sábado, 15 de janeiro de 2011

Necromancia e o tabuleiro de Ouija. O que a Bíblia diz?

A Necromancia é um termo que etimologicamente advém das palavras gregas que significa "morte" (necro) e "adivinhação (mancia).
A noção mais vulgar de Necromancia, é:
· « pratica espiritual de comunicação com os mortos.»
A necromancia ou nigromancia é uma prática religiosa onde, supostamente, o médium se comunica com os mortos trazendo informações para proveito próprio ou de outrem, ou simplesmente para satisfação de curiosidade sobre seu bem estar no pós-vida. Em algumas práticas, os envolvidos alegam até mesmo trazer os mortos novamente a uma semi vida de servidão. O necromante utiliza-se de meios como incorporação, psicografia, baralhos, etc. para obter informações do mundo espiritual.
É um recurso comum utilizado em práticas de charlatanismo e amplamente explorado pela mídia sensacionalista.
Pode ser interpretada como a prática de se comunicar com mortos para obter informações do futuro, tendo a sua origem na crença de uma viagem para outro mundo após a morte, supondo que os recém-mortos, cujos corpos ainda estejam intactos, mantêm ainda relações com a vida, estando mais sensíveis à prática de contactá-los e questioná-los.
Alguns relatos situam o começo dessa prática na América. Uma tribo indígena teria furtado o corpo de um chefe de outra tribo algumas horas depois de morto. Colocaram o corpo num círculo desenhado na terra e começaram a fazer perguntas sobre o futuro e as possibilidades de caça. Essas práticas foram muito comuns na costa leste da América do Norte. São, entretanto, muito mais antigas, registando-se, por exemplo, na Bíblia, no Antigo Testamento, a proibição da comunicação com os mortos.
O tabuleiro de Ouija (por vezes também conhecido como "jogo do copo" ou "telégrafo dos mortos") é um dos meios de necromancia mais famosos no mundo.
O tabuleiro de Ouija, também chamado Tábua das Bruxas, assim como o uso de pêndulos ou varas, são dos mais conhecidos meios de comunicação com os mortos ou com os espiritos e por isso, denominados meios Necromanticos. O uso de varas para comunicação com os espiritos, (Oseias, 4;11-12), é uma arte ancestral que vem descrita na Biblia. O tabuleiro de Ouija, é algo históricamente mais recente, mas que obecede aos mesmos principios da comunicação por varas.
Tambem na Biblia, em variados textos do Antigo Testamento, esta descrito o «tirar sortes» como forma de comunicação com espiritos.Na antiguidade, o «tirar de sortes»,(Levitico 16;8 - Ezequiel 45;1 – Isaias 34;17 – Numeros 33;50-54 – 1 Samuel 10; 20-24, etc.....), era realizado com recurso ao lançamento de dados ou outros meios analogos. Atualmente, essa forma de comunicação com os espiritos é comumente feita através das cartas do Tarot, na qual por lançamentos de sorte, os espiritos falam com quem está tirando cartas. Na Biblia está descrito como através da música, ou através de transes, ou através de extases, (II Reis 3:11-16 - Ezequiel 40;2 - I Samuel 16-23 - Salmos 49;5), é possivel entrar em contato com espíritos. Tais práticas de natureza xamanica sao ancestrais, e constam dos relatos biblicos, sendo que ainda hoje sao realizadas, seja na forma de rituais de missa negra, ou de rituais de kimbanda, etc. 
A necromancia, ou comunicação com os mortos, foi explicitamente proibida juntamente com várias outras falsas práticas religiosas, quando os israelitas foram resgatados da escravidão egípcia.

"Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos.Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os adivinhadores porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa." Dt 18:9-14
Tais práticas foram a razão pela qual Deus rejeitou as nações que tinham ocupado a terra de Canaã. Ele advertiu seu povo a não imitar esses pecados, porque eles sofreriam a mesma punição de expulsão da terra. Procurar revelação de tais fontes é rejeitar a autoridade do Filho de Deus.
 Consequências devastadoras
Ao se perguntar coisas ao tabuleiro, espíritos fazem mover um ponteiro ou um copo e apontam as respostas. Este tabuleiro é um instrumento paranormal e deve ser encarado com o devido respeito, sendo talvez o mais controverso método de comunicação com os espíritos, principalmente porque pode ser usado por qualquer um sem qualquer preparo ou cuidado especial. Assim, seu uso não é recomendado, pois pode provocar fenômenos mediúnicos e possesões.Um outro fator que desaconselha o uso do tabuleiro de Ouija é que os mesmos podem colocar um utilizador desprevenido em contato direto com espíritos de baixo padrão moral, pois são estes que se apressam em atender aos chamados dos desavisados e descrentes. Normalmente estes, no início, fornecem informações correctas que podem ser confirmadas. Uma vez estabelecido um elo de confiança, passam a zombar do utilizador do tabuleiro, dizendo coisas sobre o futuro que podem comprometer sua tranquilidade.
Aparentemente, espíritos mal-intencionados que se fazem passar por bons espíritos têm causado a possessão de crianças e danos emocionais em adultos (até mesmo o suicídio) que usam o tabuleiro de Ouija.
A Bíblia condena explicitamente a idolatria (Romanos 1:22-23; 2 Coríntios 6:14 - 7:1)  a feitiçaria (Gálatas 5:20) e também a necromancia(incluindo Ouija) ( Lv 19:31; 20:6; 20:27; Dt 18:9-14; 2 Cro 33:6; Is 8:19-20; Is 47:13; Atos 16:16-18; 1 Tm 4:1). Jesus é a fonte de revelação de Deus ao homem de hoje (Hebreus 1:1-2). Ele está acima de todos e merece plena honra (Colossenses 1:13-18). É errado buscar orientação espiritual de outras fontes (Colossenses 2:8-9,20-23; 3:1-3).
Reflexão: "Não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas" Efésios 5:11

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA