domingo, 5 de janeiro de 2020

Riscado da lista: A forma de cruz da laminina é evidência para um Criador?

Imagem relacionadaResultado de imagem para laminina
Enquanto viajo pelo país para falar sobre as evidências bioquímicas de um Designer Inteligente, o Criador bíblico, muitas vezes me pedem para comentar sobre o laminina. As pessoas que mencionam essa proteína geralmente ficam bastante empolgadas, convencidas de que sua estrutura fornece fortes evidências científicas para a fé cristã. Infelizmente, eu não concordo.

O que motiva essa pergunta incomum é a afirmação popular de um biólogo molecular de que a estrutura da laminina fornece evidências físicas de que o Deus da Bíblia criou seres humanos e também sustenta nossas vidas. Embora eu acredite sinceramente que Deus criou e sustenta a vida humana, a aparente forma de cruz de laminina não é o caso.

A laminina é um dos principais componentes da lâmina basal, uma fina estrutura em forma de folha que envolve as células do tecido animal. A lâmina basal faz parte da matriz extracelular (MEC). Essa estrutura consiste em uma malha de proteínas fibrosas e polissacarídeos secretados pelas células. Forma o espaço entre as células no tecido animal. O ECM executa uma ampla gama de funções que incluem o fornecimento de pontos de ancoragem e suporte para as células.

A laminina é uma proteína relativamente grande que consiste em três subunidades diferentes de proteínas que se combinam para formar uma estrutura em forma de t quando as regiões flexíveis da laminina em forma de bastão são totalmente estendidas. Cada um dos quatro "braços" da laminina contém locais que permitem que essa biomolécula se ligue a outras moléculas de laminina, outras proteínas (como colágeno) e polissacarídeos grandes. A laminina também fornece um local de ligação para proteínas chamadas integrinas, localizadas na membrana celular.

A arquitetura da laminina e os locais de ligação tornam essa proteína ideal para interagir com outras proteínas e polissacarídeos para formar uma rede chamada retículo basal e ancorar as células a esse andaime bioquímico. O retículo basal ajuda a manter as células unidas para formar tecidos e, por sua vez, ajuda a cimentar esse tecido nos tecidos conjuntivos.

A forma cruzada da laminina e o papel que ela desempenha em manter os tecidos unidos levaram a alegação de que esta biomolécula fornece suporte científico para passagens como Colossenses 1: 15-17 e mostra como o Deus da Bíblia deve ter criado os humanos e continua para sustentá-los.

Eu alertaria os cristãos contra o uso desse "argumento". Eu vejo vários problemas com ele. (E o mesmo acontece com muitos céticos.) Primeiro, a forma da cruz é uma estrutura simples encontrada em toda a natureza. Portanto, provavelmente não é uma boa ideia atribuir muita importância à forma da laminina. A configuração t torna a laminina ideal para conectar proteínas umas às outras e células ao retículo basal. Esta é sem dúvida a razão de sua estrutura.

Em segundo lugar, a forma cruzada da laminina é uma ilustração idealizada da molécula. Retratar biomoléculas complexas de maneira simplificada é uma prática comum entre os bioquímicos. A descrição da laminina nesta forma estendida ajuda esses cientistas a visualizar e catalogar os locais de ligação ao longo de seus quatro braços. Essa configuração não deve ser interpretada para representar sua forma real em sistemas biológicos. No retículo basal, a laminina adota todos os tipos de formas que não têm nenhuma semelhança com uma cruz. De fato, é muito mais comum observar a laminina em uma configuração suástica do que em uma configuração cruzada. Mesmo as micrografias eletrônicas de moléculas isoladas de laminina que aparecem em forma de cruz podem ser enganosas. Sua forma é provavelmente um artefato da preparação da amostra. Já vi outras micrografias eletrônicas que mostram a laminina adotando uma variedade de formas retorcidas.

Finalmente, a laminina não é a única molécula que mantém as coisas unidas. Várias outras proteínas e polissacarídeos também são componentes indispensáveis ​​do retículo basal. Nenhuma dessas moléculas tem forma de cruz.

Como argumento em meu livro, The Cell's Design, a estrutura e a operação de sistemas bioquímicos fornecem alguns dos apoios mais potentes para o papel de um Criador na fabricação de sistemas vivos. Em vez de apontar para características superficiais das biomoléculas, como a arquitetura em forma de cruz da laminina, existem muitas maneiras mais substantivas de usar a bioquímica para argumentar sobre a necessidade de um Criador e o valor que Ele atribui à vida humana. Como exemplo, as características marcantes dos sistemas bioquímicos correspondem de forma idêntica àquelas características que reconheceríamos imediatamente como evidência para o trabalho de um engenheiro de design humano. A estreita semelhança entre sistemas bioquímicos e os dispositivos produzidos por designers humanos logicamente compele essa conclusão: os processos e estruturas mais fundamentais da vida derivam do trabalho de um agente inteligente e intencional.aqui para um exemplo.)

Quando os cristãos investem o esforço para construir um caso cuidadoso para o Criador, céticos e buscadores acham difícil negar as evidências poderosas da bioquímica e de outras áreas da ciência para a existência de Deus.

1 comentários:

Thiago disse...

Sou Thiago Melo,autor do livro Biblioquímica (evidencias das ciencias biomedicas na Biblia).Creio que apesar da laminina não provar nada a respeito da Criacao e sua relacao com Jesus,ela nos inspira a reflexoes interessantes. Percebam que o proprio mestre Jesus utilizou recursos da biologia para ensinar-nos grandes coisas... por exemplo, ele disse que somos como os ramos de uma videira, de que devemos receber o jugo suave com fardo leve, de que somos corpo e Cristo é a mente... enfim, pense agora na laminina...apesar de nao ser a unica proteina que permite a adesao celular, a falta da forma de cruz pode trazer danos de dificil reversao... pesquisem sobre a doenca epidermolise bolhosa e vejam como a pele se manifesta. Em suma, se o que nos une é a cruz, até no corpo humano a nivel molecular isso tb é verdadeiro.. graca e paz!

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA