segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Vulcão Soputan entra em erupção na Indonésia

 Vulcão Soputan, na Indonésia, entrou em erupção (Reuters)

O vulcão Soputan, ao norte da ilha indonésia de Sulawesi, entrou em erupção neste domingo(14/08/11) em duas ocasiões e lançou nuvens de cinza a mais de 1 km de altura.
As autoridades não organizaram nenhuma operação de retirada, já que a população mais próxima está a mais de 8 km de distância do cume da montanha.
Segundo o jornal "The Jakarta Post", após as fortes erupções, no entanto, alguns habitantes decidiram deixar suas casas até que o perigo passe.
O Soputan, de 1.784 metros de altura, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e na última década entrou em erupção sete vezes.
No sábado, as autoridades elevaram o alerta no vulcão Papandayan para o nível 3, um grau inferior ao da erupção, e impuseram um perímetro de segurança de dois quilômetros de raio em torno da cratera.
O Papandayan, de 2.665 metros de altitude, fica a 175 quilômetros ao sudeste de Jacarta.
A Agência Geológica Nacional da Indonésia mantêm em vigilância 18 vulcões no país com atividade "acima do normal" e 13 deles atualmente estão com alerta declarado.
O arquipélago indonésio está sobre o "Anel de Fogo" do Pacífico, região que abriga 500 vulcões, dos quais 129 são ativos. 

Fonte: Folha

Arqueólogos descobrem esteira da época do faraó Apries



Uma equipe de arqueólogos egípcios descobriu uma esteira que data da época do faraó Apries, da 26ª Dinastia (589-570 a.C.), na província de Ismailiya, a leste do Cairo, informou nesta terça-feira o Conselho Supremo de Antiguidades.

A peça consta de duas partes de pedra arenosa que têm esculpidos em hieróglifos o nome do faraó Apries, quinto monarca da 26ª Dinastia, detalhou o secretário-geral da instituição, Mohammed Abdel Maqsud.

Em comunicado, o pesquisador afirmou que a descoberta da esteira, que tem várias inscrições em hieróglifos, aconteceu em uma jazida arqueológica situada no lado oeste do Canal de Suez.

A equipe do Conselho Supremo de Antiguidades iniciou há três anos as escavações nessa jazida e já chegou a várias descobertas históricas.

O chefe do conselho lembrou que as descobertas arqueológicas comprovam que o local não era só uma antiga fortaleza militar de mercenários gregos, mas um assentamento egípcio construído pelo faraó Psamético 1º, segundo rei da dinastia.

Ele explicou que há dois anos foi descoberto um grande conjunto de armazéns na região, além de olaria de fabricação local e importada das ilhas do leste da Grécia, o que revela os prósperos laços comerciais que os egípcios mantiveram com os gregos.

Fonte: Folha.com

Nota: Os povos do passado possuem grandes segredos para a civilização do presente. Para os amantes da história e da arqueologia, qualquer descoberta do passado pode remontar grandes mistérios que nos rondam no presente.  De fato, um povo sem passado é um povo sem identidade. Quando não conhecemos nosso passado, dificilmente entenderemos as raízes que formam o nosso presente. De onde viemos? Para onde vamos? Qual o significado de nossa vida? Viemos do nada pelo nada para voltar ao nada, ou viemos à existência pelas poderosas mãos de um Deus vivo, real e bem presente? O passado, através da história e da arqueologia poderiam nos dar respostas satisfatórias a este respeito? A minha resposta é simples. Creio que sim, mas dependerá muito do que estamos procurando. Estou procurando o óbvio ou uma interpretação da vida que me descomprometa com qualquer moral? Pense nisso!
Gilberto Theiss

Beber “socialmente” é que forma alcoólatras na “sociedade” – Parte 1



Acho muito estranha a ideia de que “beber socialmente não faz mal à saúde.” Além disso não ser verdade (como verá a seguir), o fato de existirem muitos alcoólatras já é prova suficiente de que o melhor é não beber. Afinal, ninguém bebe para ser alcoólatra… Começa-se aos poucos.
A seguir quero repartir com você um estudo sobre o termo “vinho”, como é usado na Bíblia. Verá também que os benefícios para o coração não se encontram no álcool e sim nos “flavonóides” – que estão presentes na casca da uva. Para reforçar: o Dr. Helevom Rosa, grande amigo meu, me disse que há um estudo no RS onde a pesquisadora comprovou que o puro suco da uva tem 30% mais flavonóides que o vinho com álcool! Fica aí um alerta também aos médicos que costumam “orientar” os pacientes a tomarem um pequeno cálice de vinho logo após as refeições. Por que não indicar o puro suco da uva, que tem mais flavonóides?
Bom, espero que o estudo lhe seja útil. Um internauta o solicitou e espero que você também sugira novos temas a serem abordados aqui no blog do programa.
Ótima leitura!
Leandro Quadros.
Há diferentes palavras hebraicas e gregas para o termo “vinho”. Antes de explicar-lhe algo sobre isso, vou transcrever dois textos bíblicos que mostram claramente a diferença entre o vinho fermentado (alcoólico) e o não fermentado (não alcoólico):
“Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada. Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o basilisco. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando despertarei? Então, tornarei a beber. Prov. 23:29-35.
“Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele, assim farei por amor de meus servos e não os destruirei a todos”. Isa. 65:8.
Aqui, podemos ver claramente dois tipos de vinho. Se fosse o mesmo, seria uma contradição. O primeiro texto trata do vinho com álcool. Seria impossível Jesus usar na santa ceia o tipo de vinho mencionado aí. Estaria indo contra a Bíblia. O segundo texto (Isa. 65:8), aborda o vinho sem álcool, do puro suco natural da uva.
Vamos ao estudo das palavras para se referir ao vinho, nas línguas originais da Bíblia [Os dados a seguir, quanto ao significado de tais palavras no original, foram extraídos do livro "Consultoria Doutrinária". Casa Publicadora Brasileira, 1979]:
No Antigo Testamento:
1) Tirôsh – essa palavra é usada para se referir ao vinho que não é alcoólico. Aparece 38 vezes no AT e está relacionada com coisas boas: Gên. 27:37; Sal. 104:15; Prov. 3:10; Oséias 2:22, etc.
2) Shekar – sempre usada para se referir ao vinho alcoólico: Prov. 20:1; Prov. 23:29 e 30; Isa. 28:7; Isa. 5:11, etc.
3) Yayin – palavra usada para se referir ao vinho em geral, tanto alcoólico quanto não-alcoólico. Ocorre 140 vezes no AT. 1Sam. 1:14; Isa. 55:1.
No Novo Testamento:
Também há 3 palavras para se referir ao vinho, só que palavras gregas (no Antigo Testamento, hebraicas)
(1) Sikera e (2) gleukos – usadas apenas 1 vez cada uma, fazendo alusão ao vinho fermentado e alcoólico: Luc. 1:15; Atos 2:13;
3) Oinos – é a mais empregada no Novo Testamento e é usada em referência tanto ao vinho fermentado quanto ao não fermentado. A Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento hebraico que foi traduzida por 70 eruditos judeus – por isso, o nome “Septuaginta”) utilizou a palavra “oinos” para traduzir as palavras Yayin (vinho em geral) e tirôsh (vinho não fermentado): Luc. 7:33; João 4:46.
Podemos perceber que alguns termos hebraicos e gregos são usados tanto para o vinho alcoólico quanto para o vinho não alcoólico. Neste caso, devemos fazer uso do contexto bíblico - todos os versos sobre o assunto – para sabermos a que tipo de vinho o versículo bíblico está se referindo.
Entendendo alguns textos difíceis
Há versos sobre o vinho que não podem ser explicados apenas levando-se em conta o significado das palavras no original. Eis alguns exemplos: Deut. 14:26, Prov. 31:6 e 1Tim. 5:23. Tais versos devem ser entendidos em seu contexto, nas circunstâncias em que foram escritos.
(A) Deut. 14:26 – Deus tolerou nos dias do Antigo Testamento algumas práticas que Ele nunca aprovou. A tolerância foi por causa da ignorância e dureza de coração do povo. Pelo fato de o povo de Israel ter vivido no Egito, convivido com pagãos, alguns costumes perniciosos ficaram muito arraigados na vida deles: o uso de álcool, a prática da bigamia e poligamia, e o uso de jóias. Sendo Deus paciente e “grande na força da Sua compreensão” (Jó 36:5), suportou por um tempo tais costumes e, na medida em que o tempo passava, foi reeducando-os (Deut. 14:26) para que se parecessem cada vez mais com Ele. No Novo Testamento há mais luz sobre o assunto e hoje temos muitas informações sobre os malefícios do álcool. Veio o tempo quando Deus ordenou que todos os homens se arrependessem (Atos 17:30). E, aqueles que persistirem em suas práticas erradas mesmo tendo sido aconselhados e informados por Deus, não teriam mais desculpa para o seu pecado (João 15:22).
(B) Prov. 31:6 – o comentarista Metodista Adão Clarke assim explica esse texto em seu comentário bíblico: “Dai bebida forte para aquele que está morrendo. Já temos visto que bebidas embriagantes eram misericordiosamente dadas aos criminosos condenados, para torná-los menos sensíveis às torturas que enfrentariam na morte. Isto é o que foi oferecido a nosso Senhor, mas ele recusou” [Citado por Pedro Apolinário em "Explicação de Textos Difíceis da Bíblia" - 4ª edição, pág. 102.]. Essas bebidas eram feitas misturando ervas narcóticas. Nos dias de Jesus, oferecia-se ao indivíduo uma mistura de vinagre e fel (mesmo em momentos de dor, Cristo rejeitou tal substância, pois não queria perder a Sua consciência com os efeitos do álcool. Ver João 19:28 e 29 – compare com o Sal. 69:21, que profetizou esse evento. Que exemplo para o ser humano, que muitas vezes quer mergulhar-se no álcool para fugir dos seus problemas, sendo que a solução e cura vêm pelo “bater de frente” com a situação. Diante das situações desesperadoras Jesus nos orienta a irmos a Ele [Mat. 11:28-30] e não até a garrafa).
(C) 1Tim. 5:23 – para entendermos esse verso bíblico, precisamos saber o motivo que levou Paulo a dar esse conselho e também comparar o texto com outro escrito pelo mesmo autor, Efé. 5:18. Paulo orientou Timóteo a usar “um pouco de vinho” como remédio por causa de uma enfermidade, provavelmente no estômago. Alguns médicos hoje em dia também recomendam o uso de suco de uva devido à sua rápida absorção pelo sistema orgânico. E, Efésios 5:18 nos esclarece que esse “pouco de vinho” recomendado pelo apóstolo não poderia ser o alcoólico.
A Bíblia diz que há maldição para aqueles que bebem e/ou induzem outros a usarem bebidas alcoólicas: “Ai dos que se levantam cedo para embebedar-se, e se esquentam com o vinho até a noite!” “Ai daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado, para lhe contemplar a nudez”. 

Espaçonave Terra - SEMANA 34 - A LUA E AS MARÉS, JÚPITER BRILHA

sábado, 13 de agosto de 2011

Quem é a “Rainha dos Céus”, mencionada por Jeremias?

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 Vamos ao que escreveu o profeta Jeremias: ‘Quando queimávamos incenso à Rainha dos Céus e lhe oferecíamos libações,
acaso, lhe fizemos bolos que a retratavam e lhe oferecemos libações, sem nossos maridos’? (Jeremias 44:19). Ainda: ‘Os filhos apanham a lenha, os pais acendem o fogo, e as mulheres amassam a farinha, para se fazerem bolos à Rainha dos Céus; e oferecem libações a outros deuses, para me provocarem à ira’. (Jeremias 7:18).

‘Rainha dos Céus’ era o título que se dava á ‘deusa mãe’, muito venerada no mundo antigo pela sua vinculação com a
sexualidade e com as fontes da vida. Na Mesopotâmia, recebia o nome de Ishtar e era identificada com o planeta Vênus. Em Canaã a chamavam de Astarote. A menção dos filhos, dos pais e das mulheres dá a entender que se tratava de um culto familiar?.

O fato de Deus não querer que o seu povo não adorasse a ‘rainha dos Céus’ indica que não devemos adorar nenhuma criatura no lugar do criador.(Êxodo 20:1-6; Deuteronômio 4:15-19; Atos 17:29-31).

Argila - Tratamento natural

A argila impregnada de água possui várias propriedades com utilidade terapêutica. Em seu estado seco, ou pó, não possui valor, apenas para armazenamento.

A argila é muito eficaz para acalmar toda classe de dores particularmente indicada em casos de distensões, entorses, luxações e pancadas. Pode-se também aplicar diretamente em infecções, pois seu poder antibacteriano impede a proliferação da infecção.

É indicada também nos casos de inflamações e degeneração articulares, como atrite e artroses. Absorve venenos e toxinas, a semelhança do carvão ativado.

Propriedades da argila (uso externo)

- Antiinflamatório
- Anti-séptico
- Absorvente
- Anti-reumático
- Analgésico
- Antitraumático
- Cicatrizante
- Antitumoral
" Os meio naturais usados em harmonia com a vontade de Deus, produzem resultados sobrenaturais". Mensagens Escolhidas, vl. 2, p. 346

Quando a crosta da Terra explode


M. Elaine Kennedy, Ph.D.
Você mora na Califórnia e se orgulha de seu belo lar. De lá se tem uma vista das águas azuis do Oceano Pacífico. Numa tarde ensolarada, você está sentado em sua cadeira favorita na varanda, observando as ondas espumosas batendo ritmicamente, ora com gentileza, ora com estrondo. O rádio toca sua música preferida e a vida parece calma, plácida e aprazível. Subitamente, a transmissão é interrompida. Um sistema de aviso de emergência entra em operação. Uma possível erupção vulcânica, acompanhada por um terremoto na borda do oceano parece iminente, e pede-se que você e seus vizinhos se transfiram para um lugar mais seguro.
Ficção? Não mais. O soar de atividade vulcânica e sísmica é sentido em volta do cinturão do Oceano Pacífico. Vulcanologistas, com o auxílio da moderna tecnologia, são capazes de vigiar vulcões adormecidos e ativos na borda do Pacífico, identificar indicadores de atividade maior que possa levar a erupções e alertar em tempo as comunidades que vivem ao longo da costa do Pacífico.
Uma compreensão melhor dos processos abaixo da superfície podem também aumentar a capacidade de previsão dos vulcanologistas. Mas compreender estes processos não responde à crucial pergunta humana: “Por que isso acontece?” São necessárias outras fontes de informação para ajudar-nos a lidar com o problema. A resposta permanece especulativa, mas alguma informação básica sobre os processos que produzem parte da rocha em fusão no interior da Terra pode ajudar. Visto que há um cinturão vulcânico em volta do Pacífico, este artigo começará por um estudo daquela região.

O círculo de fogo

Ao longo das margens do Pacífico há trincheiras profundas. O chão do Oceano Pacífico afunda nestas trincheiras e desliza debaixo das rochas que formam a crosta continental. Este processo é conhecido como subdução,1 e os vulcanologistas sugerem que este processo de subdução produz o material básico para a maior parte do vulcanismo que circunda o Oceano Pacífico, daí a frase “Círculo de Fogo”. A placa oceânica subdutora arrasta água do mar e algum material da crosta. Quanto mais para o fundo esse material é arrastado, tanto mais altas as temperaturas e pressões em volta das rochas. Finalmente, os gases produzidos pela água do mar e o material da crosta provocam a fusão da placa que afundou e do manto superior.2 A rocha fundida ou magma começa então a subir através da crosta continental, gerando novas fraturas e falhas e incorporando material adicional da crosta à medida que desliza.3
Quando as rochas da crosta se derretem, alguns tipos de rocha se decompõem quimicamente e liberam gases como dióxido de carbono e dióxido de enxofre. O magma que sobe pode misturar-se com magmas de outras fontes, que também produzem gases. Os gases aumentam a pressão dentro do magma e diminuem sua densidade, o que ajuda no movimento ascendente das rochas fundidas através das falhas.4 Contudo, rocha derretida movendo-se ao longo de fraturas não indica que um vulcão está para explodir. Os vulcanologistas buscam indicadores específicos de atividade vulcânica iminente.

Precursores de uma erupção

Os dados sobre vulcões são coletados em todo o mundo porque os cientistas querem saber quando a próxima erupção vai ocorrer. Uma informação que parece muito útil inclui atividade sísmica (terremotos) e os tipos de gases que são emitidos. Gases comuns liberados por rachaduras vulcânicas e crateras incluem dióxido de enxofre, monóxido de carbono, dióxido de carbono, sulfureto de hidrogênio e vapor de água.5 A atividade sísmica aumenta dramaticamente antes de uma erupção. Essa atividade é por volta de 4 graus ou menos na escala Richter; todavia, terremotos de maior intensidade podem ocorrer com bastante barulho, liqüefação, etc.6 À medida que as pressões sobem dentro do magma por causa da incorporação de gases das rochas das costas adjacentes, a probabilidade de que haverá uma erupção aumenta.7

A erupção

A erupcão ocorre quando a pressão no magma excede a pressão exercida pelo peso das rochas superiores. Fortes estrondos e terremotos freqüentemente precedem e acompanham a ejeção de lava, rochas incandescentes, gases e cinza.8 Quando ocorre uma erupção, muitas pessoas estão interessadas não somente no que aconteceu mas também perguntam: “Por que isso aconteceu?”

Perspectiva cristã

Dentro de comunidades religiosas, terremotos e erupções vulcânicas têm despertado interesse visto que eles têm sido considerados como “atos de Deus”. Alguns pensam que, no passado, as pessoas atribuíam a atividade de vulcões e terremotos a Deus ou a maus espíritos por ignorância, mas o Livro de Jó deixa claro que tanto Satanás como Deus operam nos domínios da natureza (Jó 1:6-12). Agora que se sabe mais acerca dos processos envolvidos em erupções, as pessoas não mais consideram tal atividade como uma intervenção divina ou mística. A comunidade cristã reconhece a dificuldade de saber como e quando Deus poderia usar processos naturais em Seu desígnio (ver Mateus 21:18-22; Lucas 13:4, 5). Pensar que sabemos como algo funciona não significa que Deus não esteja envolvido no momento do evento ou processo. O conceito é difícil, já que não conhecemos a mente de Deus. Não sabemos se alguns ou todos os eventos incluem a intervenção divina ou se a maioria é apenas um processo que ocorre ao acaso em nosso mundo. O fato de não termos conhecimento deste tópico deve levar-nos a ser cautelosos com nossos comentários sobre acontecimentos e juízos do fim do mundo (ver Marcos 13:8; Lucas 21:9-11, 25-28).

Vulcanismo durante o dilúvio de Gênesis

Há outro aspecto do vulcanismo que devia ser considerado sob o ponto de vista bíblico, cristão. As rochas continentais e oceânicas contêm evidências de vulcanismo. Os adventistas do sétimo dia crêem que a maior parte desta evidência está relacionada com o dilúvio de Gênesis. A inclusão do vulcanismo no fenômeno do dilúvio aumenta a complexidade e devastação daquele evento. (Ver pág. 15). Fluxos extensos de basalto tais como nos trapes da Sibéria, do Decan na Índia, os basaltos do Paraná, no Brasil, e os basaltos do Rio Colúmbia no noroeste dos Estados Unidos, podem ter começado durante o dilúvio de Gênesis ou perto do seu fim. Além disso, extensas camadas de cinza vulcânica se acham entremeadas em camadas de rochas da crosta terrestre.
Durante as discussões sobre o dilúvio bíblico, os cristãos comentam sobre o poder destruidor das águas do dilúvio, mas raramente fazem referência à devastação relacionada com vulcões e terremotos que acompanharam o acontecimento. À medida que os cientistas cristãos continuam a estudar as evidências geológicas, percebem cada vez mais as complexidades do dilúvio de Gênesis.

Conclusão

Realmente, muito pouco se sabe dos processos profundos que contribuem para o vulcanismo. A maior parte das teorias desenvolve-se a partir de medidas de superfície. Ao tentar estudar estes processos, os vulcanologistas esperam poder explicar por que ocorrem as erupções.
Dentro da comunidade cristã, há o reconhecimento de um poder além dos processos físicos e químicos observados na natureza. A interpretação bíblica de vulcões, terremotos e dilúvios como juízos faz com que os cristãos questionem a natureza aleatória dos acontecimentos. Muitos cristãos consideram a maioria dos desastres naturais como acontecimentos aleatórios, parte de um mundo pecaminoso. A perspectiva bíblica liga esses acontecimentos com o fim do mundo, e sua ocorrência devia fortalecer nossa fé na segunda vinda de Jesus. Um aumento súbito e notável na fre-qüência de calamidades naturais é predito para o período justamente antes da volta de Cristo. Embora amigos e parentes possam perecer durante esses desastres, os cristão têm fé no amor imperecível do Pai por Seus filhos. Esses processos nos fazem lembrar da grandeza do poder de Deus e de Sua capacidade para controlar as forças da natureza.

Ellen G. White escreve sobre vulcanismo e terremotos

Ellen White fez vários comentários sobre atividade vulcânica e terremotos.* Uma das declarações mais completas, incluída num livro publicado em 1890, é esta: “Nesse tempo imensas florestas foram sepultadas. Estas foram depois transformadas em carvão, formando as extensas camadas carboníferas que hoje existem, e também fornecendo grande quantidade de óleo. O carvão e o óleo freqüentemente se acendem e queimam debaixo da superfície da Terra. Assim as rochas são aquecidas, queimada a pedra de cal, e derretido o minério de ferro. A ação da água sobre a cal aumenta a fúria do intenso calor, e determina os terremotos, vulcões e violentas erupções. Vindo o fogo e a água em contato com as camadas de pedra e minério, há violentas explosões subterrâneas, as quais repercutem como soturnos trovões. O ar se acha quente e sufocante. Seguem-se erupções vulcânicas; e, deixando estas muitas vezes de dar vazão suficiente aos elementos aquecidos, a própria terra é agitada, o terreno se ergue e dilata-se como as ondas do mar, aparecem grandes fendas, e algumas vezes cidades, vilas e montanhas a arder são tragadas. Estas assombrosas manifestações serão mais e mais freqüentes e terríveis precisamente antes da segunda vinda de Cristo e do fim do mundo, como sinais de sua imediata destruição” (Patriarcas e Profetas [Tatuí, São Paulo: Casa Publicadora Brasileira, 1995], págs. 108, 109).
A descrição de Ellen White dos processos que contribuem para o vulcanismo são muito semelhantes às idéias publicadas por geólogos de seu tempo. Isso explica por que a linguagem usada é mais descritiva que científica. Um século atrás, a teoria das placas tectônicas não tinha sido desenvolvida e os círculos geológicos enfocavam apenas o processo da erupção. Quatro aspectos destas descrições são discutidos abaixo:
1. “O carvão e o óleo freqüentemente se acendem e queimam… [é] queimada a pedra de cal”.
A frase “se acendem e queimam” pode ser uma tentativa de descrever a incorporação de carvão e óleo à rocha em fusão que sobe pela crosta. Este processo ocorre continuamente à medida que o magma sobe dentro da crosta continental. Noutra referência,* White nota que os vulcões não se acham tipicamente perto dos principais depósitos de carvão, óleo e gás. Esta declaração pode indicar sua percepção de que não é a queima do carvão que funde as rochas adjacentes, mas ao contrário, que a rocha em fusão é que inflama o carvão e o óleo. Contudo, ela apóia a idéia de que o carvão e o óleo contribuem para o vulcanismo de algum modo. Ela não especifica o processo que “inflama” o carvão e o óleo, portanto a frase “assim as rochas são aquecidas” pode não referir-se ao carvão e ao óleo que ardem, mas ao processo responsável pela queima, ou seja, o magma que sobe (um conceito desconhecido na época). É interessante notar que ela se refere à cal como queimando e ao minério de ferro como derretendo, indicando de novo a decomposição do calcáreo em seus vários elementos.
2. “A ação da água sobre a cal aumenta a fúria do intenso calor, e determina os terremotos, vulcões e violentas erupções. Vindo o fogo e a água em contato com as camadas de pedra e minério,…”
Em linguagem não científica a autora descreve a importância dos gases dentro da câmara de magma com relação ao processo de erupção. Carvão e óleo produzem primariamente carbono, enxofre e hidrogênio, ao entrarem em contato com as rochas fundidas que sobem. A água está presente como gás e a cal é a fonte de íons de carbonato (CO3=) que se recombinam para formar uma variedade de gases. Estes componentes formam os gases constatados pelos vulcanologistas de hoje.
3. “A própria terra é agitada…”
Aqueles que estavam perto do Monte St. Helens em 18 de maio de 1980 e viveram para contar a história, falaram aos repórteres sobre o “ar quente e sufocante”, bem como sobre as explosões. A atividade sísmica é freqüentemente associada com erupções vulcânicas devido às pressões crescentes sob a superfície, as quais geram algumas das “violentas explosões subterrâneas”, bem como ondas de superfície.
4. Aparecem grandes fendas, e algumas vezes cidades, vilas e montanhas a arder são tragadas”.
A frase “aparecem grandes fendas” parece sugerir que as fendas tragariam cidades, etc. Embora seja verdade que grandes regiões são afetadas, a destruição é devida à lava e cinza que rompem através de novas fissuras, e assim vilas podem ser “tragadas” pelo rio de lava. Esta leitura da passagem é mais consistente com a frase inicial “seguem-se erupções vulcânicas…” e pode-se compreender neste contexto que os terremotos geram as fissuras que podem formar fendas que permitem escapar lava adicional e cinza.
O freqüente relato de atividade vulcânica e de terremotos no noticiário não inclui uma perspectiva cristã. Ellen White menciona vulcões e terremotos como lembretes poderosos de que a destruição catastrófica é uma parte muito real de nosso mundo e que este mundo pode chegar rapidamente ao fim. White também nos assegura de que há um contexto maior e, como é típico em seus escritos, é sua sentença final neste parágrafo que aponta para a segunda vinda de Jesus Cristo.

* Uma lista de fontes adicionais para estes comentários pode ser obtida com a autora no Geoscience Research Institute, Loma Linda University; Loma Linda, Califórnia 92350; E.U.A. Fax: 909-558-4314. E-mail: ekennedy@ccmail.llu.edu ou tendo acesso a EGW database pela Loma Linda University na Internet.
M. Elaine Kennedy (Ph.D., University of Southern California) é geóloga e cientista-assistente no Geoscience Research Institute. Seu endereço: Geoscience Research Institute; Loma Linda, Califórnia 92350; E.U.A. Diálogo publicou outros artigos da Dra. Kennedy: “Deus e a Geologia na Escola de Pós-Graduação” (3:3, “Os Intrigantes Dinossauros” (5:2) e “A Busca dos Antepassados de Adão” (8:1).
Artigos sobre assuntos relacionados, já publicados nesta revista: Harold G. Coffin, “Carvão: Como Se Originou”? (6:1); William H. Shea, “O Dilúvio: apenas uma catástrofe local?” (9:1).

Notas e referências

1.   Ver E. J. Tarbuck e F. K. Lutgens, The Earth: An Introduction to Physical Geology (Columbus, Ohio: Marrill Publishing Company, 1987), págs. 481-496. Também, J. Ruiz, C. Freydier, T. McCandless e R. Bouse, “Isotopic Evidence of Evolving Crust and Mantle Contributions for Base Metal Metallogenesis in Convergent Margins”, Geologic Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A357.
2.   Ver E. Hegner e T. W. Vennemann, “Role of Fluids in the Origin of Tertiary European Intra Plate Volcanism: Evidence from O, H, and Sr Isotopes in Mililitites”, Geology 25 (1997): 1035-1038. Também V. E. Camp e M. J. Roobol, “New Geologic Maps Describing a Portion of the Arabian Continental Alkali Basalt Province, Kingdom of Saudi Arabia”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 23 (1991): 451; G. L. Hart, E. H. Christiansen, M. G. Best e J. R. Bowman, “Oxygen Isotope Investigation of the Indian Peak Volcanic Field, Southern Utah-Nevada: Magma Source Constraints for a Late Oligocene Caldera System”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A87; e S. A. Nelson, “Spatial and Geochemical Characteristics of Basaltic to Andesitic Magmas in the Mexican Volcanic Belt”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A88.
3.   W. A. Duffield e J. Ruiz, “Contaminated Caps on Large Reservoirs of Silicic Magma”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 23 (1991): 397.
4.   V. C. Krass, “Magma Mixing as a Source for Pinatubo Sulfur”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A64.
5.   R. S. Harmon e K. Johnson, “H-Isotope Systematics at Augustine Volcano, Alaska”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A164. Também J. Dixon e D. Clague, “Evolving Volcanoes and Degassing Styles in Hawaii”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A191.
6.   W. G. Cordey, ed., “Volcanoes and Earthquakes”, Geology Today 11 (1995): 233-237.
7.   G. B. Arehart, N. C, Sturchio, T. Fischer e S. N. Williams, “Chemical and Isotopic Composition of Fumaroles, Volcan Galeras, Colombia”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 25 (1993): A326.
8.   Cordey, págs. 236-239. Também R. B. Smith, C. M. Meertens, A. R. Lowry, R. Palmer e N. M. Ribe, “The Yellowstone Hotspot: Evolution and Its Topographic Deformation, and Earthquake Signature”, Geological Society of America, Abstracts With Programs 29 (1997): A166.

O Santuário em Gênesis


Os judeus designam o livro de Gênesis segundo a primeira palavra do texto hebreu, Bereshith no princípio. Entretanto, o Talmud judeu o chama o "Livro da criação do mundo". O nome Gênesis, significa "origem" ou "fonte", foi tirado da LXX onde este termo foi usado pela primeira vez, para indicar o conteúdo do livro.
Judeus e cristãos por igual consideraram Moisés, o grande legislador e dirigente dos hebreus em ocasião do êxodo, como o autor do livro. Esta convicção foi disputada algumas vezes por opositores pagãos em o período inicial do cristianismo, mas nunca foi posta em dúvida seriamente por nenhum cristão nem judeu até meados do século XVIII. Há mais de dois séculos, puseram-se em duvida crenças e opiniões tradicionais em todo aspecto do pensamento humano.
Não é o propósito desta introdução refutar as muitas pretensões da alta crítica formuladas para sustentar suas teorias. Mais importante é mostrar a evidência de que Moisés é o autor.
O livro foi escrito ao redor de 1.500 anos a.C enquanto os hebreus estavam ainda em escravidão no Egito. Contém um esboço da história deste mundo que abrange muitos séculos. Os primeiros capítulos não podem ser colocados em um marco histórico, segundo a concepção corrente do que é história. Não temos história do mundo ante-diluviano, salvo a que foi escrita por Moisés. Não temos registros arqueológicos, a não ser só o testemunho mudo e freqüentemente escuro dos fósseis.
Todo estudante atento conhece o tema principal do livro: primeiro a narração do trato de Deus com os poucos fiéis que o amaram e serviram e segundo, a profundidade da depravação na qual caíram os que haviam deixado a Deus e seus preceitos. O livro do Gênesis é o primeiro registro permanente da revelação divina concedida aos homens.
Embora saibamos que somente em tempos posteriores é que foi o santuário dado ao povo, é possível encontrar momentos e ocasiões que já nos lembrariam o mesmo. Algumas pesquisas dentro do livro do Gênesis puderam nos trazer informações claras de que Deus já estava apresentando um projeto chamado santuário, mesmo que em forma de "miniatura".
Nesse livro encontram-se vários pontos que nos fazem lembrar o santuário, vejamos:
01. Em Gn 2:8 Deus plantou um jardim ao Oriente. Como sabemos na história o templo (sua entrada) também foi direcionada para o Oriente (leste). Ex 36:20-30; Ez 47:1.
02. Gn 2:8 — Deus plantou. Em Ex 15:17 Deus promete plantar o santuário na montanha santa.
03. Deus planta (natah) o jardim (Gn 2:8). Já em Ex 15:17, também Deus planta Israel como nação.
04. Gn 2:9 — A árvore da vida é descrita como estando no centro do jardim. No hebraico BETWK (meio). Este é o mesmo termo que é usado em Ex 25:8 onde Deus pede que seja construído um santuário para que pudesse habitar no meio do povo. (Moisés escolheu as mesmas palavras).
05. Gn 3:8 — Deus andando no jardim. A descrição de Deus caminhando ao redor é encontrada apenas 2 vezes em todo o Antigo Testamento. A primeira é em Gn 3:8 e a segunda em Dt 23:14, onde apresenta o Senhor andando no meio do arraial.
06. Gn 2:10 — O rio fluindo do meio do jardim lembra o rio que flui do santuário. Ez 47:1-12, Ap 22:1.
07. A lista dos metais no Jardim do Éden (ouro, berilo, bdélio, ônix) são apenas mencionados na Bíblia em conexão com o santuário. (Ex 25:7; 28:9, 20; 35:9; 39:6,13; Nm 11:7). Nm 11:7 — apresenta o maná como sendo da cor do berilo (esta é a única vez que o berilo é mencionado).
08. O serviço de sacrifícios, embora não se mencione tão abertamente aqui, foi instituído nesse tempo. O relato dos sacrifícios de Caim e Abel, mostra que estavam bem familiarizados com esse ritual. Se Deus não tivesse ensinado a lição para eles em relação aos sacrifícios, teria sido desnecessária a aprovação da oferenda de Abel e a desaprovação da de Caim. Ao Caim não acusar Deus de preferências ou parcialidade, coloca em evidência que tanto ele como seu irmão sabiam o que era para ser feito. Deus já os ensinara a lição do Cordeiro. A oferenda de Abel foi uma demonstração de fé, a de Caim pelas obras. Ao sacrificar o animal, Abel mostrara fé no plano da redenção. Gn 4
09. Uma espada que se revolvia. Deus colocara uma espada no portão do paraíso, para que Adão e Eva não tivessem acesso a árvore e comessem do fruto. Na bíblia, a luz sempre foi símbolo de presença divina. Nos lembra o Shekinah, glória de Deus, aparecendo entre os dois querubins no propiciatório (Ex 25:22; Is.37:16). A frase "uma espada que se revolvia" é uma tradução do hebreu que diz "um fulgor da espada". Não havia nenhuma espada literal que guardasse o portão do paraíso. Mas bem havia o que parecia ser o cintilante reflexo de luz de uma espada "que se revolvia por todos lados" com grande rapidez, fazendo refulgir dardos de luz que irradiavam de um centro intensamente brilhante. Além disso a forma do verbo hebreu, "mithhappéketh", "se revolvia por todos lados", significa em realidade "dando-se volta a todos lados". A "espada" parecia girar sozinha sobre si mesma. Esta radiante luz vivente não era a não ser a glória do Shekinah, a manifestação da presença divina. Ante ela, durante séculos, os leais a Deus se reuniam para lhe adorar. Gn 3:24 - Devemos então notar algo interessante, no Édem vemos 2 anjos e uma luz intensa ao meio, em Exodo, encontramos 2 anjos e a luz do Shekná ao meio, está havendo no Gênesis, uma projeção do futuro, através da presença de 2 querubins e uma glória ao centro.
10. No Éden há três separações de espaço: Terra, Jardim e o Meio do Jardim. No monte Sinai, encontramos também três separações de espaço: o acampamento do povo, o local onde os anciãos se encontravam com Moisés, e, o lugar onde apenas Moisés poderia ir. São os três espaços do santuário: pátio, lugar santo e lugar santíssimo. Gn 2:8-9 - Ex 19:20-24.
11. Quando Deus terminou a criação Ele abençoou o que havia feito. Quando o santuário foi completado Moisés viu toda a obra e abençoou o povo. Gn 2:3 - Ex. 39:43.
12. No santuário e no templo de Salomão muitos elementos da natureza estava nas paredes (palmeiras, flores, vinhas, amêndoas). Os estudiosos crêem que isto é uma referência à criação. 1Re 6:29, 32, 35; 7:49.
13. Após o pecado Deus desce e põe vestes em Adão e Eva. LABASH KETONET. Estes são os termos exatos que Moisés usa para descrever as vestes do sacerdócio. (Lv 8:7—13; Num. 20:28). As únicas vezes que na bíblia mostra Deus vestindo alguém são Adão e Eva e os Sacerdotes. Isto implica que Deus estava vestindo Adão e Eva e determinando-os como sacerdotes. Gn 3:21.
14. A criação do mundo foi feita em 6 dias e no sétimo Deus criou o sábado, descansando nele. A descrição do santuário é feita em 6 seções, terminando com o sábado. (Gn 1 e 2; Ex 25— 31).
15. Gn 2:15 — O trabalho de Adão era cultivar a terra. Há aí duas palavras críticas: ABAD — servir, e SHAMAR — guardar. Estas mesmas duas palavras são usadas para descrever o trabalho dos levitas no santuário. (Nm 3:7, 8).
16. No santuário e no templo de Salomão haviam muitos elementos da natureza nas paredes (palmeiras, flores, vinhas, amêndoas). Os estudiosos crêem que isto é uma referência à criação. (Ex 25:3 1 — 40; 1Rs 7:49; 7:26, 29, 36; 1Rs 6:29, 32, 35).
Não existe um único verso bíblico que diga ser o Éden o primeiro santuário, contudo, nosso objetivo aqui foi mostrar que na mente de Deus a idéia chamada santuário estava começando a ser colocada em prática de forma pedagógica a ensinar os primeiros habitantes.
Deus seja louvado, pois este maravilhoso projeto já havia nascido na mente do supremo.
por Weber Marques e Adriano Euzébio

Cabeça de pica-pau inspira amortecedores

Quando os investigadores de acidentes recuperarem uma caixa-preta a partir dos destroços de um avião no futuro, poderão agradecer ao pica-pau pela conservação dos dados. O motivo? Um novo amortecedor hi-tech está sendo desenvolvido inspirado na habilidade da ave em resistir à desaceleração severa.
Uma cabeça de pica-pau suporta desacelerações de até 1200 g (gravidade padrão) enquanto ele bica uma árvore até 22 vezes por segundo. Os seres humanos só agüentam de 80 a 100 g, sem que o cérebro seja danificado.
Como os pica-paus suportavam isso ainda era um mistério, porém os cientistas Sang-Hee Yoon e Sungmin Park, da Universidade da Califórnia, estudaram o movimento do bicho, fazendo vídeos e uma tomografia computadorizada da cabeça da ave e do pescoço. Os estudos identificaram quatro estruturas que absorvem o choque mecânico.
Trata-se de seu bico duro, porém elástico; um osso de suporte à língua que se estende por trás do crânio (chamado hióide); uma área de osso esponjoso em seu crânio; um líquido cefalorraquidiano. Todas essas estruturas funcionam juntas para absorver as pancadas.
As estruturas da ave para absorver impacto (Crédito: New Scientist)
Depois de entender o mecanismo, os pesquisadores partiram em busca de análogos artificiais para todos esses fatores para que eles pudessem construir um sistema de absorção de choque mecânico.
Para simular a resistência do bico, eles usam um invólucro metálico cilíndrico. A capacidade do osso hióide para distribuir as cargas mecânicas é imitada por uma camada de borracha dentro do cilindro. O líquido cefalorraquidiano é imitado com camada de alumínio. A resistência do osso esponjoso à vibração é imitada por várias esferas de vidro de 1 mm de diâmetro, onde é depositado o objeto que quer ser preservado.
Para testar seu sistema, Yoon e Park colocaram um microchip dentro de uma bala com a estrutura baseada no pica-pau e usaram uma carabina para atirar em uma parede de alumínio. Depois do tiro, o circuito eletrônico ficou protegido, agüentando choques de até 60.000 g. Hoje as caixas pretas de vôo resistem a choques de até 1000g.
"Nós sabemos agora como evitar a fratura de microdispositivos de choque mecânico", disse Yoon. "Um instituto na Coréia agora está buscando algumas aplicações militares para a tecnologia."
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Nota: Amortecedores hi-tech serão desenvolvidos graças a observação do design da cabeça do pica-pau. A forma perfeita como a natureza funciona continua servindo como modelo para a ciência. Mas quem projetou o original? Ou será que toda essa tecnologia surgiu por acaso?
"Pergunte, porém, aos animais, e eles o ensinarão, ou às aves do céu, e elas lhe contarão; fale com a terra, e ela o instruirá, deixe que os peixes do mar o informem. Quem de todos eles ignora que a mão do Senhor fez isso?" Jó 12:7-9

Série: Consciente Coletivo - Episódio 10( último)

A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.

As animações são bem feitas, bem dirigidas, e didaticamente muito claras. Isso torna o material adequado para grupos de diferentes faixas etárias, desde crianças bem pequenas, e mesmo os adultos. Para os educadores, surge como um essencial e oportuno guia para ser fartamente trabalhado em sala de aula, em grupos de estudo, em apresentações dos Círculos de Pais e Mestres.

Como tudo que é bom, apesar da excelência em conteúdo didático, é pouco conhecido do público até o presente momento. Grande ferramenta para auxiliar nas suas práticas educativas.

Série: Consciente Coletivo - Episódio 9

A série Consciente Coletivo faz reflexões sobre os problemas gerados pelo ritmo de produção e consumo de hoje. Tudo de um jeito simples e divertido. Entre os assuntos estão sustentabilidade, mudanças climáticas, consumo de água e energia, estilo de vida, entre outros, que permeiam o universo da consciência ambiental.

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Como tudo que é bom, apesar da excelência em conteúdo didático, é pouco conhecido do público até o presente momento. Grande ferramenta para auxiliar nas suas práticas educativas.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Teriam alguns líderes da Igreja adulterado os escritos de Ellen White para advogar a doutrina da Trindade?

Na tradução dos escritos de Ellen G. White ao português, o termo “Godhead” (Divindade) acabou sendo vertido algumas vezes como “Trindade” (O Desejado de Todas as Nações, pág. 671; Testemunhos Para Ministros, pág. 392; Evangelismo, pág. 617; Cristo Triunfante, 25 de julho, pág. 213; ibidem, 21 de outubro, pág. 301). Também a expressão “the heavenly trio” (o trio celestial) foi traduzida como “a trindade celeste” (Evangelismo, pág. 615). Em espanhol, essas expressões foram vertidas literalmente como “Divindade” e “o trio celestial”. Mas o conceito de uma Divindade composta por três Pessoas distintas (Pai, Filho e Espírito Santo) é claramente expresso nos escritos de Ellen White, e não depende de qualquer tradução interpretativa. Em outras palavras, mesmo que se mantenha uma tradução literal dos termos, o conceito permanece inalterado. Já a alegação de que a liderança da Igreja Adventista tenha inserido nesses escritos o conceito da Trindade é uma falsa acusação, não endossada por
uma análise honesta dos textos originais de Ellen White (ver “Original Sources for Ellen White’s Statements on the Godhead Printed in Evangelism, págs. 613-617” [Silver Spring, MD: Ellen G. White Estate, 2003). Os defensores dessa teoria normalmente comparam escritos paralelos de Ellen White para depois alegar que, se alguns conceitos foram por ela expandidos ou enunciados de forma diferente, tais modificações não foram feitas pela própria autora, e sim por outras pessoas mal intencionadas. Se os profetas não podem expandir e clarificar conceitos previamente enunciados, como explicar então as diferentes perspectivas de determinados eventos descritos nos evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e
Lucas?
Os antitrinitarianos não se intimidam em afirmar que a expressão “batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mat. 28:18) é uma declaração herética que não se encontra no texto original de Mateus, embora não existam quaisquer variantes textuais nos manuscritos gregos mais antigos que comprovem essa alegação. Uma pesquisa no CD-ROM em inglês The Complete Published Ellen G. White Writings (versão 3.0) revela que essa expressão aparece cerca de 166 vezes nos escritos publicados de Ellen White, algumas das quais são republicações. Se essa expressão fosse herética e espúria, como querem alguns, por que então a Sra. White a usou já em 1854 em seu livro Supplement to the Christian Experience and Views of Ellen G. White (pág. 19)? Por que Deus não lhe esclareceu essa questão?
Se analisarmos cuidadosamente as 166 vezes em que aparece a expressão “batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” nos escritos publicados de Ellen White, bem como as demais declarações nas quais ela se refere às três Pessoas da Divindade, perceberemos que muitas delas foram publicadas ao longo de sua existência, e ela jamais reclamou de qualquer suposta adulteração dos seus escritos por terceiros! Cuidadosa como sempre foi com a
integridade de seus escritos, ela jamais teria deixado de detectar essas supostas alterações e jamais as teria tolerado. Por que teria Deus “iluminado” algumas pessoas apenas a partir da década de 1990 a respeito disso? Lamentavelmente, porém, tais pessoas consideram as citações de Eusébio da Cesaréia (ca. 260-ca. 340 d.C.) sobre o batismo apenas em nome de Jesus como bem mais confiáveis do que as declarações de Ellen White a respeito do batismo “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”.
A maioria dos antitrinitarianos adventistas alega crer no Espírito de Profecia. Mas a obra deles acaba gerando descrença nos escritos de Ellen White, pois estes são tidos como não sendo mais confiáveis por terem sido “adulterados” pela liderança da igreja. Sem sombra de dúvidas, esta é uma das mais sutis estratégias satânicas para tornar sem efeito o Espírito de Profecia. A própria Sra. White advertiu que “o último engano de Satanás será exatamente anular o testemunho do Espírito de Deus” (Mensagens Escolhidas, vol. 2, pág. 78), pois
"não havendo profecia, o povo se corrompe" (Prov. 29:18). Não estariam as alegações de adulteração dos escritos de Ellen G. White cumprindo a predição contida nesta advertência?
Por mais lógica e atrativa que possa parecer, a teoria da adulteração dos textos originais da Bíblia e dos escritos de Ellen G. White só é aceitável àqueles que não acreditam que Deus preservou a integridade conceitual desses textos em suas respectivas línguas originais. Embora existam interpolações ao texto bíblico original e problemas de tradução, Deus não permitiu que ensinos heréticos fossem acrescidos às Escrituras em suas línguas originais. De acordo com Ellen White, “se não quisermos construir nossas esperanças celestiais sobre um falso fundamento, precisamos aceitar a Bíblia como se lê e crer que o Senhor quer dizer o que diz” (Testimonies for the Church, vol. 5, pág. 171). E o mesmo princípio é aplicável também aos escritos que constituem a manifestação moderna do Espírito de Profecia para a Igreja remanescente do tempo do fim.
Por Alberto R. Timm (artigo publicado na revista do Ancião em out – dez 2005)

Erupções Vulcânicas e Terremotos

 (1864) — Antes do dilúvio havia imensas florestas. As árvores eram muitas vezes maiores do que as conhecidas atualmente. Eram de grande durabilidade. Elas duravam centenas de anos até entrarem em decomposição. No tempo do dilúvio estas florestas foram arrancadas pela raiz ou derrubadas e soterradas. Em alguns lugares, grandes quantidades dessas imensas árvores foram amontoadas e cobertas com pedras e terra pela agitação do dilúvio. Desde então, foram petrificadas e transformadas em carvão, o que justifica os grandes estratos de carvão encontrados atualmente. Este carvão produziu o petróleo.

Deus criou grandes quantidades de carvão e petróleo para entrarem em ignição e queimarem-se. As rochas eram intensamente aquecidas, a pedra calcária queimada e o minério de ferro derretido. A ação da água sobre a pedra calcária proporciona uma agitação violenta ao intenso calor, provocando terremotos, vulcões e explosões de fogo e faíscas. A ação do fogo e da água sobre as camadas rochosas e do minério de ferro causa explosões estrondosas que soam como um som abafado de trovão. Estas exibições maravilhosas serão mais intensas e terríveis exatamente antes da vinda de Cristo e no fim dos tempos, como sinais de sua destruição arrasadora.

O carvão e o petróleo são geralmente encontrados onde não há montanhas queimando ou explosões de fogo. Quando o fogo e a água se encontram sob a superfície terrestre, as explosões de fogo não dão saída suficiente aos componentes quentes que estão abaixo. A Terra é agitada — o chão treme, desloca-se e ergue-se em forma de morros ou ondulações, havendo sons estrondosos como se houvessem trovões no subsolo. O ar é quente e sufocante. O solo abre-se rapidamente, e eu vi vilarejos, cidades e montanhas sendo engolidas.

Deus controla todos esses elementos; eles são os instrumentos divinos para que seja feita a Sua vontade; Ele os coloca em ação para servir a Seus propósitos. Estas explosões de fogo têm sido e continuarão sendo os agentes do Altíssimo para eliminar da terra todas as cidades pecaminosas. Como Corá, Datã e Abirão, descem vivas ao abismo. Estas são as evidências do poder de Deus. Aqueles que têm observado estas montanhas ficam pasmados de terror com a grandeza da cena torrentes de fogo e chamas explodindo juntamente com grande quantidade de minério de ferro derretido secando os rios e fazendo-os desaparecer. Os homens enchem-se de temor enquanto observam atentamente o infinito poder de Deus.

Estas manifestações ostentam as marcas especiais do poder de Deus e destinam-se a levar as pessoas na Terra a tremerem perante Ele, e a calar aqueles que, como Faraó, dizem orgulhosamente: “Quem é o Senhor a cuja voz devo obedecer?” Isaías faz referência a essas exibições do poder de Deus quando exclama: “Oh, Se fendesses os céus, e descesses! Se os montes se escoassem diante da Tua face! Como quando o fogo inflama a lenha e faz ferver as águas, para fazeres notório o teu nome aos teus adversários, assim as nações tremessem da tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da tua face”. (Isa. 64:1-3).

“O Senhor é paciente e grande em poder, não deixa impune o culpado. O senhor caminha em meio da tempestade e sobre o vento impetuoso; as nuvens são as poeiras dos seus pés. Ele ameaça ao mar e torna-o seco, e esgota todos os regatos. O Basã e o Carmelo fenecem, as flores do Líbano murcham-se. As montanhas vacilam diante Dele, desaparecem as colinas; a Terra, o mundo e todos os seus habitantes agitam-se diante dele. Quem poderia enfrentar a sua cólera? Quem poderia resistir o ardor de sua ira? Seu furor derrama-se como um fogo, seu aspecto basta para destruir um rochedo.” (Naum 1:3-6).

“Elas falam do brilho esplendoroso de vossa majestade, e publicam as vossas maravilhas. Anunciam o formidável poder de vossas obras e narram as vossas grandezas.” (Sal. 144:5-6).

Grandes maravilhas jamais vistas serão testemunhadas por todos na Terra por um curto período anterior a vinda de Cristo …

As vísceras da Terra são o armamento de Deus, de onde Ele retirou as armas que usou na destruição do mundo antigo. As águas nas veias da Terra jorravam e se uniam com as águas dos céus para completar o trabalho da devastação. Desde o dilúvio, Deus usa tanto a água como o fogo da Terra como Seus agentes para destruir as cidades pecaminosas.

No dia do Senhor, antes da vinda de Cristo, Deus emitirá luzes do céu como sua cólera, na qual irá se unir com o fogo na Terra. As montanhas queimarão como fornalhas e irão jorrar terríveis rios de lava, destruindo jardins e campos, vilarejos e cidades; e conforme eles derramem o minério de ferro derretido, rochas e lama quente dos rios, tudo isso irá ferver como um caldeirão e lançarão rochas maciças, espalhando seus fragmentos por toda a superfície da Terra com extrema violência. Rios inteiros secarão. A Terra se agitará e haverá terríveis erupções e terremotos em toda parte. Deus irá contaminar os habitantes pecaminosos da Terra até que eles sejam exterminados.

Os santos são protegidos na Terra em meio a essa agitação terrível, como Noé foi protegido na arca no tempo do dilúvio. 3 SG, págs. 79-83 (1SP, págs. 81-85).

(1885) Fogos Subterrâneos Incendeiam-se — Para mim, essas montanhas são significantes. Fogos subterrâneos, embora nas profundezas, se incendeiam. Quando o ímpio tiver enchido o seu copo da iniquidade, então o Senhor se levantará do Seu lugar para punir os habitantes da Terra. Ele mostrará a grandeza do Seu poder. O supremo Governador do Universo revelará aos homens que revogaram Sua lei, que a Sua autoridade será mantida. Nem toda a água dos oceanos poderá apagar a chama que Deus acenderá. Os terremotos estremecem a Terra, as rochas movem-se do lugar, as colinas e a terra firme tremem sob os passos do Onipotente. Ainda uma vez mais, Ele fará tremer não só a Terra, mas também os céus. Um mar de fogo arde sob nossos pés e há uma fornalha ardente nessas antigas montanhas rochosas. As montanhas fumegantes anunciam que uma poderosa fornalha está acesa, esperando a ordem de Deus para envolver a Terra em chamas. Não devíamos nós temer e tremer diante dEle? MS 29, 1885.

(1886) Mudanças Causadas pelo Grande Dilúvio — Se tudo nas obras de Deus parece-nos tão perfeito, as montanhas majestosas e as elevadas e antigas rochas nos são atrativas, quanto mais excedia em beleza, grandeza e maravilha o mundo antes do dilúvio, o qual foi destruído por causa da imoralidade humana. Deus cercou a humanidade com as maravilhas da Terra porque a amava. Mas, essas bênçãos se transformaram em maldição, e o homem usufruiu das preciosidades da Terra para satisfazer seu orgulho e glorificar a si mesmo, até que o Senhor o destruiu e também a Terra que foi corrompida pela sua violência e pelas suas obras perversas. Mesmo agora, se a maldição do pecado não estivesse corrompendo a Terra, nosso mundo seria um lugar feliz. Mas todo lugar habitado pelo ser humano está corrompido pelo pecado.

As rochosas montanhas surgem repentinamente e sobem a uma grande altura, atingindo o topo dos céus. À minha esquerda, há um grande e antigo castelo construído no topo de uma montanha; ao longe, surge uma outra montanha acima. Os picos quase alcançam os céus — uma montanha que aos olhos humanos parece inacessível, elevando-se centenas de metros acima do chão — tendo bem no topo uma torre a qual deve servir como observatório. A ambição do homem não tem limites. Chegamos a um cenário que parece indescritível aos nossos sentidos. Um pico montanhoso surge sobre outros picos, as esplêndidas e maciças rochas, curiosamente moldadas, que foram movidas por agentes poderosos e esculpidas pelas intempéries do tempo …

O grande Deus erigiu as Suas poderosas estruturas nas rochas de granito, nas elevadas montanhas, nos penhascos, desfiladeiros, nos precipícios, nas rochas dos castelos e nas cavernas da Terra, e com estas descrições das evidências do poder de Deus, quão ingrato é o coração que necessita de ídolos humanos para adorar …

Os homens podem observar, sob a superfície arruinada da Terra, as evidências do dilúvio. Eles se acham mais sábios do que Deus e no geral inteligentes demais para obedecer à Sua Lei, guarda os Seus mandamentos e obedecer aos estatutos e aos preceitos de Jeová. As riquezas da Terra, dadas por Deus, não os conduziram à obediência, mas levaram-nos a afastarem-se dela, pois fizeram mau uso do privilégio celestial. Transformaram as bênçãos concedidas por Deus em motivos de separação dEle e por terem se tornado maldosos em sua natureza, mais do que praticantes do bem, o Senhor mandou o dilúvio sobre o mundo antigo e os fundamentos do grande abismo se romperam.

Argila, calcário e conchas que Deus havia espalhado no fundo do mar foram levantados e sacudidos de um lado para o outro, e convulsões de fogo e água, terremotos e vulcões enterraram os ricos tesouros de ouro, prata e pedras preciosas para além da vista e do alcance humanos. As montanhas contêm tesouros valiosos. Há lições a serem aprendidas no livro da natureza de Deus …

Observamos na face arruinada da natureza, nas fissuras das rochas, nas montanhas e precipícios, os quais nos fazem saber que grandes erros foram cometidos, que os homens abusaram dos dons divinos, esqueceram-se do Criador, e que o Senhor foi entristecido e puniu ímpios transgressores da Sua Lei. Como resultado, temos os efeitos do pecado na criação. MS 62, 1886.

(1890) — Nesse tempo, imensas florestas foram sepultadas. Estas foram depois transformadas em carvão, for mando as extensas camadas carboníferas que hoje existem, e também fornecendo grande quantidade de óleo. O carvão e o óleo frequentemente se acendem e queimam debaixo da superfície terrestre. Assim, as rochas são aquecidas, queimada a pedra de cal e derretido o minério de ferro. A ação da água sobre a cal aumenta a fúria do intenso calor e determina os terremotos, vulcões e violentas erupções. Vindo o fogo e a água em contato com as camadas de pedra e minério, há violentas explosões subterrâneas, as quais repercutem como soturnos trovões. O ar se acha quente e sufocante. Seguem-se erupções vulcânicas; e, deixando estas muitas vezes de dar vazão suficiente aos elementos aquecidos, a própria Terra é agitada, o terreno se ergue e dilata-se como as ondas do mar, aparecem grandes fendas e, algumas vezes, cidades, vilas, e montanhas a arder são tragadas. Estas assombrosas manifestações serão mais e mais frequentes e terríveis precisamente antes da segunda vinda de Cristo e do fim do mundo, como sinais de sua imediata destruição.

As vísceras da Terra são o armamento de Deus de onde Ele retirou as armas que usou na destruição do mundo antigo. As águas nas veias da Terra jorravam e se uniam com as águas dos céus para completar o trabalho da devastação. Desde o dilúvio, Deus usa tanto a água como o fogo da Terra como Seus agentes para destruir as cidades pecaminosas.

Estes juízos são enviados a fim de que aqueles que consideram levianamente a lei de Deus e menosprezam Sua autoridade, possam ser levados a tremer ante o Seu poder, e confessar Sua justa soberania. Vendo os homens montanhas ardentes a derramar fogo e chamas, e torrentes de minério derretido a secar rios, submergindo cidades populosas, e por toda parte espalhando a ruína e desolação, o mais arrogante coração se encherá de terror, e os incrédulos e blasfemos serão constrangidos a reconhecer o infinito poder de Deus.

Disseram os antigos profetas, referindo-se a cenas como essas: “Oh! se fendesses os céus, e descesses! E os montes se escoassem diante da Tua face! Como quando o fogo inflama a lenha, e faz ferver as águas, para fazeres notório o Teu nome aos Teus adversários, assim as nações tremessem da Tua presença! Quando fazias coisas terríveis, que não esperávamos, descias, e os montes se escoavam diante da Tua face.” “O Senhor tem o Seu caminho na tormenta, e na tempestade, e as nuvens são o pó dos Seus pés. Ele repreende o mar, e o faz secar, e esgota todos os rios”. (Naum 1:3 e 4).

Manifestações mais terríveis do que as que o mundo jamais viu serão testemunhadas por ocasião do segundo advento de Cristo. “Os montes tremem perante Ele, e os outeiros se derretem; e a Terra se levanta na Sua presença; o mundo e todos os que nele habitam. Quem parará diante do Seu furor? E quem subsistirá diante do ardor da Sua ira?”. (Naum 1:5 e 6). “Abaixa, ó Senhor, os Teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão. Vibra os Teus raios, e dissipa-os; envia as Tuas flechas, e desbarata-os.” (Sal. 144:5 e 6).

Conforme as luzes do céu se unem com o fogo na Terra, as montanhas queimarão como fornalhas e derramarão rios de lava, devastando campos e jardins, vilas e cidades. As massas ferventes arremessadas nos rios irão fazer com que as águas entrem em ebulição, atirando rochas maciças com grande violência e espalhando seus fragmentos sobre a Terra. Os rios serão secados. A Terra se agitará; haverá terríveis terremotos e erupções por toda parte. Assim, Deus destruirá o mal da Terra. PP, págs. 108-110.

(1891) — Terríveis abalos sobrevirão à Terra, e os suntuosos palácios construídos com grandes despesas certamente tornar-se-ão montões de ruínas. A crosta terrestre será dilacerada pelas explosões dos elementos ocultos nas entranhas da Terra. Estes elementos, uma vez desprendidos, arrebatarão os tesouros dos que durante anos têm aumentado sua fortuna pela aquisição de grandes posses a custa de fome dos que estão ao seu serviço. E o mundo religioso também será terrivelmente abalado, pois o fim de todas as coisas está às portas. MS 24, 1981.

(1902) — Nas profundezas da Terra, Deus guardou as armas que Ele irá usar para destruir as cidades pecaminosas; ambos a água e o fogo estão escondidos na Terra. Na sua conflagração final, Deus, na sua ira, emitirá luzes do céu para se unir ao fogo na Terra. As montanhas se queimarão como uma fornalha e derramarão rios de lava. 7BC, págs. 946-947.

(1913) — Quando em dificuldade, os filósofos e homens de ciência buscam satisfazer ao espírito sem recorrer a Deus. Ventilam sua filosofia quanto ao céu e à Terra, atribuindo as pragas, pestes, epidemias, terremotos e fome a motivos expostos por sua suposta ciência. Às perguntas relativas à criação e à providência, tentam responder, dizendo: Essa é uma lei da natureza. CP, pág. 440.

Na Mira da Verdade - Desapontamento em 1844

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