regular.
[17] Mulheres podiam ministrar “`a porta” do tabernáculo (Ex 38:8).
[18] Curiosamente, mesmo autores que fazem uma associação entre o ritual do templo e o culto cristão reconhecem que a música do templo tinha um caráter cerimonial. Bacchiocchi, por exemplo, em O cristão e a música rock, afirma que o ministério musical dos levitas era “parte da apresentação da oferta diária no templo” (p. 126), e que a música do templo “era um acessório ao ritual do sacrifício” (p. 129). Obviamente, tais características ritualísticas não se aplicam ao culto cristão e sua música.
[19] Textos do AT que prescrevem atitudes como reverência, santidade, temor, pureza do adorador, são aplicáveis ao culto cristão em qualquer tempo e lugar.
[20] Essa abordagem à Bíblia é conhecida como “texto-prova”, na qual o intérprete faz uma afirmação e então busca textos bíblicos que concordem com ela, ignorando contextos e omitindo textos que sejam contrários. A conclusão existe a priori, e a pesquisa bíblica, feita a posteriori, é apenas confirmatória.

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