segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Salmo 19 – Sublime Contemplação



Contemplar é muito mais do que ver ou enxergar. Ver é perceber com a vista. Contemplar é ver com a inteligência; é demorar o pensamento naquilo que estamos vendo e tirar conclusões inteligentes a respeito do que vemos. No salmo 19, Davi pôde contemplar 3 diferentes fontes para ver a perfeição de Deus, e se aperfeiçoar em sua natureza humana. Este salmo nos conta como Deus é perfeito e como podemos nós ser também perfeitos. Ele contempla em 3 livros a respeito da perfeição divina e humana.

A estrutura do salmo tem uma correspondência que pode ser logo percebida:
  A. A Revelação da Natureza Universal (vs. 1-6): Livro 1
  B. A Revelação da Natureza da Lei de Deus (vs. 7-11): Livro 2
  C. A Revelação da Natureza do Homem (vs. 12-14): Livro 3

I – Contemplando os Céus

Davi contemplou os céus e se deslumbrou diante de tanta glória. Mas ele não se iludiu com o brilho e a luz fulgurante das estrelas; ele sabia que atrás de tudo isso estava a glória de um de um Ser Todo poderoso: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.” (v. 1). Os céus testificam da glória divina. Este é o livro da Natureza universal, de onde aprendemos do Seu Autor. Se nós queremos saber quão glorioso é Deus, então, só temos que levantar os olhos, e contemplar os céus. Então, veremos a Sua perfeição em todos os Seus atributos não comunicáveis e exclusivos de Sua onipotência, onipresença e onisciência.

Mas muitos cientistas hoje estão proclamando e promovendo a teoria do “Big Bang”, ou a grande explosão, proposta por George Lemaître (1927) para a origem do universo, baseada no fato de um universo em expansão, que pode ser constatado. A partir de uma expansão, pode-se retroagir e chegar à explosão, porque uma explosão sempre resultaria numa expansão. Entretanto, há controvérsias mesmo entre os cientistas que rebatem dizendo que essa expansão poderia ser apenas algo regional de um ponto observado pelos grandes telescópios e não a realidade de todo o universo. E ainda está surgindo a teoria de vários universos.

Nosso universo jamais poderia ter nascido de uma explosão cósmica, segundo a qual as galáxias teriam se desenvolvido e se organizado de modo harmônico, com estrelas e seus planetas girando ao seu redor com as suas leis matematicamente exatas. Não precisamos de muita ciência para descobrir o que acontece após uma explosão: ruína, destruição e morte. Nunca aconteceu ordem, harmonia e vida depois de uma explosão. Quando as torres gêmeas foram explodidas, não resultaram em mais 1.000 prédios edificados perfeitamente. Pelo contrário, houve destruição, caos, ruínas e morte. O resultado não foi evolução, mas degeneração. Davi, muito longe das teorias modernas dos cientistas atuais, em um momento de inspiração divina, disse que os próprios céus proclamam a glória, a majestade e o poder de um grande Deus Criador.

Nossa galáxia, que se chama “Via Láctea”, é apenas uma. Entretanto, os astrônomos já descobriram bilhões de outras galáxias no espaço sideral. E cada galáxia possui de 100 mil até 300 bilhões de estrelas, com seus planetas, e luas, além de outros corpos celestes. Em nossa galáxia, há cerca de 250 bilhões[1] de estrelas, e o nosso Sol é apenas 1 estrela anã que brilha entre tantas gigantes e supergigantes. Mas se o Sol se parece pequeno, essa estrela anã é 1.300.000 vezes maior do que a terra. Para termos uma ideia do tamanho dos céus: a nossa galáxia tem 100 mil anos-luz [AL] de diâmetro. Cada ano-luz tem cerca de 10 trilhões de kms. Isso nos leva a 1 quintilhão de kms de diâmetro (1.000.000.000.000.000.000 = 1018). Só a nossa galáxia.

Isto significa que se fôssemos viajar pela extensão de apenas uma galáxia, a nossa, que não é das maiores, deveríamos viver 100.000 anos para percorrer o espaço à espantosa velocidade da luz, que é de 300.000 kms por segundo! Mas a nossa galáxia é ainda muito pequena. A “Galáxia M60: M60 é uma galáxia do tipo elíptica, seu diâmetro é de 55 milhões de anos-luz (520 quintilhões de km), o que acaba sendo 550 vezes maior que o da Via Láctea, que é de "apenas" 100 mil anos-luz.”[2] Isto é: 1 quintilhão de kms comparados com 520 quintilhões da galáxia M60! Imagine agora, se puder, como que seria o tamanho do Universo com centenas de bilhões de galáxias![3]

Quando Cristo voltar Ele nos levará através de todo esse infinito céu de trilhões x trilhões de kms de extensão por apenas uma semana! Então, poderemos dizer com o salmista: “Os céus proclamam a glória de Deus” e cantarmos o hino Aleluia de Händel, com os anjos ao contemplarmos tanta luz, tanta glória das coisas criadas por um infinitamente mais perfeito e glorioso Deus.

Fotografia da Via Láctea, com seu diâmetro de 100.000 Anos-Luz

Com efeito, bem poderia o salmista Davi cantar: “Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de Suas mãos!” Mas ele não conhecia os dados astronômicos que hoje nós temos. Portanto, nós podemos cantar este hino com muito mais convicção e eloquência, em um mundo que nega o Criador, apesar de tanta luz, tanta glória e tanta evidência anunciando a Sua existência, os Seus atributos e a Sua própria divindade! (Rm 1:20).

Portanto, aqui temos as lições que tiramos dos céus:
1 - A excelência dos céus indica a perfeição infinita do seu Autor.
2 - O brilho dos céus proclamam que o Criador é luz.
3 -  A vastidão de sua extensão fala-nos da imensidão de Deus.
4 -  Sua altura revela a transcendência e soberania do Criador.
5 - Sua influência sobre a terra nos fala de Seu domínio, providência e beneficência universal.
6 - Sua totalidade em completa perfeição e harmonia revela a onipotência divina, sem a qual nada disso poderia ter vindo a existir.

Aqui está a visão climática de Davi que ao iniciar o salmo, falou de sua contemplação extraordinária do que revelam os céus. Ele, como faz muitas vezes, começa revelando o máximo em uma só sentença, e então, ele passa a desdobrar o mais particular.

De que modo os céus revelam a glória de Deus? Através do dia e da noite. V. 2: “Um dia discursa a outro dia, e uma noite revela conhecimento a outra noite.” A palavra-chave é “revela”. Há uma revelação que nos vem através do dia e da noite. O dia revela muita glória através do Sol, que brilha mais e mais intensamente, até a sua máxima perfeição. Mas a noite revela ainda mais glória porque deixa expostas as estrelas longínquas.

Contemple uma noite estrelada. Quantas estrelas você pode contar brilhando nos céus escuros? O antigos diziam 1000, 2000, 5000 estrelas. Mas hoje nós concordamos com Deus que disse a Abraão e a Jeremias: “Olha para os céus e conta as estrelas, se é que o podes.” “Não se pode contar o exército dos céus” (Jr 33:22; Gn 15:5). Somente Deus pode contar as estrelas e bilhões de galáxias (Is 40:26). De fato, contemple os céus no fundo escuro da noite, e você verá muitos pontos luminosos que você dirá: “São estrelas, muitas estrelas!” Mas os astrônomos, com os seus poderosos telescópios, dirão: “Não, não são estrelas; cada ponto luminoso são galáxias com milhões de estrelas com seus planetas e satélites brilhando a trilhões de kms de distância.” Sim, eles estão lá em cima e lá embaixo, declarando a glória de Deus.

Mas, como podemos perceber a comunicação do dia e da noite? Os céus têm uma comunicação ímpar, completamente única: “Não há linguagem, nem há palavras, e deles não se ouve nenhum som.” (V. 3). Não há linguagem humana pela qual as nações possam perceber diferentes idiomas, não há palavras articuladas, nenhum som inteligível se pode ouvir. “No entanto”, há um alcance dessa revelação. É um alcance global: “Por toda a terra se faz ouvir a sua voz, e as suas palavras, até aos confins do mundo.” (v. 4).

Onde temos um exemplo, o maior representante da glória divina, que pode ser visto a olho nu? Olhando para o horizonte leste, vamos parar “nos confins do mundo”. “Aí”, o Criador “pôs uma tenda para o sol”. Aqui temos um vívida ilustração da glória de Deus. Os céus proclamam essa glória de modo geral; mas, de modo particular, isto é mostrado especialmente pela luz e resplendor do Sol, visto em suas jornadas pelo homem. O Sol foi particularmente mencionado, sem dúvida, porque é o mais proeminente objeto entre os corpos celestes, contemplado da terra, para ilustrar de modo eminente, a glória de Deus. 

O salmista em figura, diz que há uma “tenda”, um lugar de habitação para o Sol. Naturalmente, esta é uma linguagem figurada. Assim disse também o profeta Habacuque: “O sol e a lua param, nas suas moradas.” (Ha 3:11). Mas nós sabemos que nem o Sol nem a Lua “param” e nem tem literalmente “moradas”. O profeta descreve o fenômeno como ele aparece a todos. Ele não apresenta nenhuma teoria astronômica; possivelmente, ele não conhecia a rotação e a translação. Tanto o profeta como o poeta Davi falam na linguagem comum do povo, a linguagem do dia a dia, como dizemos o “pôr-do-sol”, o “ocaso do sol”.

Como é descrito esse glorioso representante de Deus? “Como noivo que sai dos seus aposentos, se regozija como herói, a percorrer o seu caminho.Principia numa extremidade dos céus, e até a outra vai o seu percurso; e nada refoge ao seu calor” (V. 5-6). Aqui temos um aspecto polêmico do salmista. Os pagãos adoravam o Sol e diziam que ele era o “grande noivo” e o seu “grande herói”. Davi diz que ele era “como” noivo e “como” herói, dando a sua interpretação inspirada, e censurando a idolatria do sol. Ele é apenas um representante de Deus. Não devemos adorar a Criação como deus, mas o Deus da Criação.

II – Contemplando a Lei de Deus (Vs. 7-11)

O salmista Davi agora, depois de contemplar os céus e descrever o Sol, em seu resplendor, ele tem uma visão de uma outra Luz, uma outra revelação ainda mais ampla, mais particular e benéfica, que nos dá uma visão muito maior da glória e perfeição de Deus. Ele contempla o Sol da Justiça revelado na Lei do Senhor. Esta é uma luz muito mais fulgurante para declarar a luz do caráter perfeito de Deus. Ele diz: “A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.” (V. 7).

Davi contemplou as leis do universo natural, as estrelas obedecendo ao seu Criador, o Sol em seu trajeto infalível. Viu nessas leis uma ordem matemática e prefeita. Então, transpôs o seu pensamento para a contemplação de uma outra Lei que possui maior luz que o Sol físico. Ele disse: “A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma.” Este é o segundo clímax do salmo. Aqui temos a perfeição de Deus revelada através da “Lei do Senhor”. Aqui temos a segunda e mais fulgurante Luz da revelação de Deus. Se o Sol aquece os nossos corpos, o Sol da Justiça aquece o nosso coração, e ilumina a alma.

O que é a “Lei do Senhor”? Podemos pensar nos 10 Mandamentos, e de fato, eles são perfeitos como a norma moral de conduta para o homem. Jamais foram igualados, jamais foram superados por algum grande filósofo da humanidade, e ainda continuam perfeitos. Mas a palavra “Lei” aqui é a “Tôrâh” que significa toda a revelação e ensino de Deus no Antigo Testamento e agora, para nós, depois de Davi, tudo o que temos de ensino e revelação do Novo Testamento. Portanto, “Lei” aqui define e inclui os Dez Mandamentos, mas vai muito além, e alcança toda a Bíblia em sua inspiração como a perfeita Palavra de Deus revelada a nós. Podemos dizer que a Tôrâh significa a Lei e o Evangelho, em síntese, e inclui tudo o que os profetas disseram.

Como o salmista identifica a Lei do Senhor? A “Lei do Senhor” é amplamente demonstrada no salmo 19. Davi, usando os recursos da poesia hebraica, apresenta 5 paralelismos sinônimos, a fim de que não tivéssemos dúvida alguma sobre o seu significado e a riqueza daquilo que ele estava falando: a Lei do Senhor é: 1- “Testemunho do Senhor”, 2- “Preceito do Senhor”, 3- “Mandamento do Senhor”, 4- “Temor do Senhor”, 5- “Juízo do Senhor”. Este é o “Livro do Senhor” (Is 34:16).

Qual é a Natureza e o Poder da Lei do Senhor?

1 - “A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma”. Não tem erro, não tem defeito, é completa, e nada falta em seu todo que é completo, pleno. A Lei de Deus é completa como uma revelação da verdade divina. Ela é perfeita como uma regra de conduta. Ela é perfeita como uma fonte de inspiração e ânimo para a vida. Ela é perfeita para ensinar a plenitude da verdade. Ela é perfeita para indicar o caminho da salvação.

A Igreja Católica julgou que a lei perfeita dos Dez Mandamentos precisava ser modificada, a fim de que fosse ainda mais perfeita. Os líderes católicos retiraram o 2º mandamento, que proíbe a adoração de imagens; substituíram o 4º mandamento, da santificação do sábado pelo domingo; e para conservarem o número 10, dividiram o 10º mandamento em dois. Mas a lei perfeita não pode ser aperfeiçoada. Eles caíram em erro, porque adicionar algo a uma coisa perfeita é torná-la imperfeita.

Por semelhante modo, a mesma igreja também atacou a Bíblia como um todo, porque nega as grandes verdades da Palavra de Deus, ensinando doutrinas estranhas, como a intercessão dos santos, a imortalidade da alma, a existência de um inferno presente, do tormento eterno e do purgatório, bem como a idolatria de imagens de escultura e da virgem Maria, a quem denominam de “mãe de Deus”, esta pobre criatura mortal.

Ainda ensinam a “criação” diária de Cristo na missa através do “milagre” da transubstanciação. Além disso, essa igreja inventou um sacerdócio terrestre, desviando os homens do santuário celestial, onde Cristo intercede por nós. Desse modo, milhões estão sendo enganados, ignorando que há uma dupla maldição na Bíblia para os que adicionam ou retiram algo da Lei de Deus ou de Sua Palavra (Ap 22:18-19). Mas a Lei do Senhor, a Palavra de Deus, é perfeita e não admite intromissões.

Mas qual é o poder dessa Palavra? “Restaura a alma”. Perdemos a imagem de Deus, a beleza, a força e a saúde espirituais; precisamos de restauração, “porque todos pecaram” (Rm 3:23). A Palavra de Deus nos converte, restaurando a nossa alma, e consertando os estragos do pecado. Necessitamos dessa restauração diariamente. Somos nascidos pecadores, necessitados de perdão e salvação. Pois tudo isso nos promete Deus em Sua Palavra. Ela restaura a nossa vida espiritual, e é o único poder capaz de quebrar os encantos do pecado e nos elevar ao nível de filhos de Deus. Nesta frase, neste clímax, o salmista faz uma síntese de tudo o que tem a dizer. Se “a Lei do Senhor é perfeita, e restaura a alma”, então, o Senhor dessa Lei também é perfeito, e para sermos perfeitos, devemos buscar ao Senhor da Lei. Somente a comunhão com um Deus perfeito nos fará perfeitos.

2 - “O testemunho do Senhor é fiel e dá sabedoria aos símplices” (v. 7). Davi conhecia muito bem os Testemunhos; ele disse certa vez: “Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus Testemunhos.” (Sl 119:99). Disse Jesus Cristo que as Escrituras testificam dEle: “Examinais as Escrituras... e são elas mesmas que testificam de Mim,” (Jo 5:39. Esse Testemunho do Senhor é fiel, porque é digno de confiança e representa com exatidão o caráter de Deus, e nos transmite a sabedoria divina, mesmo que sejamos simples, sem a instrução das faculdades de Teologia.

Cada pessoa pode encontrar o testemunho fiel e fidedigno nas Sagradas Escrituras. Pessoas símplices serão colocadas entre os grandes deste mundo que se admirarão como os líderes judaicos se surpreenderam diante dos apóstolos: “Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” (At 4:13).

3 - “Os preceitos do Senhor são retos e alegram o coração” (v. 8). Todos os preceitos divinos são retos, corretos, direitos; não são tortos, tortuosos, não nos iludem com promessas falsas, mas nos indicam um caminho proveitoso e, portanto, ao nós descobrirmos essa retidão da Palavra de Deus por experiência, a nossa alma encontra a alegria. Retidão e alegria sempre vão de mãos dadas, e estão intimamente relacionadas. O coração que encontrou a retidão da Palavra, encontra verdadeira satisfação e regozijo.

Os caminhos tortuosos deste mundo podem levar à felicidade passageira, porque os prazeres sensuais são tão fugidiços, e não satisfazem a alma. Somente a retidão dos preceitos de Deus pode nos valer para a verdadeira felicidade, se nós atentarmos para isso (Pv 29:18). Ademais, “os Seus mandamentos não são penosos” (1Jo 5:2). Os preceitos divinos não são severos como o legalismo; o legalismo é apenas uma aparência de retidão mas tira a alegria do seu possuidor. Os retos preceitos do Senhor abrangem o Evangelho que traz alegria de um espírito voluntário e de uma pessoa perdoada que pode tolerar os erros dos outros, e exercer a influência de uma vida feliz.

4 - “O mandamento do Senhor é puro e ilumina os olhos” (v. 8) Não tem a mistura de filosofias contaminadas e errôneas dos homens. Os mestres de nosso tempo ensinam misturando a verdade com a mentira. Mas a Palavra de Deus é pura, e ilumina os olhos. Nossa visão espiritual, a nossa mente é iluminada e esclarecida, e podemos discernir o certo do errado. Quando aceitamos as filosofias dos homens, nossos olhos espirituais são obscurecidos e se enchem de trevas. Nossa mente fica cegada pelos encantos do erro e do pecado. Mas quando contemplamos, aceitamos e praticamos a Palavra de Deus, nossos olhos são iluminados, e resplandecem “como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (Pv. 4:18).

5 - O temor do Senhor é límpido e permanece para sempre (v. 9). Outro sinônimo para a Lei do Senhor, outro sinônimo para a Palavra de Deus é o “Temor do Senhor”, porque temor significa respeito, não medo mórbido; significa receio de ofender, reverência e reconhecimento da soberania, submissão diante da majestade. Quanto mais límpido nos parecer esse Temor do Senhor, mais temor teremos da mesma Palavra. Disse o salmista noutro lugar: “O que o meu coração teme é a Tua Palavra.” (Sl 119:161). Mas aqui o uso não é o temor que devemos a Deus, mas se usa a figura de linguagem chamada de metonímia, onde se troca o sentido da palavra da causa para o efeito. Se a Palavra de Deus causa temor em nós por Ele, ela é chamada o “Temor do Senhor”. Esse Temor é límpido, claro, não deixa dúvida para quem ama, adora, e confia.

Aqui abrimos um parêntesis para ressaltar a diferença entre a 1ª parte do salmo (vs 1-6), onde Davi se refere a Deus apenas uma vez, com a palavra original “El” que no hebraico significa Deus (v. 1) no sentido de Criador Todopoderoso e nos parece muito distante. Mas nos versículos seguintes Davi se refere ao “Senhor”, grifado com letras garrafais em 7 vezes. Ele deixa o termo “El” de um majestoso Deus Criador, para se referir ao Deus do concerto, que é Iahweh, o Eterno (traduzido Senhor). Jeová é um Deus mais próximo que se relaciona conosco e nos dá a Sua aliança de paz e salvação. Portanto, estamos contemplando a Jeová que é eterno e a Sua Palavra, o Temor do Senhor, permanece para sempre. “Seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a Palavra de nosso Deus permanece eternamente.” (Is 40:8).

Esse Temor foi dado para nos ajudar a não pecar. Foi dado para que tivéssemos receio de ofender a Deus. Disse o próprio salmista: “Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti.” (Sl 119:11). Quando foram dadas as 10 Palavras de Deus no monte Sinai, o povo se aterrorizou, e disse para Moisés: “Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale Deus conosco, para que não morramos. Respondeu Moisés ao povo: Não temais; Deus veio para vos provar e para que o seu Temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.” (Êx 20:19-20). E completa o apóstolo João: “Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e Ele é a propiciação pelos nossos pecados” (1Jo 2:1-2).

6 - Os juízos do Senhor são verdadeiros e todos igualmente, justos. A Palavra de Deus também é chamada de “Juízos do Eterno”. Se antes vimos o Temor de Deus, agora, temos os Seus Juízos. Não apreciamos muito a palavra “juízos”, porque nos remetem ao Julgamento divino, em que Deus julga a todos em seus pensamentos, palavras e obras, e voltamos a temer a esse Juiz, porque nos sentimos pecadores e dignos de morte, porque o “salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).

Portanto, alguém poderia dizer: Onde teríamos algum atrativo pelos Juízos de Deus? Há 2 característicos desses Juízos contidos na Palavra, que são muito apreciáveis à alma:
1) Eles são “verdadeiros”, porque os Juízos divinos são baseados na verdade (Rm 2:2). Juízos aqui são as decisões divinas, são os Seus pronunciamentos acerca do que é verdade e o que é erro. A Palavra de Deus é a verdade, como disse Jesus Cristo (Jo 17:17), e os Seus Juízos são verdadeiros e se baseiam na verdade da realidade dos fatos. De fato, eles revelam a própria verdade.

2) Esses Juízos também são “justos”. Este é um atrativo especial porque o salmista louva intensamente ao Senhor por ele: “Sete vezes no dia, eu te louvo pela justiça dos teus juízos.” (Sl 119:164). Nunca deveríamos temer nos defrontar com os juízos de Deus porque são sempre justos. Os juízos dos homens é que devem despertar o nosso temor, porque são injustos, implacáveis e sem misericórdia. Os Juízos de Deus, pelo contrário, são caracterizados por Sua justiça, que nos anima a servi-lO com amor e alegria. Pois a Palavra de Deus é por isso tudo denominada de “Juízos do Senhor”, porque contém a Sua mensagem de como orientar a nossa vida no caminho da justiça. De fato, eles declaram a justiça. “Todos os Seus mandamentos são justiça” disse mais tarde o salmista Davi (Sl 119:172).

É por isso que o salmista se sente atraído pelos Juízos da Palavra. Disse ele: “São mais desejáveis do que ouro, ... mais doces do que o mel.” (v. 10). Até parece uma contradição que aquilo que nos causa temor, realmente deve nos despertar um grande desejo de possuí-los. Muitos procuram as riquezas deste mundo: ouro, prata, dinheiro, propriedades. Muitos são atraídos pelas filosofias do mundo. Muitos buscam ansiosamente as ciências ocultas ou os dogmas do espiritismo. Outros se encantam diante das mentiras do Evolucionismo. Milhões são enganados pela igreja romana. Mas a Palavra de Deus é mais desejável do que tudo isso! Davi se deleitava com os “Juízos do Senhor”, “mais desejáveis do que ouro, mais doces do que o mel”. Com quanto entusiasmo desejamos nós esses preciosos Juízos que apontam para o caminho da verdade? Muitos julgam a Palavra de Deus apreciável e muito desejável, pregam sobre ela, e a indicam para outros, mas a Bíblia ainda fica negligenciada nas prateleiras.

Mas qual seria o estímulo dos Juízos divinos? Qual seria o benefício que obtemos? O que é que você ganha em guardá-los? A resposta de Davi é esta: “Por eles se admoesta o Teu servo; em guardá-los, há grande recompensa” (v. 11). Temos uma grande recompensa – esse é o estímulo. Há aqui 2 verbos: “admoestar” e “guardar”. Davi diz que se admoesta e guarda os Juízos de Deus. As duas coisas são importantes: tanto admoestação como observância, mas esta é mais importante do que aquela. De nada adianta alguém se admoestar e se advertir, e dizer: “Ah, eu vou me corrigir, eu vou acertar a minha vida com Deus” e sair da reunião para fazer a sua própria vontade pecaminosa.

É necessário se admoestar, mas guardar os mandamentos de Deus, é muito mais importante. Cristo contou a parábola de um pai que enviou aos dois filhos para a vinha, a fim de trabalhar. Um deles disse que ia lá, mas não foi. O outro disse que não ia trabalhar, mas arrependido, foi para a vinha. (Mt 21:28-32). Cristo enfatizou que o mais importante não era uma simples profissão de fé, mas guardar os mandamentos de Deus.

Mas se é importante guardar os Juízos do Senhor, qual é essa “grande recompensa”? O que será de nós depois de todo esse esforço, deixando as coisas pecaminosas do mundo? Os discípulos também fizeram a mesma pergunta, quando o jovem rico se retirou triste. Alguns estavam agora dizendo entre si que, por fim, eles não ganhariam nada em seguir a esse Mestre que estava para morrer. Então, se dirigiram a Cristo e disseram: “Eis que nós tudo deixamos e te seguimos; que será, pois, de nós?” Jesus lhes garantiu que por segui-lO haveriam de obter a vida eterna. E Cristo havia dito para o jovem rico: “Se queres ... entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt 19: 27-29, 17). O Salvador apresentou a mesma recompensa nestas palavras: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna.” (Jo 5:39). Este é o grande estímulo, a “grande recompensa” de que nos falou Davi no Salmo 19. E ele continua dizendo: “Grande paz têm os que amam a Tua Lei; para eles não há tropeço.” (Sl 119:165).

Davi contempla a Lei do Senhor e se entusiasma diante da perfeição de Deus em Seus ensinos que revelam o Seu caráter santo e eterno.
Ele nos diz qual é a natureza da Palavra do Senhor:
1. Perfeição; 2. Fidelidade; 3. Retidão; 4. Pureza; 5. Limpidez; 6. Veracidade; 7. Justiça; 8. Eternidade.

Mas ele apresenta também poder da Palavra de Deus:
1. Restaura a Alma; 2. Dá sabedoria; 3. Alegra o Coração; 4. Ilumina os Olhos; 5. Dá segurança eterna; 6. Revela a verdade; 7. Declara a justiça; 8. Desperta a sede espiritual. 

O número 7 é o nº da perfeição; o nº 8 é o número da vitória. Precisaríamos de mais alguma coisa para sermos perfeitos e vitoriosos? Precisaríamos de mais alguma coisa para viver em santificação, e nos prepararmos para o Céu?

III – Contemplando a Si Mesmo (vs. 12-14)

Mas agora, Davi deixa a contemplação da Lei do Senhor para contemplar a si mesmo, e as leis de sua própria natureza humana, porque este é o resultado que ocorre quando alguém contempla a Palavra de Deus: é impossível evitar uma contemplação de si mesmo. “Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração.” (Hb 4:125).

Este é o 3º livro do qual podemos aprender e contemplar a perfeição de Deus, que é a natureza humana como foi originalmente criada. O homem no princípio refletia a perfeita imagem de Deus (Gn 1:27). O salmista já fizera esta declaração no salmo 8, após contemplar a perfeição de Deus nos céus: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres e o filho do homem, que o visites? Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste.” (Sl 8:3-5).

O homem foi criado “um pouco menor do que Deus”, cheio de glória, e possuía a Sua imagem. E mais tarde, Davi se admira do livro da natureza humana: “Pois Tu formaste o meu interior Tu me teceste no seio de minha mãe. Graças Te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste... as Tuas obras são admiráveis.” (Sl 139:13-14). E Davi podia ver a perfeição de Deus na criação da natureza humana vista em si próprio. 

Entretanto, o pecado deslustrou a glória da imagem de Deus no homem, desfigurou a sua natureza e ele baixou ao nível de santo para pecador. Por isso, Paulo afirma: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus.” (Rm 3:23). Adão pecou e perdeu a glória da perfeição de Deus nele. Mas ainda podemos aprender do livro da natureza humana. Os grandes doutores da Psicanálise e da Psicologia que falem. Que falem as numerosas obras escritas sobre essa natureza.

Davi contemplou a si mesmo, e só viu faltas e pecados; ele disse: “Quem há que possa discernir as próprias faltas?” (V. 12). Ou seja, ele sabe que, sem ajuda do Espírito Santo, é impossível uma pessoa reconhecer as próprias faltas e pecados. Faz algum tempo um senhor disse a um pastor: "Amigo, não necessito de religião. Se vocês entram no reino do Céu, eu também vou entrar sem ela, pois não faço mal a ninguém, e faço todo o bem que posso." Não obstante, esse homem mantinha relações ilícitas com uma mulher; portanto, transgredia a lei de Deus e fazia mal a três pessoas. Primeiro a sua esposa a quem era infiel, segundo arruinava a vida de outra mulher e terceiro prejudicava seu próprio bem-estar presente e futuro. (Schubert, 83).

Mas Davi reconhecia os seus pecados. Ele disse depois de cometer o seu maior pecado: “Eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.” (Sl 51: 3). Então, ele faz a primeira oração do Salmo 19: “Absolve-me das [faltas] que me são ocultas.” (Sl 19:12). Ele se reconhecia tão grande pecador que podia imaginar “faltas ocultas” em si mesmo, e pede que Deus o perdoe dessas faltas antes mesmo de ele as conhecer.

“Absolve-me dos pecados ocultos”, disse Davi, em uma humilde oração. Ao contemplarmos a nossa natureza pecaminosa, iluminados pelo Espírito Santo, despertados pela Bíblia, nos humilhamos diante de Deus pedindo-Lhe o perdão. Mas ainda existem faltas e pecados ocultos que necessitam ser revelados, e isso é feito pelas provas divinas. Davi ao contemplar a sua natureza, ele testificou: “Eu nasci na iniquidade e em pecado me concebeu minha mãe” (Sl 51:5). “Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniqüidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece.” (Sl 40:12). O homem tem tanto pecado, que mesmo sendo cristão, além dos pecados conhecidos, revelados e descobertos pela Palavra de Deus, se somam os pecados ocultos, desconhecidos de nós próprios, além dos pecados de omissão. Mesmo após a conversão, a natureza pecaminosa nos persegue. Ainda sentimos as insinuações do pecado.

Necessitamos do perdão diário de Deus; dependemos da obra expiatória de Cristo na Cruz do Calvário, que cobre os nossos pecados, transgressões e iniqüidades passados, presentes e futuros. Mas também cobre os nossos pecados ocultos. A condição do benefício da Sua obra redentora está em nos humilharmos diante de Deus e pedirmos o Seu perdão. “Absolve-me”, perdoa-me dos pecados conhecidos, dizia Davi, mas também dos pecados desconhecidos. Este é um pedido por justificação. 

Mas Davi agora humilhado pela contemplação de si mesmo, faz a segunda oração, o segundo pedido a Deus: “Também da soberba guarda o Teu servo, que ela não me domine; então, serei irrepreensível e ficarei livre de grande transgressão.” A soberba foi o pecado de Lúcifer que o levou à rebelião contra Deus. A soberba foi o pecado de Saul que o levou a desprezar as ordens de Deus. A soberba foi o pecado de Davi quando adulterou com Bate-Seba, e assassinou ao seu marido, julgando que podia cometer tamanho pecado e sair incólume, impune.

A soberba é a grande transgressão que nos leva ao pecado imperdoável (Hb 10:26-31) e, portanto, é algo muito sério. A soberba é o pecado da presunção que leva o pecador a pensar que pode fazer o que quer, independentemente de Deus, usufruindo de todos os privilégios e passando por alto as suas responsabilidades, julgando que é muito bom para ser punido, e que nada vai lhe acontecer por continuar na transgressão. A soberba é a grande transgressão que leva o pecador a recusar ou adiar o arrependimento. A soberba é a grande transgressão da qual precisamos nos livrar pelo poder do Espírito Santo.

Davi quando pediu o perdão, ele pedia por justificação. Agora, ele pede por santificação: ele pediu que Deus o guardasse da soberba, a fim de que ela não o dominasse. Davi entendeu que ele não podia guardar os mandamentos de Deus em sua perfeição; ele compreendeu que não era perfeito e não conseguia observar a todos os requerimentos divinos. O apóstolo Paulo disse por que o pecado não precisa ter mais domínio sobre nós: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Rm 6:14). Aqui está uma grande verdade dos cristãos: não estamos mais debaixo da condenação da lei mas agora estamos em um novo “status”, porque estamos debaixo do poder da graça redentora de Jesus Cristo que morreu por nós na Cruz e enviou ao Espírito Santo para nos guardar do pecado, que começa com a soberba.

Portanto, nós agora podemos perguntar: Se Deus é perfeito como visto pela Sua Criação, e na Sua Palavra, como pode ser o homem perfeito?Davi responde: “Guarda o Teu servo da soberba ... Então, serei irrepreensível (perfeito)”. Se Deus nos guardar da soberba, do orgulho e da presunção, se humilharmos o nosso coração diante dEle, confessando os nossos pecados conhecidos, reconhecendo a debilidade de nossa natureza pecaminosa, se recebemos o Seu perdão pela fé no sacrifício de Cristo, se formos suficientemente humildes para seguir a orientação divina, então, seremos perfeitos em nossa esfera de ação. Se formos perdoados pela justificação e transformados pela santificação, então seremos irrepreensíveis, santos e inculpáveis. Esta é a mensagem do Evangelho para todos.

Davi termina o salmo apresentando a sua 3ª prece: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” Davi estava contemplando a si mesmo e percebe que as suas palavras precisam ser melhor escolhidas, que ele precisa vigiar a porta dos seus lábios, e que os seus pensamentos, produto de sua meditação no mais íntimo da alma precisam do poder divino para purificá-los e torná-los agradáveis diante de um Deus que está sempre perto e que Se relaciona com ele de modo a poder dizer: “Rocha minha e Redentor meu”! Você também possui este relacionamento pessoal com o seu Senhor? Também ora para que suas palavras e sua meditação sejam agradáveis a Deus?

Davi meditou sobre os céus; ele meditou sobre a Lei do Senhor; Davi meditou sobre a sua natureza pecaminosa, e agora, ele pede que as suas palavras e a sua meditação sejam agradáveis a Deus. Quando é que unicamente as nossas palavras e a nossa meditação podem ser agradáveis a Deus? Somente quando estamos em harmonia com a Sua Palavra. Quando estamos em sintonia com a Bíblia, nós agradamos ao Seu Autor. Nossas palavras dirigidas a Deus serão preciosas orações de louvor e ações de graças. Nossa meditação será sobre Deus: nós meditaremos sobre o Senhor de nossa vida, sobre a Sua proteção e finalmente, descansaremos na Sua redenção, realizada por Jesus Cristo. 

Hoje muito mais do que no tempo de Davi, temos o conhecimento da “redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3:24), e devemos meditar nisso: “Far-nos-ia bem passar diariamente uma hora a refletir sobre a vida de Jesus. Deveremos tomá-la ponto por ponto, e deixar que a imaginação se apodere de cada cena, especialmente as finais. Ao meditar assim em Seu grande sacrifício por nós, nossa confiança nEle será mais constante, nosso amor vivificado, e seremos mais profundamente imbuídos de Seu espírito. Se queremos ser salvos afinal, teremos de aprender ao pé da cruz a lição de arrependimento e humilhação.” (Desejado, 83:5). Então, seremos enobrecidos e transformados, em nosso caráter.  

Nossas palavras e pensamentos são renovados e purificados mediante uma leitura consciente e meditativa da Palavra de Deus: “Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios ... Antes, o seu prazer está na Lei do Senhor, e na sua Lei medita de dia e de noite.” (Sl 1:1,2). Aqui está a maior e mais poderosa fonte para nossa meditação diária: a Lei do Senhor, a Palavra de Deus. Sim, é a própria Bíblia. Esta é a maior revelação da perfeição de um Deus que nos deu as Escrituras “a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” (2Tm 3:17). Portanto, vamos ler a mais a Bíblia, o maior segredo de Deus para a perfeição do caráter.

Vamos fazer de Jesus Cristo o nosso Senhor a quem obedecemos, a nossa Rocha, em quem nos refugiamos, o nosso Redentor em quem nos salvamos. Esta é a perfeição humana, que contempla os altos e diz: “Os céus declaram a glória de Deus!”; que contempla a Palavra Escrita e diz: “A Lei do Senhor é perfeita e restaura a alma!”; que contempla a si mesmo e diz: “As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Pr. Roberto Biagini
Mestrado em Teologia:

 


[1] “A Via Láctea abriga 250 bilhões de astros como o Sol.”

[3] http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111630.shtml :“...outras centenas de bilhões de galáxias que se calcula haver no Universo conhecido...”

Arena do futuro - Novo Céu e Nova Terra





domingo, 28 de outubro de 2012

Salmo 18 – Como Alcançar a Vitória


O salmo começa com um clímax, no qual Davi fala de sua felicidade e vitória na confiança em Deus. Neste salmo de adoração pública, o salmista louva a Deus por livrá-lo de todos os seus inimigos, incluindo Saul. Ele considera sua vitória uma recompensa de Deus ao seu modo justo de viver. Este é o resumo, esta é a essência do salmo.

No entanto, o salmo 18 tem uma estrutura impressionante, ao estudarmos a sua mensagem com mais profundidade. As palavras iniciais são o escopo e conteúdo de todo o salmo. As divisões estruturais ficam assim, envolvendo a todo o texto:

      A. Jeová, a Rocha de Israel (vs. 1-3)
            BA Aflição de Davi (vv. 4-6)
                CA Vinda do Senhor para Livrar (vs. 7-15)
                    D. A Libertação do Senhor (vs. 16-19)
                        E. A Fidelidade de Deus ao Fiel (vs. 20-29)
                    D'. As Perfeições Divinas (vs. 30-36)
                C'A Vitória do Rei Sobre os Inimigos (vs. 37-42)
            B'A Gloriosa Libertação (vs. 43-45)
       A'. Jeová, a Rocha de Israel (vs. 46-50)

Vamos ressaltar, porém, 3 pontos principais, para efeito de melhor memorização do seu conteúdo. Vamos apresentar o Triunfo, a Angústia e o Livramento de Davi. 

I. O TRIUNFO DE DAVI (18.1-3)
Este é um cântico de vitória e triunfo de Davi sobre todos os seus inimigos. Mas ele não está inclinado a louvar-se a si mesmo, como faria um rei ímpio, porque a sua vitória vem de Deus e não de sua própria força. Ele exalta a Deus e expressa os seus sentimentos para com o Senhor.

Davi expressa seu profundo amor pelo Senhor. Ele começa o salmo 18 com palavras usadas hoje em dia nos relacionamentos entre namorados, noivos e cônjuges: “Eu te amo.” (v. 1, Atualizada). Estas palavras são conhecidas, mas muito raras. Ainda há muitos maridos ou esposas que pensam como aquele homem que estava tendo um problema de relacionamento com sua esposa. Então, ela foi se queixar para um profissional; e ele lhe pediu que levasse o esposo ao seu consultório. Depois que ela o convenceu a ir até lá, o doutor procurou lhe dar alguns conselhos e disse entre muitas coisas: “O senhor precisa dizer à sua esposa que a ama. As palavras ‘Eu te amo!’ devem ser ditas de vez em quando. E ela precisa muito ouvir essas palavras de sua parte.” Então, o esposo lhe responde prontamente: “Mas, doutor, logo no dia de nosso casamento, há 25 anos atrás, eu a chamei à parte, e lhe disse: ‘Olha, eu te amo e não se fala mais nisso!’ ” 

Entretanto, essas palavras tem uma sabedoria e exercem um grande poder sobre a namorada, a noiva ou a esposa, quando expressas com sinceridade e frequência. Os homens não dependem muito disso, em sua maioria. Mas as mulheres precisam ouvir repetidamente as palavras mágicas. Isso satisfaz a sua necessidade emocional, renovando-lhes a certeza e a segurança.

E Davi está dizendo isso para Deus: “Eu te amo, ó Senhor.” E como a palavra “Senhor” aqui é a tradução de Yahweh (Eterno), então, Davi está prometendo que O amará eternamente. A frase “Eu te amo” comunica uma intimidade de seu relacionamento baseado em sua experiência. De fato, a versão Corrigida coloca as palavras no futuro, como uma promessa: “Eu te amarei do coração, ó Senhor!” Assim é que devemos amar a Deus: “do coração”, em sua profundidade peculiar. Jesus Cristo falou que tudo procede do coração. É do íntimo da alma que procede a nossa fidelidade e amor a Deus. Se isso não for desse modo, então, nunca poderemos amá-lO de fato e de verdade, com todas as forças e entendimento.

Você fala a Deus como Davi? Ele disse: “Eu te amo, ó Senhor!” Dizer estas palavras mágicas é tão importante que até Deus deseja que você diga isso. Não que Ele necessite de ouvir que você o ama, não! Se você O ama, Ele o sabe muito bem, e também sabe daqueles que falam isso da boca para fora, mas realmente não O amam, porque falam de boca, mas o seu coração está muito longe de Deus.

Amor a Deus é o primeiro mandamento de Sua Lei. É a própria base de todas as leis de Deus que de fato promovem a harmonia, a felicidade e a paz. Esse amor não é um mero sentimento, algo que uma pessoa diria para Deus quando as coisas vão muito bem. Esse amor deve ser um princípio que parte do próprio coração de Deus que é amor. Esse amor a Deus age por princípio e não se confunde com sentimentalismo que não tem duração e firmeza.

Mas como Davi considerava a Deus? Davi considerava a Deus como a sua Fonte de força e vitória. Ele usa algumas imagens. Os epítetos divinos do v. 2 são derivados da familiaridade de Davi com batalhas e com o cenário geográfico de Canaã. Os termos militares são “minha cidadela”, “meu escudo”, “meu baluarte”; a referência geográfica é: “minha rocha” (v. 2,46). Estas metáforas comunicam a intensidade do amor de Davi por seu Deus como o Todo-suficiente. Ele está dizendo: “O Senhor Jeová é o meu Deus Todo-Poderoso. Ele é a Fonte única de minha salvação, porque não há salvação em nenhum outro deus. Ele é eterno e portanto estarei seguro para sempre. Ele é o meu grande Libertador, porque tenho proteção completa de todos os meus inimigos, e estarei a salvo em qualquer perigo.”

Jesus Cristo é o grande Salvador do Seu povo em tempos de necessidade, em tempos de lutas e conflitos contra o inimigo de nossas almas. Quando vem Satanás como uma avalanche para nos tragar podemos confiar nEle como o nosso alto Refúgio, porque jamais nos perderá de vista, dando-nos a Sua poderosa mão, em socorro e libertação. Ele nos salvará de todos os nossos inimigos, do diabo e de seus demônios. Isso inclui cada momento de tentação contra a carne, o diabo e o mundo com suas sedutoras atrações.

II. A ANGÚSTIA DE DAVI (18.4-6)

Observe as palavras de Davi: “Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror. Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam. Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos.” (v. 4-6)

Depois de apresentar o seu clímax de reconhecimento do triunfo em Deus, Davi revela a sua grande aflição e angústia: Davi é ameaçado de morte por seus inimigos e vive uma grande angústia diante da possibilidade de ser abatido em um campo de batalha. Ele se sentiu aterrorizado. As “cadeias infernais” (v. 5) devem ser entendidas pelo original (sh@’owl, sheol) como correntes da sepultura. Inferno não existe presentemente, tampouco no tempo de Davi. Ele não estava temendo um inferno de fogo ou de correntes; ele estava descrevendo a cova, que em linguagem poética quase o prendia à inércia, pela morte que se avizinhava.
Mas Davi sabia em Quem confiar e clamou por socorro a Deus: “Na minha angústia, invoquei o Senhor, gritei por socorro ao meu Deus.” Assim fez Pedro quando se viu ameaçado pelas ondas revoltas do mar da Galileia: ao se sentir afundando, laços de morte o ameaçaram, correntes altaneiras da sepultura líquida o aterrorizaram, e ele clamou a Jesus Cristo gritando em meio ao barulho do mar: “Salva-me, Senhor!” (Mt 14:30). Assim Pedro ficou famoso ao pronunciar a oração mais curta do Evangelho e a mais prontamente atendida. E Jesus Cristo prontamente estendeu a Sua mão socorredora para libertar ao discípulo assustado. As palavras de Davi poderiam ser repetidas por Pedro: “Do alto me estendeu Ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas.” (Sl 18:16).

Assim também podemos nós ser socorridos. Em meio as mais adversas circunstâncias, em meio as mais atrozes tentações, em meio aos grandes perigos dos últimos dias, em meio ao pecado que tão tenazmente nos rodeia, podemos clamar por socorro, e Jesus Cristo virá prontamente, em nosso auxílio para nos salvar.   

III. O LIVRAMENTO DE DAVI (18.7-50).

Foi exatamente isto o que aconteceu com Davi: Ele clamou a Deus e Deus o ouviu do Seu glorioso templo, e veio em resposta à sua prece desesperadora. E Davi agora descreve a vinda de Deus para salvá-lo dos seus inimigos. Através de metáforas poéticas e majestosas, Davi anuncia a vinda do Senhor para resgatá-lo.

“7 Então, a terra se abalou e tremeu, vacilaram também os fundamentos dos montes e se estremeceram, porque ele se indignou”.
9 Baixou Ele os céus, e desceu, e teve sob os pés densa escuridão.
10 Cavalgava um querubim e voou; sim, levado velozmente nas asas do vento.
12 Do resplendor que diante dEle havia, as densas nuvens se desfizeram em granizo e brasas chamejantes.
13 Trovejou, então, o Senhor, nos céus; o Altíssimo levantou a voz, e houve granizo e brasas de fogo.
14 Despediu as Suas setas e espalhou os meus inimigos, multiplicou os Seus raios e os desbaratou.” (v. 7-14).

No passado, Deus Se manifestou muitas vezes, e de muitas maneiras poderosamente. Isso aconteceu na Criação, quando Ele falou e tudo veio à existência, em meio à revolta dos elementos. Assim foi também no Dilúvio, quando os céus e os abismos irromperam nas águas que revolucionaram a todo o globo terrestre. As imagens do salmista também nos recordam da passagem do Mar Vermelho em terra seca, e dos terrores do Sinai, quando Deus entregou a Sua Lei dos Dez Mandamentos, e o povo ficou aterrorizado.

Esta descrição também se parece em muito com a vinda de Jesus Cristo para salvar ao seu povo que estará clamando de dia e de noite por livramento quando os seus inimigos ameaçarem os fiéis com a violência e decretos de morte, nos últimos dias da história desta terra. Nesse tempo, os montes serão abalados, muitas ilhas desaparecerão, destruições fantásticas ocorrerão; maremotos, terremotos, ciclones, avalanches, inundações, e agora podemos dizer tsunamis – todos os elementos da natureza clamando contra a impiedade dos habitantes da terra.

Disse João do Apocalipse, em uma impressionante visão: “O céu recolheu-se como um pergaminho quando se enrola. Então, todos os montes e ilhas foram movidos do seu lugar.” (Ap 6:14). “E sobrevieram relâmpagos, vozes e trovões, e ocorreu grande terremoto, como nunca houve igual desde que há gente sobre a terra; tal foi o terremoto, forte e grande... Todas as ilhas fugiram, e os montes não foram achados; também desabou do céu sobre os homens grande saraivada, com pedras que pesavam cerca de um talento; e, por causa do flagelo da chuva de pedras, os homens blasfemaram de Deus, porquanto o seu flagelo era sobremodo grande.” (Ap 16:20-21). Então, terá chegado o tempo de serem destruídos “os que destroem a terra”, e de dar a recompensa aos fiéis. (Ap 11:18).

Após descrever a vinda de Deus com poder e majestade, Davi fala de sua libertação (v. 15-19). Deus estendeu o Seu braço poderoso e o livrou das muitas águas. Pode imaginar a angústia das pessoas que enfrentaram um tsunami? Águas são simbólicas da perseguição dos ímpios (Ap 12:15-16). Deus salvou a Davi de todos os tsunamis inimigos. Deus o livrou de inimigos que eram mais poderosos do que ele. Assim acontecerá no futuro: os perseguidores da igreja verdadeira serão poderosos e invencíveis com as suas armas modernas, as suas bombas termonucleares, em perseguição contra os que não se submetem às suas leis. Mas o Senhor Todo-Poderoso nos servirá de amparo e revelará a o Seu poder. 

No verso 19, o salmista escreveu uma frase reveladora do coração de Deus: “Livrou-me, porque ele se agradou de mim.” A seguir, ele define por que Deus Se agradou dele: “Retribuiu-me o Senhor, segundo a minha justiça, recompensou-me conforme a pureza das minhas mãos. Pois tenho guardado os caminhos do Senhor e não me apartei perversamente do meu Deus. Porque todos os seus juízos me estão presentes, e não afastei de mim os seus preceitos. Também fui íntegro para com ele e me guardei da iniqüidade. Daí retribuir-me o Senhor, segundo a minha justiça, conforme a pureza das minhas mãos, na sua presença.” (v. 20-24).

Davi não está se exaltando a si mesmo. Não está se gloriando em sua justiça própria. Estas palavras não foram escritas para dizer que Davi era um homem que vivia sem pecado, porque isso não era verdade. Salomão escreveu que não há homem que não peque (1Rs 8:46; Ecl 7:20). E Davi falou acerca da multidão das suas iniqüidades: “Não têm conta os males que me cercam; as minhas iniqüidades me alcançaram, tantas, que me impedem a vista; são mais numerosas que os cabelos de minha cabeça, e o coração me desfalece.” (Sl 40:12).

Mas Davi confiava na multidão das Suas misericórdias (Sl 51:1). E quando ele pecava, imediatamente procurava o perdão de Deus. E Deus se agrada de pessoas que humilham o seu coração e fazem uma confissão sincera e franca, seguida de verdadeiro arrependimento. O Senhor Se agradou de Davi que foi considerado o homem segundo o coração de Deus (At 13:22).

As palavras de Davi foram escritas para que soubéssemos que Deus Se agrada de pessoas que confiam nEle e praticam os Seus mandamentos, e revelam justiça e correção. Pensamentos limpos, palavras puras, ações corretas, motivos santos, sinceridade de propósito – são obras de Deus em nós, frutos de um coração temente a Deus que pode dizer continuamente: “Eu te amo, ó Senhor! O Senhor é a minha Rocha... o meu Libertador!”

Temos ouvido muitas pregações acerca de como se sente o homem, de como você deve se sentir melhor e de como você será feliz. Mas já é tempo de voltarmos ao passado e ouvirmos de como será poderoso em obras o homem que confia em um Deus onipotente! Pregações sentimentalistas que carecem de conteúdo bíblico não podem transformar pecadores satisfeitos consigo mesmos.

Com efeito, Deus recompensou a fidelidade de Davi assim como recompensará a fidelidade dos cristãos naquele dia da consumação dos séculos, quando Jesus Cristo dirá aos salvos: “Muito bem, servo bom e fiel; foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu Senhor.” (Mt 25:21). “Pois lhe foi dado vestir-se de linho finíssimo, resplandecente e puro. Porque o linho finíssimo são os atos de justiça dos santos” “e não se achou mentira na sua boca; não têm mácula.” (Ap 19:8; 14:5).

Então, o salmista exalta as perfeições de Deus: “O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam.” (v. 30). O perfeito caminho de Deus é o caminho de nossa libertação. Todos os homens podem ver isso e testar a Sua Palavra, porque o que Ele promete, Ele cumpre. Ele é o nosso Escudo protetor contra os nossos mais fortes e poderosos inimigos que são também inimigos dEle.

Davi lança um desafio diante de todos os homens: “Pois quem é Deus, senão o Senhor? E quem é Rochedo, senão o nosso Deus?” (v. 31). Aqui temos a revelação do verdadeiro Deus: “Quem é Deus?”, pergunta Davi. Quem realmente é o Deus verdadeiro dentre uma multidão de deuses falsos que não são de fato deuses? A resposta é esta: “O Senhor” (Yahweh)! Em palavras mais diretas: o Único Deus verdadeiro é Aquele que pode ser chamado de Eterno, porque Ele é assim mesmo. Portanto, Ele é o nosso Rochedo, e nEle temos estabilidade e segurança eternas.

Davi fala de como esse Deus perfeito aperfeiçoou o seu caminho (v. 32). Num mundo de tanta imperfeição, quando muitas vezes somos desanimados pelo que vemos ao nosso redor, quando somos decepcionados pelo que vemos nos outros, e olhando para nós mesmos somos igualmente frustrados, podemos contemplar a obra de Deus em nós que é uma obra de santificação e aperfeiçoamento. Deus nos dará forças em nosso caminho contra o mal; Ele nos dará o “escudo” da Sua “salvação” (v. 35).

Temos que contemplar com alegria e louvor a salvação que Deus providenciou em Cristo Jesus. Disse o salmista, após descrever em detalhes a grande libertação que ele alcançou na força de Deus: “Vive o Senhor, e bendita seja a minha Rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação”. (v. 46). Davi começou exaltando a Deus como a Rocha, no v. 2, e agora ele termina o salmo num paralelo glorificando a Deus novamente como a Rocha da sua salvação. Temos que exaltar mais a Deus como Aquele que nos salva do pecado, nos livra dos perigos, nos defende diante de inimigos e nos protege de todas as artimanhas do arquiinimigo, que é Satanás, o inimigo de nossas almas.

A promessa de Davi deve ser a nossa promessa: “Glorificar-te-ei, pois, entre os gentios, ó Senhor, e cantarei louvores ao teu nome.” (v. 49). Em palavras atuais: “Senhor Deus, eu vou Te glorificar diante das pessoas que não Te conhecem, vou pregar o Teu Evangelho, vou fazer conhecido o Teu nome diante de meus amigos, vizinhos e parentes. Eles saberão Quem Tu és realmente!”

Davi termina o salmo 18 com chave de ouro: “É Ele quem dá grandes vitórias... e usa de benignidade ... para sempre!” (v. 50). Este deve ser o nosso testemunho; o v. 49 contém a nossa promessa de testemunhar e aqui no v. 50, temos o conteúdo de nosso testemunho: Deus nos dá grandes vitórias contra todos os nossos inimigos, contra o pecado, contra as tentações da carne e também nos ajuda a vencer o mundo e tudo o que há no mundo. Tudo isso está baseado em Sua grande bondade para conosco e para com todos os que O buscam na sinceridade de seu coração.

E não somente isso; mas também Ele é tão bom que promete estender a Sua bondade “para sempre”. Porque “Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, - pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.” (Ef 2:4-7).

Roberto Biagini
Mestrado em Teologia

Arena do Futuro - O Milênio





sábado, 27 de outubro de 2012

Quem escreveu o livro de Hebreus. Foi mesmo Paulo?


Muitas sugestões têm sido feitas com respeito à autoria do livro de Hebreus, mas a maioria dos especialistas na Bíblia prefere crer que tenha sido da autoria de Paulo. Hebreus é uma vibrante apologia da superioridade de Cristo e do cristianismo sobre o judaísmo em termos de sacerdócio e sacrifício.
O autor demonstra notável perícia literária e retórica. Seu estilo é um modelo de prosa helenista. Tanto ele quanto seus leitores são versados no Antigo Testamento em sua tradução grega. Há 29 citações diretas do Antigo Testamento, além de 53 alusões claras a várias outras passagens. Estas são utilizadas para demonstrar o caráter definitivo da revelação cristã e sua superioridade à velha aliança.
O tema do livro de Hebreus é portanto a superioridade de Cristo e, assim, do cristianismo. As palavras melhor,0 superior, perfeito, e celestial aparecem freqüentemente. O esboço mostra como o tema é desenvolvido demonstrando que Cristo é superior tanto em Sua pessoa quanto em Seu sacerdócio.
Portanto, dentre os nomes sugeridos entre os possíveis escritores do livro de Hebreus, Paulo é o que tem a maior aprovação.

O que significa a expressão “o sangue de Jesus tem poder”?


A expressão “o sangue de Jesus tem poder” se refere ao sacrifício de Jesus realizado no calvário em benefício da salvação do homem. Na verdade, esta expressão ficaria melhor da seguinte forma: o sacrifício que Jesus realizou na cruz derramando Seu sangue por mim, tem poder para me salvar e me libertar de todo o pecado.
É bom demais sabermos que o Senhor Jesus Cristo nos salvou! Não podemos rejeitar tão grande salvação! Que esta expressão (o sangue de Jesus tem poder) seja uma realidade na sua e na minha vida. Eis a promessa bíblica: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16)
Basta aceitar a Jesus como senhor e salvador e nossa salvação estará garantida, desde que não desistamos do Senhor e da decisão que tomamos.

Por que o Espírito é chamado de "Conselheiro" no evangelho de João?


O termo grego parakletos, traduzido como "conselheiro" em algumas versões da Bíblia, não tem equivalência exata em português. Ele foi usado na literatura grega para se referir a uma pessoa chamada para auxiliar alguém, ou que se apresenta em nome de outra pessoa como conselheiro, intercessor, mediador, ajudante ou como advogado no tribunal. Quando Jesus usa esse termo para o Espírito Santo, revela algo sobre a natureza e função do Espírito.

Uma vez que o termo é usado exclusivamente nos escritos de João, examinarei essas passagens.

1. Jesus e o Conselheiro: Em João, assim como em todo Novo Testamento, Jesus e o Espírito são muito próximos. Não são, porém, a mesma pessoa. Em João, Jesus identifica o parakletos com o Espírito (16:15), o Espírito Santo ( 14:26), e o Espírito da verdade (14:17; 15:26; 16:13). Em outras palavras, Ele usou uma nova terminologia para Se referir ao Espírito Santo. Quando Jesus diz "outro Consolador" (14:16, ACRF/NVI; cf. 1Jo2:1)1*, inferindo que Ele também é um conselheiro, está fazendo uma clara distinção entre Ele (Jesus) e o Espírito. A diferença entre os dois também é acentuada pelo fato de o Espírito (parakletos) ser enviado pelo Pai, quando solicitado pelo Filho (14:16,26). Finalmente, a diferença entre os dois é indicada pelo fato de que a vinda do Espírito acontece após Jesus retornar para o Pai (16:7).
O Espírito (parakletos) permanecerá com Seu povo para sempre (14:16). Portanto, diferente de Jesus, o Espírito não retornará para o Pai enquanto o povo de Deus ainda estiver no mundo. Ele tomará o lugar de Jesus na terra.

2. Funções do Conselheiro: Três funções específicas são atribuídas ao Espírito ( parakletos). Ele é professor: Ele "lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que Eu lhes disse" (14:26, NVI).2* O Espírito edificará a igreja sobre a base dos ensinamentos de Jesus, lembrando os Seus ensinos aos discípulos e revelando seu significado profundo. Ele também revelará a eles o conteúdo escatológico da mensagem de Jesus (16:13). É somente nesse sentido que o Espírito " os guiará em toda verdade" (16:13, NVI).
Segundo, e intimamente relacionado com o anterior, o Espírito glorifica Jesus. Jesus é glorificado quando o Espírito revela o que pertence a Jesus (16:13). Ele glorifica a Si mesmo, não quando nos concede coisas novas, mas ao nos dizer que tudo o que recebemos vem de Jesus.
Terceiro, o papel do Espírito é testemunhar contra o mundo em nome de Jesus e de Seu povo. A vinda do Espírito testifica do fato de que os fieis pertencem a Deus, radicalizando, assim, a distinção entre eles e o mundo.
Junto aos fieis, o Espírito também testifica em nome de Jesus ao chamar as pessoas para virem a Jesus como O exaltado (15:25, 26). Seu testemunho contra o mundo é devido ao fato de Jesus ter sido rejeitado pelo mundo, o pecado que o caracteriza e o julgamento de Deus contra o mal (16:8-11).

3. Natureza do Espírito: Ao chamar o Espírito de " outro Conselheiro" Jesus declarou de uma vez por todas que o Espírito é uma pessoa como Ele. Embora no grego o substantivo "espírito" (pneuma) seja neutro, o substantivo "conselheiro" (parakletos) é masculino e pessoal. O Espírito não é neutro, mas um ser divino e pessoal. Sua divindade é mencionada por Jesus quando Ele diz que o Espírito "provém do Pai" (ekperuomai) indicando o lugar de origem do Espírito. Seu local de existência natural é junto ao mistério da Trindade, e Ele é enviado por Deus. Ao identificar o Espírito como parakletos, Jesus nos deu uma forma de pensar no Espírito como uma pessoa.
Podemos visualizá-Lo como Conselheiro, como uma pessoa que nos ajuda em tempo de necessidade (consolador), e que nos acompanha durante nossa peregrinação, nos sustentando, nos transformando e nos revelando o que pertence a Jesus. O Espírito fala por nós e a nós; Ele é o parakletos.

1* Texto creditado como ACRF foi extraído da versão Almeida Corrigida e Revista Fiel.
2* Texto creditado como NVI foi extraído da Nova Versão Internacional.

Texto de Ángel Manuel Rodríguez, hoje aposentado, serviu muitos anos como diretor do Instituto de Pesquisa Bíblica da Associação Geral.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O “dia longo” de Josué mudou o dia de guarda?


Como Deus realizou um milagre em favor de Josué “segurando” o Sol por quase um dia, o sábado passou a ser sexta-feira? – M.

Resposta: 

Primeiramente, é bom lembrar que Jesus, o Filho de Deus, intérprete autorizado das Escrituras, guardou o sábado do sétimo dia quando esteve aqui na Terra. Portanto, qualquer que tenha sido o fenômeno que ocorreu nos dias de Josué, certamente não afetou o ciclo semanal. O dia pode ter sido mais longo, mas não foram dois dias – terminou ao pôr do sol, e só aí veio um novo dia.

Parece não haver relato desse fenômeno nos registros de nenhum outro povo distante, portanto, é possível que talvez tenha se tratado de um fenômeno local.

Via Criacionismo

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