domingo, 6 de março de 2011

Como os índios serão salvos se não tem contato com a Bíblia?

Essa pergunta é muito importante porque a resposta a ela nos mostrará o quanto Deus é amor e justiça.
A Bíblia diz que o Criador se revela ao ser humano “de muitas maneiras” (Hebreus 1:1), o que indica que a própria Palavra de Deus não é o único meio de revelação Divina.
Não irei me deter nas várias formas pelas quais Deus revela a vontade dEle (consciência, circunstâncias, profetas, etc). Quero me ater naquelas que Ele usa para mostrar aos povos indígenas (e povos pagãos) que Ele existe:
1) A Natureza: As obras criadas são outro livro Divino que pode ser lido por qualquer pessoa (Salmo 24:1). Romanos 1:20 esclarece bem esse ponto:
“Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.” Romanos 1:20 (Nova Tradução Na Linguagem de Hoje).
Percebe? Deus se revela aos índios por meio da natureza. Se eles viverem de acordo com a luz que receberam do Espírito Santo por meio das obras criadas - ao ponto de o reconhecerem e aceitarem o Criador – o Senhor levará isso em conta no dia do juízo.
2) A Consciência Moral: Dentro de cada um de nós há princípios morais que nos dizem o que é certo ou errado. Seja um ateu, índio ou cristão, todos possuem valores dentro de si que são universais, como, por exemplo: manter relações sexuais com a mãe é errado. (Claro: há poucas exceções em algumas culturas).
Esse foi um dos argumentos (o da Consciência Moral existente em cada ser humano) que convenceu o maior ateu dos últimos cem anos – o filósofo Antony Flew – a acreditar na existência de Deus!
Portanto, sendo que cada um será julgado “segundo as suas obras” (Mateus 16:27; Apocalipse 22:12), podemos concluir que no juízo Deus levará em conta o conhecimento que a pessoa teve dEle (independe do meio, pois o Senhor tem várias formas de mostrar a Sua vontade) e o que ela fez com tal conhecimento (se viveu de acordo com ele ou não).
E, a boa notícia não se encerra aqui. As Sociedades Bíblicas têm feito um trabalho extraordinário em traduzir a Bíblia para dialetos indígenas! A Sociedade Bíblica do Brasil, por exemplo, capta recursos para realizar a nobre tarefa de disponibilizar a Bíblia a cerca de 370000 pessoas que falam aproximadamente 180 idiomas diferentes. Veja que relato bonito de um irmão índio que teve acesso às Escrituras na língua dele (Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil. Link: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=111&p=17)
“Obrigado Deus. O Senhor Jesus preparou cada um de nós, principalmente, nossos índios, o meu irmão índio Guarani, Kaingang, … e demais irmãos índios que estão presentes. Ele nos preparou para que tenhamos a Palavra dele na nossa língua. Quando eu leio a Palavra de Deus na nossa língua eu entendo melhor. Creio também que cada um de nós, como o Guarani, e os demais que leiam essa Palavra no seu idioma puro, entendem melhor essa Palavra de Deus. Então eu agradeço a Deus por causa disso. Deus nos deu uma grande oportunidade. E também preparou muitas pessoas para trazer essa mensagem para cada um de nós.”
(Salvador Sanches, líder do povo Kaiowá – localizado no Mato Grosso do Sul, Brasil – durante o lançamento da Bíblia completa em Guarani-Mbya, em Rio das Cobras, Município de Nova Laranjeira – PR).
Assim, vemos que ninguém ficará sem ter a oportunidade de conhecer a Deus e O aceitar. Nosso Deus é muito bondoso: Ele não quer que ninguém se perca, mas que todos se arrependam de seus pecados e tenham a chance de serem salvos (1 Timóteo 2:4).
Um abraço e que Deus lhe abençoe,
Fonte: Leandro Soares de Quadros
Consultor bíblico,Jornalista

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA