sábado, 29 de setembro de 2012

Explosão da Vida Inesperada: O que explica a explosão cambriana?


Quarenta grandes grupos de animais aparecem do nada na parte inferior do registro fóssil. De onde é que esta "explosão cambriana" vem?

Mesmo 150 anos atrás geólogos viram que os fósseis mais antigos do mundo sentaram-se sobre milhares de metros de rocha que não continham fósseis em tudo. As mais baixas fossilíferas rochas foram na época chamados de "Cambriano" e as pedras e rochas abaixo deles "pré-cambriano." As rochas cambrianas contido eram abundantes em fósseis, assim passando do pré-cambriano para o Cambriano parecia uma "explosão" de fósseis, algo que veio a ser conhecida como a "explosão cambriana".

A busca para responder a perguntas de Darwin

Quando Charles Darwin publicou A Origem das Espécies , em 1859, considerou a explosão cambriana um dos desafios mais importantes para a sua posição inteira. Por quê?

Em vista de Darwin, espécies surgem de outras espécies em pequenos passos em períodos de tempo longos. Ele também achava que todos os animais evoluíram de um ancestral único ao longo de uma "árvore genealógica" de animais de espécies produtoras de novas espécies, semelhantes às famílias produzindo a próxima geração em uma árvore familiar humana.
Variedade inesperado
Variedade inesperada nas camadas inferiores, conhecidos como fósseis do Cambriano, é uma incrível variedade de criaturas marinhas sem quaisquer ancestrais abaixo deles. Este súbito aparecimento de variedade é um mistério para a evolução, o qual seria de esperar espécies de surgir em pequenos passos ao longo de períodos de tempo longos.


Como animais extremamente diferentes como os trilobites e braquiópodes (por exemplo, cascas de lâmpada) são encontrados em rochas cambrianas, Darwin inferiu que uma enorme quantidade de tempo e muitas, muitas gerações de espécies deve ter vindo antes do Cambriano (cerca de "442 milhões de anos atrás" pela secular datação radiométrica). Então, por que não havia nenhum ancestral desses animais encontrados como fósseis no pré-cambriano? Darwin sugeriu que os fósseis tinham sido formados, mas que há muito havia sido corroída. Uma vez que em mais lugares realmente estavam faltando entre o Cambriano e Pré-Cambriano (como "Unconformity Grande" Grand Canyon), a idéia de Darwin parecia razoável.

Assim, a busca era para encontrar os fósseis desaparecidos. Rochas pré-cambrianas foram procurados para achar fósseis, e no mundo foi procurado em lugares onde rochas pré-cambrianas não tinham sido erodidas. Então, o que tem sido o resultado de 150 anos de pesquisa? A explosão cambriana mais explosivo!

Respostas para as perguntas levam a mais perguntas

As camadas de rocha desaparecidas foram encontrados em cerca de uma dúzia de sítios ao redor do mundo, e os fósseis foram finalmente encontrados em rochas pré-cambrianas em todo o mundo. Mas os fósseis não eram como o esperado. Foram encontrados fósseis do pré-cambriano incluindo organismos bizarros muito diferentes dos animais do Cambriano sem seus antepassados, bem como fósseis de bactérias e embriões animais, mesmo microscópicas (embriões principalmente de esponja). Mas os ancestrais dos animais do Cambriano nunca foram encontrados. Se as rochas foram capazes de preservar as células individuais, poderiam ter preservado os animais que estavam realmente lá. Assim, parece que os antepassados do ​​Cambriano realmente nunca existiram!


O pesquisadores correram para outro problema. Eles também desenterraram mais fósseis do Cambriano. Além de trilobites e braquiópodes, encontraram equinodermos e até vertebrados. Na verdade, eles encontraram fósseis de todos os animais "grupos da coroa"-aqueles grupos mais diferentes uns dos outros e, assim, a partir de partes mais distantes (ou "coroa") do animal "árvore genealógica".
Perguntas Mais
Novas descobertas levantam questões-Em mais um dia de Charles Darwin, os cientistas ainda não tinha encontrado qualquer ancestrais dos animais nas camadas de fósseis do Cambriano. Depois de 150 anos de pesquisa, agora sabemos que não há camadas de rocha,estão faltando, e da variedade de animais do Cambriano é ainda maior do que Darwin sabia. Como tantas variedades surgem de repente?

Em outras palavras, se todos os animais evoluíram de um ancestral comum, os ramos principais da toda árvore evolutiva dos animais devem ter evoluído antes do Cambriano. Não são apenas os ancestrais dos trilobitas e braquiópodes que estão em falta, é os ancestrais de todos os 30-40 grandes grupos de animais (filos). Isso faz com que as rochas pré-cambrianas ainda mais vazia e as rochas cambrianas ainda mais cheia do que tinham originalmente aparecido!

O Cambriano tem outro problema: poucas espécies. Em nossa experiência cotidiana, se atender a dois norte-americanos que são 12ª primos  e descendentes do mesmo imigrante , esperamos encontrar muitos descendentes vivos de outros americanos que vieram do mesmo imigrante. Por razões semelhantes, se vemos animais muito diferentes no Cambriano, esperamos encontrar muitas, muitas outras espécies estreitamente relacionadas. Mas nós achamos muito menos espécies do que o esperado.

Medir o tempo em milhões de anos piorou ainda mais as coisas. Datação por radioisótopos usados ​​para espalhar a explosão cambriana fora mais de 100 milhões de "anos radiométricos," um refinamento dos métodos, mas diminuiu a explosão de algo da ordem de cerca de 10 milhões de anos radiométricos ou menos. Acima das camadas de rocha cambrianas encontramos outros animais que diferem dos animais cambrianos tanto como os animais cambrianos diferem uma da outra. No entanto, essas criaturas são datados de mais de 100 milhões anos radiométricas, após o Cambriano. Se a evolução fosse verdade, então, a explosão cambriana, pelo menos 100 milhões de anos radiométricos de mudança "normal" evolutiva teve que ocorrer em cerca de 10% desse tempo.

Mas se a evolução não pode explicar a explosão cambriana, o que pode?


Uma perspectiva bíblica dá respostas

Ao iniciar nossa investigação científica, com uma fé firme na verdade do relato bíblico do dilúvio, os cientistas podem encontrar uma solução para a explosão cambriana, que é tão misterioso dentro de uma perspectiva evolutiva.
Enterrar as criaturas do mar em escala mundial poderia ser obra de um dilúvio global. Isso também explica por que ver os animais da maioria dos grupos de coroa, mas relativamente poucas espécies. Se olharmos para o mundo de hoje, os ambientes típicos contêm exemplos de grupos mais coroa, mas relativamente poucas espécies totais. Se o Dilúvio enterrou um só ambiente de cada vez, em seguida, cada camada no registro fóssil reflete a mistura de grupos da coroa e de espécies de um ambiente.

Então, por que não vamos encontrar muitos fósseis abaixo do Cambriano? As primeiras etapas do dilúvio, quando as "fontes do grande abismo se romperam" ( Gênesis 7:11 ), estavam aparentemente muito violento. Muitos geólogos criacionistas acreditam que estas fases iniciais do dilúvio rasparam a maioria dos sedimentos pré-diluvianos para fora do piso do oceano. Isso teria destruído a maioria dos fósseis que haviam formado no mundo pré-Dilúvio. Então, só depois que a violência das águas tinha parcialmente acalmado, os sedimentos e os recém mortos habitantes do mar começaram a se formar as primeiras rochas sedimentares e fósseis do dilúvio (as rochas cambrianas e fósseis). Tão raramente, se em tudo, seria a pré-inundação de fósseis ser esperado sob as rochas mais antigas de inundação.

Ao iniciar nossa investigação científica, com uma fé firme na verdade do relato bíblico do dilúvio, os cientistas podem encontrar uma solução para a explosão cambriana, que é tão misterioso dentro de uma perspectiva evolutiva.

Dr. Kurt Sábio é o professor de ciência e teologia no Seminário Teológico do sul. Ele obteve seu doutorado em geologia pela Universidade de Harvard e publicou numerosos artigos sobre geologia bíblica. Ele também escreveu o livro Fé, Forma e Tempo .

Artigo traduzido do site answeringenesis pelo site Bíblia e a Ciência


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA