quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Quem eram os homens das cavernas?

Fósseis de aparência estranha de "homem primitivo" encontrados nas cavernas e outras escavações arqueológicas na África, Europa e Ásia. Eles se parecem muito com a gente, e ainda assim eles são de alguma forma diferente. O que devemos fazer com eles, à luz da Escritura?

Tanto quanto os estereótipos vão, os homens das cavernas faz alvos fáceis, especialmente quando transplantadas para o século XXI. Sua maneira brutal de lidar com situações contemporâneas ganha uma risada em comerciais e programas de TV. Eles não entendem os seres humanos modernos, e sua incompreensão atinge humor de ouro. Mas quando cortar a trilha do riso e as formas atrapalhadas, ficamos com algo de uma enigmática figura de um ser sem um lugar estabelecido em nossa compreensão da história. Talvez, na verdade, é o nosso desconforto por não saber o que fazer com os homens das cavernas que nos faz rir. Assim, apenas quem eram eles?

Antes de ir espeleologia, precisamos limitar nosso escopo um pouco. Na sua forma mais básica, o homem das cavernas no termo significa simplesmente "uma pessoa que mora em uma caverna", que não é inédito até hoje (ver "Uma História de Moradores de caverna"). Mas isso raramente é o que queremos dizer quando usamos a palavra. Em vez disso, estamos geralmente falando de um grupo de antigos moradores  de caverna que deixaram para trás desenhos de animais, armas toscas e ossos, pelo menos, essa é a suposição comum. Enquanto a opinião coletiva da história e da ciência foi além, considerando estes primeiros seres humanos como animais brutos semelhantes, o termo ainda carrega consigo a bagagem de um ser um pouco menor do que o moderno Homo sapiens (nós hoje). E isso é lamentável, como veremos.

Uma História de Moradores de caverna
Cavernas nunca saíram de moda como um lugar para se refugiar. Por exemplo, eremitas viviam em cavernas ao longo da Idade Média, e até tempos recentes um clã de pessoas viviam em cavernas na ilha mediterrânea de Malta. Mesmo a Bíblia registra um número de refugiados em cavernas, como David ( 1 Samuel 22:01 ) e Obadias ( 1 Reis 18:3-4 )
Lote Fugindo de Sodoma e Gomorra
Depois de fugir da destruição de Sodoma e Gomorra, Ló e suas filhas encontraram abrigo em uma caverna ( Gênesis 19:30 ).

Viver caverna
Para mineradores dos velhos tempos em Coober Pedy, Austrália, cavernas ofereceram uma trégua legal das temperaturas escaldantes do deserto australiano.

Esses primeiros seres humanos comumente classificados como "homens das cavernas" se dividem em vários grupos, espalhados por toda a Europa, Oriente Médio, África e Ásia. Chamando estes grupos de "homens das cavernas" pode, de fato, ser um pouco enganador. Muitos deles simplesmente encontraram abrigo temporário ou enterravam seus mortos em cavernas, que tendem a preservar vestígios e artefatos com mais freqüência do que as casas a céu aberto. (Eles provavelmente preferiam viver em cavernas tanto quanto nós.)

No entanto, o termo homem das cavernas é usado frequentemente como um genérico para os povos que viveram em uma época anterior na história da humanidade, a Idade do Gelo. Vamos nos concentrar em cinco desses grupos: os neandertais, no início Homo sapiens (homem de Cro-Magnon), o Homo erectus , Denisovans e Homo floresiensis . 1 Os três primeiros têm sido fiéis da discussão homem das cavernas, mas os dois últimos recentemente foram descobertos, os Denisovans na Sibéria e Homo floresiensis (às vezes chamado de hobbits) na Indonésia.

Neandertais
Crânio de Neanderthal
Em meados da Idade do Gelo, as famílias que se instalaram na Europa começaram a exibir características "clássicas" de Neandertal, como uma protuberância na parte de trás do crânio. Este espécime (chamado de "Velho Homem", porque ele era praticamente desdentado) foi descoberto em 1908 no La Chapelle dos Saints uma caverna na França. Seus poderosos, corpos compactos foram bem adaptados para o frio, similar ao Inuit do norte do Canadá hoje. Apesar de parecerem um pouco diferente de nós (por exemplo, seus cérebros eram maiores), elas eram totalmente humanos de caça, fazendo jóias, enterrando seus mortos, e faziam as outras coisas que fazemos hoje.

Neandertais pode ser o mais conhecido dos cinco grupos-com centenas de pessoas a estudar. Depois de servido todo o tempo como uma (semelhante à humana) espécies "de hominídeos" separadas de acordo com os cientistas evolucionistas, testes de DNA em particular, tem cortado significativamente a sua distância do Homo sapiens . 2 Isso não deveria nos surpreender, considerando a esmagadora evidência de sua humanidade.

Em dezenas de cavernas e abrigos sob rocha, por exemplo, encontramos evidências de corpos que foram cuidadosamente enterrados com todo o cuidado que você pode esperar de um funeral moderno. Restos de neandertais também foram desenterrados com mamutes e outras marcas ósseas e outros indicadores de que esses animais foram caçados e abatidos em atividades comunitárias complexas. E em toda parte neandertais são encontrados (nem sempre em cavernas), com machados complexos e outras ferramentas de pedra.

Na verdade, o título de "mero homem das cavernas" pode estar em perigo, pesquisadores descobriram recentemente uma habitação complexa feito de ossos de mamute, que não estava em uma caverna. 3 Com todas as semelhanças, no entanto, os neandertais não eram exatamente como nós, as suas características físicas (como as sobrancelhas maiores em adultos e cavidades nasais de largura), certamente que eles se destacam hoje.


Cro-Magnon

Crânio de Cro-Magnon

Cro-Magnon tem uma testa alta, e uma estreita crista da testa e queixo saliente muito parecido com as pessoas de hoje. O espécime acima foi encontrado em 1868 perto de um abrigo rochoso no Les Roches, na França, na mesma região que as famosas pinturas rupestres de Lascaux. Suas características distintivas aparecem pela primeira vez entre as famílias africanas, mas suas características mais tarde apareceram em crânios mundiais. Ninguém contesta que esses talentosos artistas e escultores de marfim eram totalmente humanos.

Por outro lado, o Homo sapiens (muitas vezes chamado de homem de Cro-Magnon) se encaixaria bem nos dias de hoje, embora talvez mais provável em um time de futebol da América do Norte do que em um prédio de escritórios. Com construção robusta, maior cérebro em média (1600cc vs 1350cc) e DNA diferenciaram o Europeu de Cro-Magnon dos humanos modernos. 4 No entanto, eles mostram uma clara afinidade com a gente.

Tudo o que você pode esperar encontrar a partir dos assentamentos de qualquer pessoa não-industrializados é encontrado com Cro-Magnon. Por exemplo, a Caverna Dzudzuana no país da Geórgia continha fibras de linho selvagem que sugerem que estes primeiros viajantes costuravam roupas ou teceram cestas, 5 e as longas cavernas de Lascaux na França escondem pinturas rupestres coloridas que podem estar relacionados com as fases da lua. 6 Sítio após sítio, revela milhares de pequenos dardos lindamente feitos, flechas e artefatos ornamentados, muitas vezes com esculturas e desenhos sobre eles, como o pingente de marfim feito de presa de mamute que foi encontrado com o chamado "senhora vermelha" (na verdade um macho) no sul do País de Gales. 7 E a recente descoberta do crânio de um cão enterrado em Předmostí (República Checa) sugere que o homem de Cro-Magnon gostava da companhia do "melhor amigo do homem". 8

Homo Erectus

Crânio de Homo Erectus
Os primeiros restos humanos conhecidos, desde a Idade do Gelo, tem uma aparência distinta, com um cume alto da testa e queixo recuado. O crânio do "Turkana Boy" (acima) foi encontrado em 1984 perto do lago Turkana no leste da África. Do pescoço para baixo, seu esqueleto é virtualmente indistinguível do nosso. Estes primeiros colonos de Babel foram totalmente humanos fazendo machados a mão, enterrando seus mortos, e estabelecidos em três continentes.

Isso nos leva ao Homo erectus , um grupo que realizou muito o título como o mais enigmático e disputado de todos os seres humanos primitivos. Como o nome erectus implica, estamos destinados a se surpreender com a sua marcha na posição vertical, de duas pernas que lhes permitiu viver em toda a África, Europa e Ásia. No entanto, a denominação Homo (isto é, ser humano) entrou mais tarde. Quando esses seres humanos antigos foram descobertos pela primeira vez em Java (Indonésia), seus ossos foram anunciados como Pithecanthropus erectus , o que significa, essencialmente, "homem-macaco vertical." Isso foi certamente um equívoco.
 Eles podem ter construído fogueiras no Oriente Médio (como indicado por ossos carbonizados e restos vegetais), 9 e caçavam em toda a Ásia e Europa, onde encontramos muitos sítios e as ferramentas de pedra que eles usaram. Eles devem ter construído embarcações marítimas de algum tipo para alcançar as ilhas indonésias contra as correntes. Na verdade, encontramos os seus fósseis antes de quaisquer outros restos humanos. Assim, podemos dizer com segurança que as suas formas "primitivas" foram muito longe. 

Homo floresiensis e Denisovans

Crânio de Homo floresiensis

Os restos mortais de três metros de altura de seres humanos foram descobertos em 2003, em uma caverna na ilha indonésia de Flores. Seus traços faciais são diferentes de outros fósseis humanos, mas indiscutivelmente humana. Espalhados entre os seus restos mortais foram encontradas ferramentas para matar e cozinhar os pequenos elefantes da Idade do Gelo que eles caçavam.

Duas novas descobertas sugerem que apenas podem estar arranhando a superfície da variedade aparente de seres humanos pós-Babel. Recentemente, um dente invulgarmente grande e um osso de dedo encontrado na caverna Denisova em Altai Krai, Rússia, apontam para um novo misterioso grupo de peregrinos. Os Denisovans, como estão sendo chamados, ocuparam a região em torno do mesmo tempo, como os neandertais.

Mas o teste de DNA do dedo e dois outros ossos indica que este novo grupo é diferente do homem de Neandertal. 10 Além disso, temos apenas um punhado de artefatos para entender essas pessoas misteriosas, como uma pulseira de pedra que foi regularizada e polida.

Mas o impacto dos Denisovanos tem sido relativamente pequeno em comparação com o enorme debate em torno de um grupo de pequenos esqueletos humanos. Até agora, nove membros desse grupo foram encontrados na ilha indonésia de Flores, dando-nos o nome provisório Homo floresiensis . No entanto, você deve ter ouvido falar deles chamados de "hobbits", que se adapta a seus três pés (1 m) de altura.

Desde a descoberta do primeiro esqueleto  em 2003, trabalhos científicos tem levantado, abaixado, e esticado o status desses chamados hobbits, tudo sem um único fio de DNA (que até agora tem deixado os cientistas frustrados). Como o acesso aos restos é tão limitado, a intriga e o rancor, pode continuar por anos.

Apesar do debate, que é encontrado na terra em Flores revela muito sobre os habitantes. Numerosos ossos carbonizados de um elefante anão Stegodon -muitos deles juvenis-pintam o retrato de um grupo de caçadores oportunistas que assou o pequeno elefante que viveu na ilha, talvez levando à sua extinção.

Para isso, eles empregaram uma série de ferramentas de pedra avançadas, capazes de fatiar a pele do animal resistente. E enquanto não encontramos evidências de seus barcos, essas pessoas são mais semelhantes aos do Homo erectus encontrados em Java. Desde que viveram na ilha das Flores, isso sugere que eles devem ter construído barcos que poderiam lutar contra fortes correntes oceânicas para chegar lá.

A estrutura de um Ser Humano

A variação entre os seres humanos pós-Babel levou a um grande debate entre os evolucionistas, que querem saber onde eles se encaixam na pista para ser "verdadeiramente humano". Mas essa maneira de pensar perde a verdade fundamental. Quando Deus criou o homem, Ele não definiu nossa humanidade em termos de características físicas. Nós não somos humanos porque temos dois braços ou pernas ou crânios de uma certa forma ou tamanho. Nosso Criador, que é espírito, nos fez à Sua imagem espiritual.

Gênesis revela aspectos do que isso implica. Nossos ancestrais fizeram instrumentos musicais e ferramentas de criação, cidades foram construídas, Deus de outra forma nos fez como mordomos de Sua criação ( Gênesis 4 ). Com isso, como nosso padrão, podemos acabar com a confusão e preconceito. Todos aqueles que chamamos de "homens das cavernas" (provavelmente um equívoco) mostram as mesmas características que os primeiros seres humanos na Bíblia.

Neandertais enterravam seus mortos e podem ter usado jóias. 11 Homo erectus parecem ter dividido tarefas para preparar a comida e navegar os mares altos. Mesmo com pouco para ir, podemos estar razoavelmente certos de que os Denisovans usavam jóias, e os "hobbits" ferramentas úteis para cortar o almoço. Tudo exclusivamente com traços humanos  que mostram criaturas feitas à imagem de Deus.

Em outras palavras, podemos ter certeza de que todos eles descendem de Adão através da família de Noé. Estas certamente não são espécies únicas, no sentido de ser algo "menos do que os humanos modernos", eles são apenas mais uma evidência de belas variações na aparência dos indivíduos em nossa raça única. Nossos parentes podem terem sido diferentes, mas eles não foram trapalhões brutos. Eles tiveram a capacidade muito humana e Deus lhes deu para descobrir soluções criativas em um mundo perigoso e amaldiçoado pelo pecado. E todos eles eram rebeldes de Deus, na necessidade de Sua graça.

Dr. David Menton tem seu doutorado em biologia celular da Universidade de Brown e é um autor muito respeitado e professor. Ele é professor emérito da Washington University School of Medicine, em St. Louis. Dr. Menton tem muitos trabalhos publicados e é um dos oradores mais populares da Answers in Genesis-EUA.

Artigo traduzido do inglês pelo Site Bíblia e a Ciência do original "Who Were Cavemen"

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA