terça-feira, 3 de setembro de 2013

Devemos consumir leite e ovos?


Dizemos que os adventistas, de modo geral, são ou deveriam ser ovolactovegetarianos. Existe alguma orientação inspirada para isso? Será que realmente deveríamos continuar usando ovos e leite? Será que não é tempo de abandonarmos esses alimentos?
Este é um tema em que conhecer apenas parte da mensagem pode nos confundir. Ellen White, em diversas ocasiões, deu conselhos aparentemente diferentes. Esses conselhos, no entanto, têm o tom de conselhos e não de mandamentos rígidos.
Os textos de Ellen White neste artigo se referem principalmente ao uso do leite, e recomendam cuidado. O primeiro deles tem três pontos fundamentais:
“[1] À medida que as doenças aumentam nos animais, o uso de leite e ovos se tornará cada vez menos livre de perigo. [2] Deve-se fazer um esforço para substituí-los (leite e ovos) com outras coisas que sejam saudáveis e pouco dispendiosas. [3] O povo de toda parte deve ser ensinado a cozinhar sem leite e ovos, isso o quanto possível”. – A Ciência do Bom Viver, págs. 320 e 321.
Os dois textos seguintes reforçam a questão das doenças dos animais:
1.   “Os animais de que se obtém o leite... podem estar doentes. Uma vaca pode estar aparentemente boa de manhã, e morrer antes da noite. Então, ela já estava enferma pela manhã, e seu leite estava contaminado, e vós não o sabíeis.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 356 e 357.
2.   “Vemos que o gado está ficando grandemente atacado de doenças, a própria Terra está corrompida, e sabemos que virá o tempo em que usar leite e ovos não será o melhor”. - Ibidem, págs. 359.

Por outro lado, ela reconhece que esses alimentos são importantes para a saúde: “Leite, ovos e manteiga não devem ser classificados como alimento cárneo. Nalguns casos o uso de ovos é proveitoso... Os ovos contêm propriedades que são agentes medicinais neutralizantes de certos venenos... Abstendo-se de leite, ovos e manteiga, alguns deixaram de prover ao organismo o alimento necessário e, em consequência, se enfraquecerem e incapacitaram para trabalhar”. – Ibidem, págs. 365, 367, 207 e 208.
O que fazer então? “Não excluais o leite da mesa, nem proibais que ele seja usado no preparo de alimentos. Deve ser procurado leite de vacas sãs, e deve ser esterilizado”. – Ibidem, págs. 203.

“O leite que se usa deve ser perfeitamente esterilizado; com esta precaução, há menos perigo de contrair doenças por seu uso.” – A Ciência do Bom Viver, págs. 302.
“Pedimos-lhes que abandonem o uso da carne, e do chá e café. Isto está bem. Alguns, porém, dizem que o leite também deve ser abandonado. Este é um assunto que deve ser tratado com cuidado... Todo alimento cárneo deve ser abandonado, mas... Não lhes posso dizer: Não deveis comer ovos, nem leite, nem nata; não deveis usar manteiga no preparo do alimento. O evangelho tem de ser pregado aos pobres, e não chegou ainda o tempo de prescrever o regime mais estrito.” – Conselhos Sobre o Regime Alimentar, págs. 205 e 206.

Muitos, no entanto, perguntam: Mas essas advertências foram escritas há mais de cem anos; será que este tempo ainda não chegou? Veja como nos dois textos seguintes Ellen White usa a palavra talvez : “ Virá o tempo em que talvez tenhamos que abandonar alguns dos artigos de alimentação que usamos agora, tais como leite, nata e ovos; mas minha mensagem é que não deveis introduzir-vos a um tempo de angústia antecipadamente, afligindo-vos assim com a morte. Esperai até que o Senhor prepare o caminho perante vós”. – Ibidem, pág.206.
“Chegará talvez o tempo em que não seja seguro usar leite. Mas se as vacas são sadias e o leite suficientemente fervido, não há necessidade de criar tempo de angústia antecipadamente.” – Ibidem, pág. 210.
Quando o tempo chegar Deus deixará isto bem claro para todos: “Quando chegar o tempo em que não mais seja seguro usar leite, nata, manteiga e ovos, Deus o revelará. Extremo algum deve ser defendido na reforma de saúde. (Carta 37, 1904.)... Sabemos que virá o tempo em que usar leite e ovos não será o melhor. Esse tempo, todavia, ainda não chegou... Sabemos que quando ele vier, o Senhor proverá. Perguntam: Porá Deus uma mesa no deserto? Acho que a resposta pode ser dada: Sim, Deus proverá alimento para Seu povo. Em todas partes do mundo serão tomadas providências para substituir leite e ovos. E o Senhor nos fará saber quando chegar o tempo de abandonar esses artigos.” – Ibidem, págs. 206 e 359.
Aí eu posso dizer: “Mas leite sempre me fez mal!”
Veja que interessante o comentário inspirado: “Não posso comer uma colher de molho branco, ou pão torrado com leite sem sofrer as consequências; outros membros de minha família, no entanto, podem comer essas coisas, e nada sentem; tomo, portanto o que me vai bem ao estômago, e eles fazem o mesmo. Não trocamos palavras, não há discussões; tudo corre harmoniosamente em minha grande família, porque não tento ditar o que eles hão de comer ou não comer. (Carta 19, 1891.)” – Ibidem, pág. 494.


Por Helnio Judson Nogueira, clínico geral e nefrologista

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA