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Se você fosse um anjo de Deus e estivesse lá no céu quando Lúcifer (que depois se tornou o Diabo) se rebelou, o que pensaria se Deus resolvesse, imediatamente, sentencia-lo à morte? Você passaria a adorar a Deus por temor, por medo, e não por amor. Esse tipo de adoração nunca satisfez a Deus. Deus é sábio e paciente e deixou que o diabo semeasse a sua semente e colhesse os resultados. Usando seu livre arbítrio, Lúcifer ajuntou o orgulho no coração (Ezequiel 28:17). Ele cobiçou a posição do próprio Deus: “eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono... subirei acima das mais altas nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:13 e 14). O orgulho moveu Satanás a se rebelar contra seu Criador. Usando então a sua extraordinária inteligência para o mal e empregando a mentira, Satanás seduziu a terça parte dos anjos (Apocalipse 12: 3 e 4). Evidentemente, Satanás e seus anjos recusaram o oferecimento do perdão que Deus lhes deve ter feito e persistiram no erro. Dessa maneira, eles se confirmaram no pecado; foram além dos limites da misericórdia de Deus, e tornaram-se irreconciliáveis inimigos do seu Criador e do bem.
Hoje, todo o universo está convicto da maldade de Satanás. Na luta entre o bem e o mal, entre o Diabo e Cristo, Deus permitiu que o homem lhe desse as costas, isto é, pecasse. Essa ação do homem se deu numa obediência ao Diabo. Mas por que Deus permitiu isso? É porque se o homem só tivesse uma alternativa (obedecer a Deus), não teria o livre arbítrio, que é a liberdade de escolha. Dando liberdade ao homem, Deus estava preparado para arcar com as consequências, para pagar o preço. Para que o homem não morresse eternamente, Jesus Cristo se ofereceu para morrer (a morte eterna) em nosso lugar. Isso Ele fez por amor a nós. Estamos salvos!
O Diabo existe e tem poder até para tomar posse das pessoas. Porém é necessário entender que poder de Cristo é superior e que os espíritos imundos tremem diante de Jesus.
Só existe um modo de ser vitorioso: é viver uma vida de comunhão permanente com Jesus. Com o Diabo não pode existir diálogo. Devemos simplesmente colocar tudo nas mãos de Deus e pedir que Ele expulse o inimigo das nossas vidas. Não precisamos ter medo de nada. O inimigo já está vencido, seus dias estão contados. Veja o que João viu em visão, a respeito do que está para acontecer:
Mas a besta foi aprisionada, e com ela o falso profeta que, com os sinais feitos diante dela, seduziu aqueles que receberam a marca da besta e eram os adoradores da sua imagem. Os dois foram lançados vivos dentro do lago de fogo que arde com enxofre. O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos. Então, a morte e o inferno foram lançados para dentro do lago de fogo. Esta é a segunda morte, [a morte eterna] (Apocalipse 19:20; 20:10 e 14).
Ele não terá mais o direito de atormentar a nossa vida! Aleluia! Deus seja louvado pelos séculos sem fim da eternidade, porque nos amou e derramou seu sangue para o perdão dos nossos pecados. Esta é a grande oferta gratuita, do evangelho. Aceite-a e seja feliz para sempre!
Quero encontrar-lhe um dia no Céu, onde Deus nos enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor (Apocalipse21:4). Seja fiel até à morte, e você vai receber a coroa da vida eterna!
por Hudson Cavalcanti, colunista do Site Bíblia e a Ciência
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PERGUNTA : Isaías 45:7 diz claramente que Deus criou o mal. Seria Ele o responsável pelo pecado e pelas coisas ruins em nosso mundo?
Um princípio exegético importante é o de que a Bíblia não se contradiz, visto ser inspirada pelo Espírito Santo (2 Pe 1:21). Muitos versos bíblicos afirmam que Deus é o autor ou criador do que é bom (Gn 1:31; lTm 4:4, etc.). Assim sendo, como poderia Ele ser autor do mal?
O texto de Isaías (45:7) deve ser entendido dentro de seu contexto (capitulos 44-49), que é o de Ciro (44:28; 45:1, 13; 48:14) conquistando a Babilônia (47:1, 5; 48:14,20), libertando o povo judeu e permitindo a volta dele para a Palestina (44:28; 45:13).
Com esse contexto em mente, analisemos o verso 7 de Isaías 45:
• "Eu formo a luz": "Foi no tempo de Ciro, ou pouco depois, que o Zoroastrismo se tornou a religião da Pérsia. O grande deus dessa religião e Ahura-Mazda, O deus da luz e da vida, aquele que esta em constante conflito com as hostes das trevas lideradas pelo deus Ahriman. Deus fez conhecido a Ciro e, por meio dele ao mundo, que Ele é o criador do mundo, o verdadeiro Deus da luz" (SDABC, v. 4, p. 267). Essa expressão também nos remete a criação, quando Deus disse: "Haja luz" (Gn 1:3).
• "...e crio as trevas": novamente e evocada a cena da criação, quando é dito que Deus "fez separação entre a luz e as trevas" (Gn 1:4). Ao dizer que faz tanto a luz quanta as trevas, Deus esta chamando a atenção dos seres humanos para Sua soberania sobre tudo e sobre todos. Como diz o salmista: "...até as próprias trevas não Te serão escuras" (Sl 139:12).
• "... faço a paz": No manuscrito 1QIsª (achado numa caverna em Qumrã, região do Mar Morto), se diz: "faço o bem" (ibid.). É Deus quem estabelece a paz: "Estabelecerei paz na terra; deitar-vos-eis, e não haverá quem vos espante; farei cessar os animais nocivos da terra, e pela vossa terra não passará espada" (Lv 26:6).
• "... e crio o mal": "Era uma doutrina hebraica comum que Deus é a causa única de tudo; e isso fazia dEle a causa do mal, por igual modo. ... Devemos relembrar que a teologia dos hebreus era fraca quanto a causas secundárias, pelo que, equivocadamente, atribuía tudo à agência divina, até mesmo as coisas más" (R.N. Champlin, O Antigo Testamento Interpretado, v. 5, p. 2.917). Ou seja, tudo o que Deus permitia era como se Ele tivesse feito. Platão tinha razão ao dizer: "Deus, se Ele é bom, não é o autor de todas as coisas, conforme muitos asseveram, mas é a causa somente de algumas coisas, e não da maior parte das coisas que acontecem aos homens. Pois poucos são os pontos bons da vida humana, e muitos são os males; e somente o que é bom deve ser atribuído a Ele. Quanto ao que é mal, outras causas têm que ser descobertas" (A República, II, 379, in: ibid.).
No contexto em que esta, Isaias 45:7 mostra a soberania de Deus sobre a história e todas as coisas. É Ele quem domina sobre a luz e as trevas (e não Ahura-Mazda, nem Ahriman ou qualquer outro deus). Ele "faria a paz" para seu povo cativo, na Babilônia, através do rei Ciro. Esse rei, ao conquistar Babilônia, permitiu a volta dos judeus para a Palestina. Mas Deus também "criaria o mal" para os cruéis babilônicos. Ou seja, permitiria que eles fossem conquistados pelos Medo-Persas, sob o comando de Ciro. O contexto, portanto, mostra que os vocábulos trevas/mal indicam punição para os babilônios; enquanto que luz/paz indicam salvação para o povo de Deus. (C. F. Keil & F. Delitzsch. Commentary on the Old Testament, v. 7, p. 220.)
Um dia, acontecerá o mesmo: Deus castigará os ímpios e recompensará os justos (Mt 25:31-46). Em que grupo estaremos?
Hoje é o dia de se fazer a escolha.
Ozeas C. Moura - Doutor em Teologia Bíblica
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O texto de João 7:10 mostra que Jesus mentiu?
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Segundo Gálatas 3:10, 21 que guardam a Lei está sob a maldição da Lei?
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Por que em 1 Cor. 14:18 Paulo agradece a Deus por falar em outras línguas? Isso comprova o dons de línguas?
Se Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo são um e oniscientes, por que Jesus disse que não sabe o dia de sua volta?
Como conciliar o Deus do Antigo Testamento e o Deus do Novo Testamento?
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O sistema de dízimos aprovado pela Bíblia tem como objetivo a manutenção dos pastores de tempo integral e dedicação exclusiva à pregação do evangelho (I Coríntios 9:14). O dízimo deve ser entregue à igreja (Malaquias 3:10), que estabelece uma base salarial única e remunera seus pastores de modo equitativo, de maneira que o pastor de uma igreja pequena ganhe igual ao de uma grande. É assim que opera a Igreja Adventista do 7º Dia e por isso, tem sido elogiada por outras denominações.
Não podemos esquecer que tudo o que possuímos pertence a Deus. Somos somente seus mordomos! Quando entregamos o dízimo não estamos dando nada a Deus, estamos apenas devolvendo aquilo que pertence a Ele. Deus nos entrega 100% (valor bruto) e pede que devolvamos apenas 10%. O objetivo principal do dízimo é tirar o egoísmo do nosso coração, e nos ajudar a colocar nossa confiança não no dinheiro, mas em Deus. Como resultado deste relacionamento de confiança, teremos mais sabedoria para gastar nosso dinheiro, pois adquirimos uma perspectiva correta da nossa escala de valores, sabendo assim diferenciar o que é realmente essencial daquilo que é supérfluo. Também saberemos usar as coisas e amar as pessoas, jamais o contrário.
Finalizamos com o conselho do apóstolo Paulo: "Ora, os que querem ficar ricos, caem em tentação e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé, e a si mesmos se atormentaram com muitas dores" (I Timóteo 6:9 e 10, 17-20).
O dízimo é um dinheiro sagrado e não compete a nós estabelecermos um critério de entrega diferente daquele proposto pela igreja, mesmo que seja com motivos nobres.
por Hudson Cavalcanti, colunista do Site Bíblia e a Ciência
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Se o Diabo não tem acesso aos nossos pensamentos, Como seremos acusados por pensamentos impuros?
Em Marcos 7:19 Jesus diz que todos os alimentos são puros. Como entender então Levítico 11?
Por que em Atos 15:28 e 29 não é mencionada a guarda do sábado?
Por que Deus não levou para o céu Maria, mãe de Jesus?
Por que os Judeus eram circuncidados e hoje não é feito, o sábado também só para os Judeus?
Qual a origem do dízimo?
Quem dá os dons é Jesus ou o Espírito Santo?
Podemos ter uma árvore de Natal em casa?
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Guerras e vida militar sempre foram uma fonte de inspiração para a produção de filmes em geral. Lançado no ano 2000 pelo diretor Ridley Scott, o filme O Gladiador foi um campeão de bilheteria com 12 indicações e cinco oscars. Tendo um elenco de atores famosos como Richard Harris e Russel Crowe, o enredo traz uma história fictícia ocorrida nos dias finais do reinado de Marco Aurélio, imperador de Roma. Ao ver que a morte se aproximava, o imperador decide tornar pública sua intenção de deixar o trono para o general Maximus. Ao saber disto o príncipe Comodus, herdeiro natural do trono mata seu próprio pai, assume o poder e passar a perseguir Maximus que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.
Das telas para a vida real, a saga de Maximus ganhou vida recentemente quando arqueólogos italianos anunciaram recentemente o achado da tumba de um general que teria servido de inspiração para o personagem principal do Filme. A descoberta foi feita em Roma e despertou o interesse de muitos aficionados pela história antiga.
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