domingo, 19 de janeiro de 2020

Sem Trindade, Sem Salvação

Resultado de imagem para trindade divina
por POR KENNETH R. SAMPLES

Todas as seitas ou cultos heréticos contemporâneos afirmam ter o sistema teológico adequado para substituir o cristianismo histórico como o verdadeiro herdeiro da revelação bíblica. Eles também negam duas doutrinas cristãs essenciais: a Trindade e a salvação como dom gratuito da graça de Deus através da fé. 1 Por que esses dois em particular? A resposta é que esses dois elementos essenciais do cristianismo histórico estão inextricavelmente ligados.

É importante definir o que significa o cristianismo histórico, dizendo que Deus é trino, a fim de entender como o Senhor está exclusivamente envolvido na salvação.

O Deus Triúno

A doutrina da Trindade reflete a crença cristã de que Deus existe eterna e simultaneamente como três pessoas distintas e distinguíveis (embora não separadas): Pai, Filho e Espírito Santo. Não é uma mera convenção do homem ou da igreja, a própria Bíblia revela um Deus que possui pluralidade de pessoas dentro da única essência divina (monoteísmo trinitário). 2 O único Deus verdadeiro que sempre foi, é agora e sempre subsistirá como três pessoas distintas. Nenhum deles surgiu ou se tornou divino em um dado momento no tempo. Deus é um em essência ou ser, mas três em personalidade ou subsistência.

Como não há subordinação ou inferioridade de essência ou natureza entre os membros da Trindade, as três pessoas são iguais em natureza, atributos e glória. A Trindade diferencia o conceito cristão de Deus de todas as outras visões alternativas, incluindo outros conceitos monoteístas.

A Trindade e Salvação

Então, como a doutrina da Trindade afeta a salvação? Pode-se pensar na salvação como fornecida pelas três pessoas divinas em três etapas logicamente ordenadas. Primeiro, motivado pelo amor ágape (abnegado), Deus Pai envia o Seu Filho unigênito ao mundo para salvar os pecadores (1 João 4: 9–10). Então o Pai inicia a salvação.

Segundo, Deus o Filho, também conhecido como o Senhor Encarnado Jesus Cristo, realiza nossa salvação morrendo no lugar dos pecadores na cruz. Pouco antes de Sua morte, Jesus proclamou Sua realização soteriológica, dizendo: "Está consumado" (João 19:30). Então o Filho alcança a salvação.

Terceiro, Deus, o Espírito Santo, também chamado Advogado ou Consolador, aplica a salvação por Sua tríplice obra de convencer pessoas do pecado (João 16: 8), regenerar corações (Tito 3: 5) e permitir que as pessoas confessem Cristo como Senhor ( 1 Coríntios 12: 3). Então, o Espírito Santo emprega salvação.

O teólogo Michael Reeves explica por que a salvação é um presente: “Isso significa que esse Deus não faz com que terceiros sofram para alcançar a expiação. Quem morre é o cordeiro de Deus, o Filho. E significa que ninguém além de Deus contribui para a obra da salvação: o Pai, o Filho e o Espírito realizam tudo isso. ” 3

Por que a doutrina da Trindade é tão importante para o cristianismo histórico? Porque não há presente de salvação sem ele!

Artigo traduzido do original "No trinity no salvation"

1 comentários:

valentina disse...

Conteúdo bem legal, leiam também a Bíblia sagrada rosa para adiquirir mais conhecimento

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA