sábado, 5 de novembro de 2011

Como fazer a distinção entre verdadeiros e falsos profetas?


Por falta de conhecimento muitos aceitam toda e qualquer doutrina que venha da boca das pessoas, desde que estas sejam cultas, de renome, agradáveis, amigas ou que possuam o ‘poder’ de realizar milagres…mas isto não deve ser assim. A cultura, a formação acadêmica e o ‘dom’ de cura não são em si garantias de que uma pessoa seja um verdadeiro ensinador da Palavra de Deus.
Os critérios usados para avaliar um profeta (se é verdadeiro ou falso) estão expressos de modo objetivo nas Escrituras:
Um desses critérios é que o profeta deve andar em conformidade com “a lei e o testemunho”. “Quando vos disserem: Consultai os necromantes e os adivinhos, que chilreiam e murmuram, acaso, não consultará o povo ao seu Deus? A favor dos vivos se consultarão os mortos?  À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”. (Isaías 8:19-20).
O profeta para ser verdadeiro tem de viver de acordo com a lei e o testemunho de Jesus (os escritos dos profetas). Isto quer dizer que o verdadeiro profeta jamais irá ensinar uma pessoa a transgredir as leis de Deus, inclusive o 4o mandamento que manda santificarmos o 7o dia da semana – o Sábado – em memória ao Criador.
Outro critério para distinguirmos entre um profeta falso e verdadeiro: Todas as suas predições devem cumprir-se.  “O profeta que profetizar paz, só ao cumprir-se a sua palavra, será conhecido como profeta, de fato, enviado do SENHOR”. (Jeremias 28:9).
Tudo o que o profeta falar, deve cumprir-se, não apenas parte. Podemos considerar como usado pelo inimigo àquele que profetiza coisas (que supostamente Deus o falou em visão ou sonhos) que não acontecem.
Mais um critério importante para distinguirmos entre o profeta falso e verdadeiro: Ele não induz o povo à apostasia (afastar-se de Deus, desobedece-Lo). “Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los,  não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma”. (Deuteronômio 13:1-3).
Um verdadeiro profeta (ou ensinador) deve estimular as pessoas a amarem a Deus acima de todas as coisas e amar o próximo; mas também a obedecer à lei de Deus, que é uma expressão de seu caráter e que nos protege.
E um último critério que gostaria de abordar: o verdadeiro profeta reconhece e aceita a encarnação de Cristo. “Amados, não deis crédito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora. Nisto reconheceis o Espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus;  e todo espírito que não confessa a Jesus não procede de Deus; pelo contrário, este é o espírito do anticristo, a respeito do qual tendes ouvido que vem e, presentemente, já está no mundo”. (1 João 4:1-3).
Isto é de vital importância. O profeta que vem de Deus nunca negará que Jesus encarnou e veio neste mundo para morrer pelos nossos pecados. Deve-se salientar também que há falsos profetas hoje que dizem aceitar a encarnação de Cristo; para avaliarmos sua veracidade profética (ou instrutiva), devemos usar todos os outros critérios mencionados anteriormente.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA