sábado, 4 de fevereiro de 2012

144 mil, literal ou simbólico?



144 mil, literal ou simbólico?

Este estudo não é um pensamento completo e infalível no que diz respeito aos 144 mil, mas é apenas um material resumido com abordagem superficial para apenas facilitar a compreensão e principalmente para levar ao leitor um esboço a mais, facilitando suas pesquisas. Por demais peço que possam esquadrinhar não apenas o que aqui está elaborado, mas suas fontes e materiais auxiliares. Caso venha a existir a necessidade de um material mais profundo e completo, consultar o livro: “A sacudidura e os 144 mil” de Brizolar Jardim.

 Introdução

 Quem são os 144 mil? De onde eles virão? São eles a grande multidão?
Ou são apenas uma pequena parte de uma multidão incontável?

Perguntas estas que às vezes causam muitas dores de cabeça. Hoje temos explicações para todos os gostos, mas nós Adventistas não podemos aderir a formas de interpretações peculiares onde o “eu acho”  se expõe como palavra infalível e decisiva. Há uma verdade, e ela está diante de nossos olhos. O que em realidade falta para compreendê-la é um pouco de renúncia a nossa própria lógica e sabedoria. Nós Adventistas precisamos nos manter firme a única regra de interpretação, onde a escritura interpreta a si mesma (II Pe 1:20; Is 28:10; I Co 4:6).
Alguns se isolam deste assunto afirmando que não há luz suficiente para compreendê-lo. Esses se apóiam na declaração de Ellen White encontrada no livro Mensagens Escolhidas Vol. I, Pág. 174. “Não é a vontade de Deus que seu povo se meta em discussões acerca de questões que os não ajudam espiritualmente, tais como: Que pessoas vão constituir os cento e quarenta e quatro mil? Isto, aqueles que forem os eleitos de Deus hão de em breve saber.”.
Note que o texto não pede que venhamos a nos isolar do assunto, mas pede que venhamos nos abster de discussões, tanto que em 1978 a lição da escola sabatina do III trimestre página 151, incentiva o leitor a examinar com humildade o assunto.
Hoje a Igreja Adventista toma como posição o simbolismo do assunto, e é o que estaremos reforçando neste estudo. No entanto nos tempos dos pioneiros de nossa Igreja, o pensamento partia mais para o literalismo. Alguns explicam que hoje podemos ter uma compreensão melhor do assunto, por termos mais luz do que eles tiveram no passado, pois Ellen White ainda teria outras séries de visões que ajudariam os novos pesquisadores no futuro.
  
O que pensavam os pioneiros?

Urias Smith e o movimento da reforma acreditavam que os 144 mil seriam os salvos desde 1844.
Nesta tese podemos encontrar pelo menos dois problemas.

·         1º - Época do assinalamento
·         2º - Alto Clamor

Pois os 144 mil estão ligados a grande tribulação final que culmina com a volta de Cristo.       

Já Daniells em 1901 a 1922 afirmou que seria um grupo especial selecionado dos justos vivos.
Nesta tese podemos também encontrar dois problemas.

·         1º - Como, quando, por que serão eles selecionados?
·      2º - Como, se existirão apenas 2 grupos? Os que têm o selo de Deus e os que têm o sinal da besta (Ap 15:2; Grande Conflito, p. 450). Não haverá nenhum justo vivo que não tenha o selo de Deus, por isso não poderá haver dois grupos de selados.
  
Amadurecendo a questão

                  A sacudidura produzirá dois resultados

·         1º - Muitos sinceros adventistas poderão ser martirizados antes do fechamento da porta da graça (Ap 6:11; Mensagens Escolhidas Vol. III, pág. 420), enquanto que outros abandonam as fileiras (Mt 24, 25; I Testemunhos para a Igreja Vol. 4; Grande Conflito, p. 608; Vidas e Ensinos, p. 189).

·         2º - Muitos afastados voltam para o aprisco (Mt 10:6,7), enquanto que outros sinceros de corporações que constituem babilônia se convertem (Mt 20; Grande Conflito, p. 383).
Portanto fica difícil considerar que os 144 mil sejam um grupo pequeno baseado no literalismo.
Muitos Adventistas se afastarão, mas seus “... lugares vagos serão preenchidos” (Carta 103; Eventos Finais, p. 157).

Diferenças?

            Alguns tentam explicar que existem dois grupos distintos por haver diferenças entre a grande multidão do capítulo 7 e os 144 mil do capítulo 14. Veja:

·         Cap. 7 – Grande Multidão: Trajam vestidos brancos, tem palmas nas mãos e vem da grande tribulação.
·         Cap.14 – 144 mil: Estavam no monte Sião, somente eles cantam o cântico de Moisés e do Cordeiro.

Nem sempre as diferenças destroem a unidade. Como entender esta aparente contradição de Ellen White, onde ela inverte algumas diferenças da grande multidão e dos 144 mil?

·         144 mil – Grande tribulação, vestiduras brancas, cantavam o cântico de Moisés e do Cordeiro e receberam palmas e harpas nas mãos (Grande Conflito, p. 648, 649,646; Testemunhos para a Igreja Vol. I, Pág. 61).

·         Grande Multidão – Grande tribulação, vestiduras brancas, cantavam o cântico de Moisés e do Cordeiro e com palmas e harpas nas mãos (Grande Conflito, p.648, 649,646; Testemunhos para a Igreja Vol. I Pág. 61; Ap 7).

Por que essa aparente contradição? Por que apesar de ela não dizer claramente, usa os termos no mesmo sentido. Portanto, não se contradiz e nem faz confusão! Se não é falta de convicção, é porque não gostamos de ser impositivos. Se os 144 mil e a Grande Multidão são uma só coisa, temos um argumento a mais para saber que o número é real ou simbólico.
Há quem veja nestes textos acima citados duas classes em dois lugares diferentes. Mas será? Nesse caso teríamos a multidão no mar cristalino e os 144 mil no monte Sião. Podem os lugares ser diferentes? Não. Mar de vidro e monte Sião são o mesmo lugar (Testemunhos Seletos, Vol. II – Pág. 351), com isso os grupos de pessoas também não são. A multidão saiu vitoriosa da besta, da sua imagem, do seu sinal e do número do seu nome, e esses vitoriosos não são outros que não os 144 mil! Nessa época haverá somente duas classes – Os fiéis selados com o selo de Deus e os infiéis, selados com o sinal da besta:
“No desfecho desta controvérsia, toda a cristandade estará dividida em duas grandes classes – os que guardam os mandamentos de Deus e a fé de Jesus, e os que adoram a besta e a sua imagem e recebem o seu sinal”(Grande Conflito, p. 450).
Uma pergunta exigia resposta e essa resposta esclareceu-nos o assunto: Praticamente quase tudo no Apocalipse e especialmente o selamento, é simbólico, então, por que esse número não o poderia ser? Alguns se apóiam num devido quadrado perfeito descrito no (Grande Conflito, p. 645), mas não há apoio contextual revelado para se tomar apenas esta única expressão, quadrado perfeito, como principio primordial para invalidar todas as dezenas de evidências escriturísticas.
Não é só nesta coluna que se sustenta a estrutura intelectual para pensarmos que 144 mil seja um número simbólico. Há outras três evidências:

·         1º - Textos do Espírito de Profecia que falam de grandes messes nos últimos dias;
·       2º - Se os 144 mil e a Grande Multidão forem a mesma coisa – então o número não poderá ser real, mas simbólico; assim como os demais símbolos;
·       3º - A numerologia, a maneira como ele está escrito no grego indica simbolismo, sendo grafado em duas frações separadas – 144 mil (romi delta kiliades) – sendo a primeira em algarismos e a segunda em palavras. Há quem rebata o argumento dizendo que isso se deve ao fato de a língua grega não ter o algarismo zero. O que é verdade. Mas não podemos esquecer de que muitos outros números aparecem na bíblia. E como são eles escritos em grego? Simplesmente em palavras. Assim, 144 mil poderia tê-lo sido também. Mas não o foi! E por quê? Isto pode sugerir o número como simbólico.

Há três números na bíblia que são símbolos da perfeição:

·         1º - O sete - perfeição do caráter;
·         2º - O dez - perfeição da medida;
·         3º - O doze - perfeição do governo.

144 é o quadrado de (12), e mil é o cubo de (10), mais o selo de Deus (7).
Um povo com a medida de um governo perfeito. Se referindo aos que passarão pela angústia final de Jacó e os únicos que viverão uma experiência diferenciada. Também representa o grupo que não verão a morte. Todos estes eventos os tornam especiais e singular.

Existem os que, para dar uma conclusão de literalismo, associação este número com outro números literais encontrados no livro de Daniel. Por exemplo: Quando no capítulo 7 de Daniel é feito a menção dos 10 chifres, 10 é literal e apenas suas características é que são simbólicas. Se tivermos como base esta analogia, facilmente identificaríamos os 144 mil como literal, pois 144 mil seria a parte literal, e suas características seriam simbólicas. Mas temos que ter em mente que: Primeiro – temos revelação suficiente e completa, sem restrição alguma para entender que os 10 chifres são literais e suas características simbólicas. No entanto, o mesmo não temos a respeito dos 144 mil. Segundo: Nem todo número que aparece na Bíblia deve ser interpretado desta forma, pois na parábola das dez virgens (Mt 25), jamais poderíamos dizer que 5 prudentes mais 5 loucas seriam literais enquanto que suas características seriam simbólicas. Tudo ali é simbólico. Uma interpretação literal destes números, assim como é feito em Daniel seria um tanto estranha e próximo do ridículo. Portanto, existe muito mais evidência do simbolismo dos 144 mil do que o literalismo.

144 mil virão de Israel ou de todas as nações, tribos, povos e línguas?

         De acordo com a grande cadeia profética de Daniel cap. 8 e 9, o Israel natural ou carnal (I Co 10:18 e Rm 9:8 ), deixou de ser o povo de Deus a partir do ano 34 dc. Israel significa “o vencedor” e todo aquele que vence o pecado é um filho de Deus, membro da grande família celeste e o povo peculiar do Senhor. É neste conceito que Paulo se estriba ao afirmar: “Porque não é Judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém Judeu é aquele que o é interiormente e circuncisão a que é do coração... E não pensemos que a palavra de Deus haja falhado, porque nem todos os de Israel são de fato Israelita”. (Rm 2:28,29; 9:6 ). Então quem são os verdadeiros Israelitas? Muito simples! O mesmo Apóstolo responde: “Sabeis, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão. (...) E, se sois de Cristo, também sois descendentes de Abraão, e herdeiros conforme a promessa”. (Gl 3:7,29 ).

            Os textos pinçados do pensamento paulino, que também é o pensamento Divino, nos mostram claramente que há dois Israelitas – O carnal e o espiritual. Se o carnal foi rejeitado no ano 34, o Apocalipse não pode estar tratando dele ao falar dos selados dos últimos dias. Resta-nos saber agora, porque doze mil de cada tribo? Tudo ali é alegórico e essas tribos traduzem um simbolismo especial e uma experiência peculiar. Uma leitura atenta de Apocalipse 7 nos convencerá de que nem todas as tribos de Israel foram ali mencionadas. Dã e Efraim ficaram de fora, enquanto Levi e José foram incluídos. Havia em Israel 14 nomes e 13 tribos – Rubem, Judá, Gade, Aser, Naftali, Simeão, Issacar, Zebulom, Benjamim, Dã, Levi, José, Manassés e Efraim. Os três últimos nomes representam uma só tribo a qual fora dividida, ficando, assim, em treze o total das tribos, mas como a de Levi fora escolhida para o sacerdócio, geralmente não era contada entre as demais. Daí essa alternância que continuamente nos deparamos nas relações das tribos apresentadas na bíblia. Sempre ficam de fora da listagem dois nomes e uma tribo. 

Mas há outra razão para Dã e Efraim ficarem de fora na contagem dos selados – Dã significa juízo e representa aqueles que vivem criticando os outros, julgando seus erros, muitas vezes caluniando-os e levando-os a queda. 

(Gênesis 49:16,17): Efraim significa fecundidade dupla, representa aqueles que estão unidos ao mundo e a igreja ao mesmo tempo e isto resultará em ruína eterna para eles.
(Oséias 13:12; 4:17; 7:8; 12:14 ): Tudo é simbólico. Cada nome desses encerra dentro de si um simbolismo inimaginável; cada filho de Jacó e cada tribo de Israel tiveram sua experiência própria que bem representa a experiência dos filhos de Deus nos últimos dias. Em um rasgo de imaginação e em uma profundidade de raciocínio, poderíamos, usando os nomes na ordem em que aparecem em Apocalipse 7, montar uma frase que bem representa o plano de Deus para Seus filhos desta hora apocalíptica:

·         Louvor (Judá)
·         De um filho (Rubem
·         De um grupo de filhos (Gade)
·         Redimidos e ditosos (Aser)
·         Que lutam (Naftali)
·         Em oração para esquecimento (Manasses
·         Próprio e do passado, tendo ouvido (Simeão)
·         A palavra de Deus, ficando ligado (Levi
·         Com Deus, como servo (Issacar)
·         Para habitação (Zebulom)
·         Em espírito, tendo acrescentado (José)
·        Júbilo e bençãos especiais provindas do filho da mão direita de Deus (Benjamim)

Aqui estão os significados de cada tribo representados pelo povo de Israel Espiritual dos últimos dias. Distintos para formar o grupo dos 144 mil ou Grande Multidão, cada um com suas respectivas experiências (Ver: A Sacudidura e os Centro e Quarenta e Quatro mil de Brizolar Jardim).

Considerações finais

            Como visto, há muita evidência que claramente apresenta o grupo como simbólico. No entanto, incentivo o leitor a pesquisar mais profundamente este tema e se prender especificamente ao fato da necessidade de nos prepararmos para fazer parte deste grupo. Pode ser que muito de nós não venhamos fazer parte, por descermos a sepultura antes do tempo. No entanto, mesmo assim, devemos nos preparar para tal evento. Este material pode servir de auxilio para outras pesquisas mais profundas. Mas independente das conclusões que se pode extrair o mais importante é como fazer parte desse grupo que receberá honras especiais no Reino de Deus. Seja para você simbólico ou literal, o mais importante é estarmos preparados para este grande evento que reunirá os eleitos em um grupo que representará o caráter de Deus diante de um mundo com a moral corrompida. Que Deus nos abençoe e nos guarde diante de tanta corrupção, e o ajude na compreensão de suas verdades.
Atenciosamente Gilberto Theiss.

O Espírito Santo: Quem? Como? Por quê?

Nota TP: "A Unção e Fogo do Espírito Santo", cada vez mais queridos leitores a obra do malígno tem levado a muitos sinceros cristãos ao délírio, fanatísmo, desordens espirituais em suas vidas. E isso põe em cheque a Sã Palavra de Deus em evidência no mundo tão decaído, levando aos "racionais", minimalistas, ateus, céticos e outros a terem mais munição contra esse tipo de "AVIVAMENTO ESPIRITUAL" no cenário religioso.


Alguns falsos mestres, patores, cristãos, presbíteros, ministros e etc, aproveitam essa "onda, moda" de prosperidade, batismo com fogo, dons de línguas, curas, milagres, cola do espírito santo e por ai vai... Para fazerem MKT de suas próprias denominações, encadeando com isso até o Santo Dízimo de Deus e fazendo comércio do mesmo, perdendo o seu valor e compreensão vital na escalada espiritual do ser humano.


Segue um vídeo com este tipo de movimento e logo abaixo um belíssimo exclarecimento à Luz da Palavra de Deus. Peço que antes de lerem, orem à Cristo pedido ao Pai exclarecimento correta sobre este assunto que Ele o dará. Amém!

Por Alberto R. Timm
Professor de Teologia e diretor do Centro de Pesquisas
Ellen G. White e do Centro Nacional da Memória Adventista

A obra fundamental do Espírito Santo no mundo é chamar os pecadores ao arrependimento e conduzi-los à salvação em Cristo. Sua missão individual é bem descrita nas palavras: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo.” (Apoc. 3:20). E o conselho divino é: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações...” (Heb. 3:15).

Cristo afirmou que o Espírito Santo viria para O glorificar (João 16:14), e para convencer “o mundo do pecado, da justiça e do juízo” (João 16:8). Estes são aspectos cruciais da salvação; pois a consciência da pecaminosidade própria é indispensável para a aceitação da justiça de Cristo que, por sua vez, é o único meio pelo qual podemos ser provados no juízo divino. E o Espírito Santo é também o agente regenerador (Tito 3:5) que torna eficaz o sacrifício de Cristo na vida do crente.

Outro aspecto da Sua missão aparece na declaração de Cristo: “Quando vier, porém, ‘o Espírito da verdade’, Ele vos guiará a toda a verdade” (João 16:13). “O Espírito é chamado ‘o Espírito da verdade’, pois sua obra é guiar os seguidores de Jesus ‘a toda a verdade’. Enquanto os diaspassam, o Espírito os guiará mais e mais profundamente no conhecimento da verdade.”

1 Esta é uma obra de santificação, pela qual o próprio Cristo orou em Sua oração sacerdotal: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17). E o salmista acrescenta: “A Tua Lei é a própria verdade” (Salmo 119:142). Foi o Espírito Santo quem inspirou as Sagradas Escrituras e é Sua missão guiar a vida dos seguidores de Cristo em conformidade com a Palavra de Deus e com a Sua Lei, tornando-os mais semelhantes a Cristo, que é a Verdade personificada (João 14:6). 

O Espírito Santo não iniciou Sua obra por ocasião do Pentecostes. Desde Gênesis 1:2, Ele é inúmeras vezes mencionado no Antigo Testamento. Deus já prometera aos israelitas após o êxodo: “O Meu Espírito habitará no meio de vós” (Ageu 2:5). E, mesmo antes do Pentecostes, Cristo afirmou a Seus discípulos: “o Espírito da verdade... habita convosco e está em vós” (João 14:17).

A obra especial do Espírito Santo

A Bíblia menciona também uma obra especial do espírito Santo entre os crentes, e é a esta obra que Cristo Se referiu ao prometer a Seus discípulos: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis Minhas testemunhas...” (Atos 1:8). 

Portanto a obra especial do Espírito Santo significa uma capacitação especial dos crentes para a proclamação do evangelho. À semelhança da obra universal do Espírito Santo quanto à salvação, também esta obra é de natureza cristológica – Cristo disse que eles receberiam poder para serem Suas testemunhas!
O apóstolo São Paulo denomina essa capacitação especial de “dons espirituais” (I Cor. 12:1), e acrescenta que esses dons não são concedidos sem motivo, mas “visando um fim proveitoso (I Cor. 12:7), e que este fim é o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do Seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo” (Efé. 4:12).

O exemplo clássico desta capacitação especial para testemunhar de Cristo é o dom de línguas que os discípulos receberam no Pentecostes. Nesta ocasião, estavam em Jerusalém pessoas das mais diversas nacionalidades (Atos 2:5, 9-11), as quais, ao ouvirem o testemunho dos discípulos serlhes dado na sua “própria língua materna” (Atos 2:8), maravilharam-se profundamente; e o resultado para a igreja cristã foi um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas” (Atos 2:41). 

Portanto a manifestação do dom de línguas no Pentecostes não tinha um fim em si mesmo, para a satisfação e orgulho pessoal dos apóstolos, mas sim um objetivo evangelístico. E o próprio apóstolo São Paulo esclarece ainda mais este assunto ao dizer que as línguas constituem umsinal, não para os crentes, mas para os incrédulos” (I Cor. 14:22), e ele acrescenta: “Contudo, prefiro falar na igreja cinco palavras com o meu entendimento, para instruir outros, a falar dez mil palavras em outra língua” (I Cor. 14:19). 

A Bíblia afirma ainda que “os dons são vários, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor. 12:4), e que esses dons são concedidos a cada um individualmente, segundo apraz ao Espírito Santo (I Cor. 12:11). 

Portanto não é o indivíduo que escolhe os dons que deseja possuir, pois isso cabe ao espírito Santo. 

A Parábola dos Talentos, em São Mateus 25:14-30, ilustra bem esse princípio. 

Condições para o recebimento do Espírito Santo

Uma vez que a iniciativa da nossa salvação é divina (Apoc. 3:20), a parte que nos corresponde para o recebimento do Espírito Santo é simplesmente aceitarmos o Seu convite; pois é Ele quem efetua em nós “tanto o querer como o realizar” (Filip. 2:13). Todos os impulsos de nossa parte para aceitarmos a salvação, são por ele motivados; porém cabe a nós a decisão de os aceitar ou de os rejeitar. Mas “a todos os que aceitam a Cristo como o Salvador pessoal, o Espírito Santo vem como Consolador, Santificador, Guia e Testemunha”.

A Bíblia menciona, entretanto, algumas condições para o Espírito Santo permanecer em nós e capacitar-nos com um poder especial para sermos testemunhas de Cristo. Em primeiro lugar, é necessário arrepender-nos dos nossos pecados: “Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo” (Atos 2:38). Em segundo lugar, é necessário crermos: “a fim de que recebêssemos pela fé o espírito prometido” (Gál. 3:14). Em terceiro lugar, é necessário que obedeçamos toda a vontade de Deus como expressa em Sua Palavra: “... o Espírito Santo, que Deus outorgou aos que Lhe obedecem” (Atos 5:32). “Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos. E Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará um outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco” (João 14:16). 

“Darvos-ei coração novo, e porei dentro em vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei dentro em vós o Meu Espírito, e farei que andeis nos Meus estatutos, guardeis os Meus juízos e os observeis” (Ezeq.36:26 e 27). Em quarto lugar, é necessário que perseveremos em oração: “... o Pai celestial dará o espírito Santo àqueles que Lho pedirem” (Luc. 11:13). “Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo, e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus” (Atos 4:31). Mas mesmo a nossa oração deve ser sempre submetida à vontade de Deus: “Faça-se a Tua vontade, assim na Terra como no Céu” (Mat. 6:10). 

Biblicamente o batismo em nome de Cristo e do Espírito Santo são simultâneos. Assim como Cristo recebeu a unção do Espírito Santo por ocasião do Seu batismo por João Batista (Mar. 1:10), todos aqueles que aceitarem as boas novas da salvação devem ser batizados ao mesmo tempo “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo” (Mat. 28:19). 

Cada cristão deve buscar com profundo ardor e insistência diariamente o poder regenerador e santificador do Espírito Santo na vida; porém a escolha dos dons espirituais” não lhe cabe decidir, pois isto pertence à vontade do Espírito santo, de acordo com as necessidades e conveniências (I Cor. 12:11). É por este motivo que Cristo condena a busca de milagres, ao declarar que “uma geração má e adúltera pede um sinal” (Mat.16:4). E em Seu diálogo com Tomé, Cristo valoriza a fé sem milagres, ao afirmar: “Porque viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram” (João 20:29).

Evidências do recebimento do Espírito Santo
 
Muito embora um cristão que seja cheio do Espírito Santo possa receber poder para operar milagres, como ocorreu com os apóstolos por ocasião do Pentecostes, não é esta a evidência decisiva de alguém possuir o Espírito Santo na vida. 

Cristo, com o Seu olhar profético, declarou que nos últimos dias surgiria um grande movimento de simulação da verdadeira obra do Espírito Santo: “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível os próprios eleitos” (Mat. 24:24). E Ele acrescenta: “Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no dos Céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai que está nos Céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-Me: Senhor, Senhor! porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demônios, e em Teu nome não fizemos milagres? Então lhes direi explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, os que praticais a iniqüidade” (Mat. 7:21-23). 

A experiência ocorrida no Egito, quando os sábios de Faraó simularam os milagres que o Senhor operara através de Moisés e Arão (Êxo. 7:11), repetir-se-ia nos últimos dias (II Tes. 2:9-11). 

É por essa razão que o próprio Espírito Santo inspirou o apóstolo João a alertar os crentes a esse respeito: “Amados, não deis crédito a qualquer espírito: antes provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo fora” (I João 4:1). E a Bíblia acrescenta: “ À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva” (Isaías 8:20).

E ela ainda adverte que os sensuais... não têm o Espírito” (Jud. 19). 

Mas qual é a verdadeira evidência de que alguém possui o Espírito Santo? 

Na verdade, a evidência da presença do Espírito Santo na vida de uma pessoa “é tão ampla quanto a Sua obra”. 3 

Cristo disse que “pelos seus frutos os conhecereis” (Mat. 7:20), e o apóstolo São Paulo acrescenta que “o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio” (Gál. 5:22 e 23). Portanto a evidência concreta é o fato de sua vida ter sido transformada de acordo com o padrão divino, procurando conhecer e viver em conformidade com “toda a verdade”, pois esta é a obra do espírito Santo. Jesus disse que os que entrarão no reino do Céus são aqueles que fazem a vontade de Deus (Mat. 7:21). 

A Bíblia declara que João Batista era “cheio do Espírito Santo” (Luc. 1:15), mas “não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito dEste era verdade” (João 10:41). 

E isto foi suficiente para Cristo afirmar que “entre os nascidos de mulher, ninguém é maior do que João” (Luc. 7:28). 

Muito embora a obra universal do Espírito Santo seja universalmente a mesma, não podemos generalizar a Sua obra especial no vida dos crentes. Como “os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo” (I Cor. 12:4), e esses dons são distribuídos pelo Espírito a cada um, “como Lhe apraz” (I Cor. 12:11); o fato de um genuíno cristão viver em plena conformidade com a vontade de Deus, mas não possuir determinado dom, não é evidência de que ele não seja cheio do Espírito Santo. 

Por outro lado, o próprio fato de alguém vangloriar-se de possuir determinado dom que outra pessoa não possui, é evidência clara de que ele não está sendo guiado pelo Espírito Santo (Gál. 5:25 e 26). Na verdade “todos quanto anseiam ter semelhança de caráter com Deus, serão satisfeitos. O Espírito Santo nunca deixa sem assistência a alma que está olhando a Cristo. ...Se o olhar se mantiver fixo em Jesus, a obra do Espírito não cessa, até que a alma esteja conforme a Sua imagem”.

E “não há limites à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o próprio eu, oferece margem à operação do Espírito Santo na alma, e vive uma vida de inteira consagração a Deus”. 5


Referências:
1. Leon Morris, The Gospel According to John. (Grand Rapids: Michigan, Wm. B. Eerdmans Publ.
Co., 1979), p. 700.
2. Ellen G. White, Atos dos Apóstolos, p. 49.
3. Wilson H. Endruweit, Movimento Carismático. Um Estudo Exegético e Teológico de Suas
Principais Características. (São Paulo, Instituto Adventista de Ensino, 1977), p. 27.
4. Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações. p. 285.
5. Ibid., p. 227.



Fonte: Eventos Finais 

Evidências que nos fazem refletir

Investigamos 10 das principais evidências que contrariam bastante o modelo científico atual. Percebemos que muitas coisas amplamente criticadas e outras até já refutadas pelo meio científico secular continuam a ser ensinadas pelo sistema acadêmico dos nossos dias. Vale a pena se aprofundar mais em cada um dos itens abaixo:

Células sanguíneas em fóssil de T-Rex. Imagem: New Scientist

Células sanguíneas encontrada em ossos de dinossauros.
Os fósseis de dinossauros são os que mais fascinam o homem, considerados extintos desde do Cretáceo (cerca de 65 milhões de anos). Entretanto, em 2007 foi encontrado em um fóssil de Tiranossauro Rex com vestígios de CÉLULAS SANGUÍNEAS. Considerado um milagre pelo meio científico, pois esse tipo de tecido se degrada muito rapidamente após a morte do animal. O interessante que o mesmo aconteceu com uma ossada um hadrossauro, onde se repetiu o mesmo fenômeno. Alguns céticos acreditam que tais células sejam resultado de processos raros de alguns microorganismos, porém esta idéia já foi derrubada.



Peixe celacanto vivo. Foto: Google
Celacanto, o fóssil vivo
Os fósseis do celacanto eram datados como de um espécime que havia vivido a cerca de 400 milhões de anos no planeta (período Cretáceo). Porém, em 1938 foi achado na África do Sul um exemplar vivo desse peixe, sucumbindo a idéia que estes animais haviam evoluído para os peixes atuais. Hoje esses peixes são encontrados em bom número na costa oriental africana e em outros pontos do Oceano Índico.



Ilustração da árvore da vida de Darwin. Imagem: Google
A "Árvore da vida" de Darwin provada falsa
A Teoria da Evolução é pautada em um modelo conhecido com a árvore da vida, nesse modelo afirma que existira um ser primitivo que passou por sucessivas mutações até chegar nos animais que conhecemos hoje. Porém, Tal Dagan e William Martin pesquisaram cerca de 181 microorganismos unicelulares e perceberam que 80% deles eram "híbridos" (trocam genes entre si). Ao pensarmos que no modelo descrito por Oparin (cientista que afirmava que a vida havia surgido de uma "sopa" orgânica), o primeiro ser vivo deveria ser um microorganismo unicelular, a tese da árvore da vida de Darwin não funciona.




Imagem: Google
Erros dos métodos de datação
Muitas vezes são dados aos fósseis ou rochas idades que chegam a ultrapassar bilhões de anos. Entretanto, pesquisas simples e eficientes permitiram desvendar alguns erros gritantes dos sistemas de datação utilizados hoje. Utilizando o carbono 14 uma argamassa de um castelo em Oxford de 802 anos foi datado com tendo quase oito mil anos. Dois escoamentos de larva no Havaí de cerca de 200 anos foi datado um como de 169 milhões de anos e outro como 3 bilhões de anos, além de vários outros testes que mostraram graves erros desses métodos. Então, quando você ouvir falar outra vez algo com "milhões de anos", fique com o pé atrás.



Foto de Antônio "Cabecinha", portador de microcefalia. Foto: Jornal Meio-Norte
"Homo Floresiensis" é na verdade ossada de um portador de microcefalia.
Alguns fósseis de supostos antecessores do homem foram encontrados e estudados pelos cientistas. Um deles chamado "homo florensiensis" foi provado ser um esqueleto de um portador de microcefalia. Esta descoberta fez os estudiosos questionarem se o homem de Cro-magnõ e o homem de neardental também sejam "homo sapiens" portadores de alguma deficiência rara, assim como Antônio "Cabecinha" (ver foto acima), note a semelhança com as ilustrações dos nossos ditos antepassados.



Stanley Miller ao lado de sua invenção. Foto: Google. 

"Sopa da Vida" nunca gerou vida
Stanley Miller em parceria com Harold Urey, propuseram uma experiência interessante: desenvolver um invento capaz de simular as condições da atmostera primitiva da Terra e produzir susbstâncias orgânicas que seriam a base para o desenvolvimento de vida (a sopa da vida). Hoje em dia esse invento caiu em descrédito inclusive pelos cientistas que antigamente o defendiam, pois ele não leva em consideração que para surgir vida é necessário a existência de uma organização extremamente complexa de proteínas, chamada de DNA, para poder gerar o mais simples dos seres vivos. Devido a queda da "sopa da vida", muitos cientistas creem que a vida tenha vindo de outros planetas (ai vai a pergunta, como a vida surgiu nesses planetas? voltamos ao mesmo problema).



Norell e Novacek em escavações no deserto de Gobi. Foto: Google
Fósseis fora de ordem
Segundo o entendimento evolucionista os fosséis devem aparecer dispostos em camadas diferentes, pois os animais devem aparecer nas camadas geológicas em que supostamente viveram. Mas, os cientistas Mark Norell e Michael Novacek encontraram no deserto de Gobi, na Ásia, uma grande variedade de fósseis onde dinossauros e animais dos nossos dias parecem ter sido "enterrados" juntos, não há nenhuma divisão das eras, dá a impressão que houve uma grande extinção em massa e animais que deveriam ter sido extintos a milhões de anos parecem ter sido contemporâneos aos animais que conhecemos hoje.



Lord Kelvin e sua teoria da termodinâmca. Imagem: BíbliaCenter
Universo em evolução contraria leis da Termodinâmica
Segunda Lei da Termodinâmica revela o oposto ao que dizem os evolucionistas. No final de contas, arranjos complexos e ordenados de fato tendem a tornar-se mais simples e mais desordenados com o tempo. Há uma tendência para baixo irreversível que opera em todo o universo. A evolução, com sua ordem e complexidade sempre crescentes é impossível no mundo natural por contrariar os princípios elementares da 2ª Lei da termodinâmica.



Pedras Ica de Javier Gravero. Imagem: paranormal.about.com

Pedras de Ica, homens convivendo com dinossauros
Parece coisa dos Flinstones, porém são evidências bem documentadas que não se tem explicação dentro dos moldes científicos atuais. São cerca de 11 mil artefatos encontradas na região de Ocucaje-Peru e trazem cenas inusitadas de homens e dinossauros convivendo juntos, algumas peças apresentam procedimentos cirúrgicos e aspectos rituais envolvendo os grandes lagartos. O interessante que evidências como essas foram encontradas também nos EUA (desenhos de Kachina Bridge-Utah) e no México (As Estatuetas de Acambaro).



Acelerador de partículas LHC. Foto: Google
Até agora nada da "partícula de Deus".
Um projeto bilionário foi desenvolvido na Suíça com a ajuda de vários outros países para simularem as características do Big Bang, segundo os desenvolvedores do LHC esse equipamento visa simular as condições iniciais do Universo, porém seu principal objetivo é descobrir o Bóson de Higgs também chamado de "partícula de Deus", pois segundo seu criador ela é capaz de originar a massa de outras partículas elementares. No entanto, até agora nada disso foi observado e mesmo que eventualmente possa acontecer devemos nos perguntar de onde procede o Bóson de Higgs?


Veja que interessante:
Paulo falando sobre a Criação de Deus: "

Uma vez que Jesus afirmou ser “senhor do sábado” (Mt 12:8), por que continuar guardando esse dia?


Algumas pessoas acham que o fato de Jesus haver declarado ser Ele “senhor do sábado” (Mt 12:8; Mc 2:28; Lc 6:5) implica na anulação do sábado como dia de repouso. Mas uma análise mais detida do assunto não sustenta tal posicionamento. Declarando-Se “senhor do sábado”, Cristo estava simplesmente reivindicando Sua legítima soberania sobre o sábado, em face das tentativas dos fariseus de ensinar a Cristo como observar esse dia (Mt 12:1-2).
A soberania de Cristo sobre o sábado deriva especialmente do fato de ser Ele tanto o Criador quanto o Legislador do sábado. Se o sábado foi instituído na semana da criação (ver Gn 2:1-3; Êx 20:8-11; Hb 4:4 e 10) e “todas as coisas foram feitas por intermédio” de Cristo, “e, sem Ele, nada do que foi feito se fez” (Jo 1:3), então o sábado é parte das grandes atividades criadoras de Cristo.
Mas a Bíblia apresenta a Cristo também como o Legislador do sábado. Em Atos 7:38 é dito que os oráculos sagrados foram dados a Moisés “no monte Sinai” pelo “anjo” do Senhor, identificado anteriormente como o próprio Senhor, ou seja, Cristo (At 7:30-32; ver também Is 63:9; I Co 10:4). Se o Decálogo (ver Êx 20:3-17), que inclui o mandamento do sábado (ver Êx 20:8-11), foi proclamado no Sinai por Cristo, então o próprio Cristo é o verdadeiro Legislador do sábado.
A controvérsia entre Cristo e os fariseus, registrada em Mateus 12, não diz respeito a qualquer tentativa da parte de Cristo de substituir a observância do sábado pelo domingo. O assunto em discussão é meramente a maneira como o sábado deveria ser observado. De um lado estavam os fariseus, tentando impor a Cristo e aos discípulos suas próprias tradições legalísticas sobre o sábado (Mt 12:2); e, do outro, Cristo, procurando desobstruir o sábado dessas tradições humanas, para restaurar o seu propósito original descrito nas Escrituras (Mt 12:3-8; ver também Is 58:13 e 14). Como “senhor do sábado”, Cristo possuía autoridade superior à dos fariseus em definir como o “deleitoso e santo dia do Senhor” (Is 58:13) devia ser observado.
Fonte: Sinais dos Tempos, novembro de 1998, p. 29

Duas Problemáticas Declarações em Marcos 7:15 e 19 – A Classificação dos Animais em Limpos e Imundos Deixou de Existir?


Marcos 7:15 – “Nada há fora do homem que, entrando nele o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.”
Marcos 7:19 – “Porque não lhe entra no coração, mas no ventre, e sai para lugar escuso? E assim considerou ele puros todos os alimentos.”
O objetivo deste trabalho é esclarecer certas afirmações bíblicas, que por serem mal interpretadas, são usadas em defesa de ensinamentos não sancionados pelas Escrituras Sagradas.
Para uma boa compreensão deste assunto três princípios hermenêuticos devem ser relembrados:
1º) A Bíblia deve ser seu próprio intérprete.
2º) O contexto quase sempre ajuda a explicar o texto.
3º) Colocar os fatos narrados em sua moldura histórica.
Para chegarmos ao exato sentido do que Cristo quis dizer com a frase:
“Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar;” e a declaração de Marcos – “e assim considerou ele puros todos os alimentos”, precisamos analisar outras passagens bíblicas, que nos esclarecerão sobre o exato significado destas afirmativas. As duas mais significativas seriam:
a) A experiência de Pedro em Atos 10;
b) Os esclarecimentos paulinos em Romanos 14.
Estaria Cristo com esta declaração anulando ensinamentos do Velho Testamento? A classificação dos animais em limpos e imundos agora deixaria de existir?
Peçamos a Deus que nos esclareça a mente, para entendermos com clareza os sábios ensinamentos da Sua Palavra.

Comentários Gerais

I. A Experiência de Pedro com Cornélio.
Lucas nos relata a experiência com certa pessoa de destacada posição social, da cidade de Cesaréia, chamada Cornélio. São salientados os predicados que ornavam seu caráter: piedosa e temente a Deus com toda a sua casa, dava muitas esmolas aos necessitados e de continuo orava a Deus. Apesar destes atributos, ele necessitava da orientação divina, para melhor compreender o seu plano para conosco. Foi esta a razão que ao estar orando um anjo lhe indicou que devia chamar a Pedro para lhe dar nova orientação.
Cristo, conhecendo que Pedro não estava preparado para este mister, deu-lhe a visão do terraço, na hora sexta (para nós ao meio-dia). Sendo a hora da refeição ele estava com fome e ao estar esta sendo preparada, ele viu o céu aberto, do qual descia algo como um grande lençol, repleto de animais próprios e impróprios para a alimentação, Neste ínterim, ele ouve aquelas tradicionais palavras: “Levanta-te, Pedro; mata e come” (Atos 10:13). Mas ele replicou com decisão e firmeza: “De modo nenhum, Senhor, porque jamais comi coisa alguma comum e imunda.” (10:14). A voz treplica: “Ao que Deus purificou não consideres comum.” (10:15).
O relato sem levar em consideração o contexto, e a interpretação através do conjunto das Escrituras, pode significar que não há alimentos imundos, já que Deus a todos purificou, porém, todos sabemos, que através desta visão, Deus queria ensinar a Pedro a não fazer distinção entre pessoas. Terminada a visão, ao Pedro estar reflexionando sobre seu exato significado, aproximam-se os mensageiros de Cornélio com o inusitado convite pana que fosse a sua casa. Iluminado pelo Espírito Santo ele compreendeu o exato significado da visão.
Esta experiência de Pedro nos científica de que ele teria recusado seguir àqueles gentios, se a visão não lhe tivesse sido dada. A visão nos mostra ainda, que Deus se utiliza de processos os mais variados, para nos ensinar suas preciosas lições.
A finalidade primordial da visão foi ensinar-lhe que não deveria considerar a nenhum homem comum ou imundo, pois todos são dignos de receber a salvação, Nada neste relato tem a ver com a classificação bíblica de animais próprios e impróprios para nossa alimentação.
II. O Problema de Consciência de Romanos 14.
Romanos 14 aparece na Tradução Revista e Atualizada no Brasil com o título: “A Tolerância para com os Fracos na Fé”. Aqueles que se opõem aos adventistas julgam encontrar em Romanos 14 poderosa escora para derribar a distinção bíblica entre animais limpos e imundos e a observância do sétimo dia.
O renomado estudioso W. Rand em seu Dicionario de la Santa Biblia, pág. 560 afirma:
“Segundo se depreende da própria epístola, o motivo que teve Paulo para escrevê-la foram as desinteligências que surgiam entre os conversos judeus e os conversos gentios, não somente em Roma, mas em todas as partes. O judeu, quanto aos seus privilégios, sentia-se superior ao gentio, o qual por sua vez, não reconhecia tal superioridade, e se sentia desgostoso quando tal se lhe afirmava.”
Conforme o terceiro princípio hermenêutico anteriormente citado seria bom destacar:
Com a expansão do cristianismo pela Ásia Menor e Europa, o evangelho foi aceito por gentios e judeus. Os judeus, mesmo após a sua aceitação do cristianismo, conservavam resquícios da tradição judaica e princípios da lei cerimonial.
O Comentário Adventista diz:
“De fato, os primeiros cristãos não foram solicitados a deixarem repentinamente de comparecer às festas judaicas anuais ou repudiarem de imediato, todos os ritos cerimoniais. . . O próprio Paulo, após sua conversão, esteve em muitas festas, e conquanto ensinasse que a circuncisão nada era, circuncidou a Timóteo, e concordou em fazer um voto de acordo com estipulações do Antigo Código.”
Além da inoportunidade destas festas e cerimônias dos judeus, o que mais agravava este estado de coisas, era o fato dos judaizantes quererem impor aos gentios estas observâncias. Os gentios não as aceitavam, com isso os judeus se irritavam, tornando o ambiente carregado e comprometedor para a causa do evangelho. Dentre estas pendências, destacava-se a carne sacrificada aos ídolos pelos pagãos. Após seu oferecimento a Júpiter, Mercúrio, Diana e a outros deuses mitológicos esta carne (bovina) era vendida, a preço módico, aos açougueiros, que a colocavam com as outras carnes que vendiam. Os judaizantes eram totalmente contrários à compra de carne no açougue, pelo fato de não saberem se ela tinha ou não sido oferecida aos ídolos. Os cristãos gentios não eram tão escrupulosos e criam que o oferecimento da carne aos ídolos não a contaminava.
O SDABC tecendo considerações sobre Romanos 14:1, acentua:
Débil na fé – Isto é, aquele que tinha limitada compreensão dos princípios da justiça, ansioso por salvar-se e disposto a fazer tudo quanto cria que dele se exigia. Contudo na imaturidade de sua experiência cristã e provavelmente em decorrência de sua crença e educação anteriores, ele procurava assegurar salvação pela observância de certos preceitos e regulamentos, que na realidade não se exigiam dele. Para ele tais preceitos assumiam a maior importância. Julgava-os absolutamente necessários à salvação, e ficava escandalizado e confuso, ao ver outros cristãos ao seu redor, sem dúvida mais amadurecidos e experientes, que não partilhavam destes escrúpulos.”
Com respeito às carnes sacrificadas aos ídolos, quem as julgasse imundas, não as deveria comer, embora não devesse julgar aquele que assim o fizesse.
I Cor. 8 trata do mesmo assunto e a sua leitura nos é mais elucidativa sobre este problema. O ponto capital, tanto em Rom. 14 e I Cor. 8 é concluir que não havia mal nenhum em comer carne sacrificada aos ídolos, mas se isto escandalizasse os irmãos fracos era melhor evitar.
Paulo não visa com estes relatos, determinar que espécie de alimento deve ser ingerido pelos cristãos, como uma exegese errada poderia mostrar. O fulcro da questão nada tem a ver com regime alimentar como todos os comentaristas reconhecem, mas simplesmente um problema de consciência. Em outras palavras, recomenda que aquele que é fraco na fé não deve ser desprezado pelos demais membros da igreja, mas sim tratado com o mesmo amor cristão.
O exegeta Charles R. Erdman em seu Comentário de Romanos, pág. 153 se expressa desta maneira:
“Aquele que é débil na fé, que não aprende o pleno sentido da salvação pela graça, que pensa que observar certas regras ou preceitos quanto ao alimento ou a ritos religiosas o fará mais aceitável diante de Deus, deve ser recebido na Igreja, contudo, não se deve com ele discutir a respeito desses escrúpulos por ele afagados. Uma pessoa pode admitir que comer ou abster-se de certos alimentos sadios é matéria de indiferença moral; outra pode crer que agradará mais a Deus se apenas se alimentar de legumes.”
Paulo orienta a igreja para o extermínio de partidos, a fim de que a igreja não se dividisse e os dois grupos pudessem viver num espírito de tolerância e harmonia.

Estudo do Contexto de Marcos 7:15 e 19

O evangelista começa o capítulo sete nos informando, que um grupo de fariseus e escribas se aproximou de Cristo para o interrogarem, porque os seus discípulos não seguiam preceitos estabelecidos pela tradição humana.
O Talmud está repleto de regras e regrinhas orientadoras de como o povo judeu devia comportar-se em todas as circunstâncias da vida.
Os discípulos e Seu Mestre orientavam-se por princípios elevados, porque advindos da palavra de Deus, e não por regulamentos humanos, que naquele tempo eram conhecidos como “Lei Oral” e “Tradição dos Anciãos”. Este comportamento díspar fez com que surgissem conflitos entre eles. Por exemplo, uma destas divergências era quanto a lavar as mãos, não por medidas higiênicas, mas como rito cerimonial.
Como bem nos esclarece o comentaristas William Barclay em El Nuevo Testamento, vol. 3, pág. 179:
“Esta era a religião para os fariseus e escribas. Rituais, cerimônias, regras e regulamentações como estas era o que se considerava a essência do serviço de Deus. A religião ética está imersa sob uma massa de tabus, regras e regulamentações.”
A resposta de Cristo é um terrível libelo aos ensinamentos dos homens:
“Respondeu-lhes: Bem profetizou Isaías, a respeito de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim, E em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos de homens. Negligenciando o mandamento de Deus, guardais a tradição dos homens.” Mar. 7:6-8.

A Verdadeira Contaminação

Ao ventilar este ponto negativo, totalmente farisaico, Jesus chamou a multidão para junto de Si e disse: “Ouvi-me, todos vós, e compreendei.” Mar. 7:14.
Cristo lhes ensina o que na realidade contaminava o homem. Através de uma linguagem figurada procurou mostrar-lhes que o verdadeiro objetivo da religião, consistia em libertar o cristianismo do legalismo. Apresentou-lhes o fato de que o coração é a fonte de toda a contaminação. “Nada há, fora do homem, que entrando nele, o possa contaminar, mas o que sai dele, isso é que contamina o homem.” Mar. 7:15.
Não há nenhuma preocupação, neste relato, em apresentar provas de que este alimento é limpo ou impuro, mas apresentar ao povo a necessidade de abandonar doutrinas, que são preceitos dos homens, e seguirem a religião pura ensinada por Cristo.
O Comentário Expositivo do Evangelho Segundo Marcos de J. C. Ryle, pág. 69, consigna:
“A pureza moral não depende de lavar ou deixar de lavar, de manusear ou deixar de manusear, de comer ou deixar de comer como queriam e ensinavam os escribas e fariseus.”
Jesus queria adverti-los de que não valeria nada fazerem tremendos esforços se hão tivessem o verdadeiro Deus. O resultado de lavar as mãos seria inútil, como o próprio Cristo disse, se o coração estivesse inundado de lascívia, de prostituição, furtos, homicídios, adultérios, avareza, malícia, dolo, inveja, soberba e loucura. Mar. 7:21-22.

Purificando Todos os Alimentos

Ao Deus estabelecer o homem na Terra, indicou-lhes precisamente qual deveria ser sua alimentação. O registro divino nos ensina que o homem devia comer os produtos do campo e das árvores, ou seja: grãos, nozes e frutas.
Gênesis 1:29, declara: “E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra, e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento.”
Após o dilúvio, pela escassez destes alimentos, permitiu-se ao homem a alimentação cárnea; porém, a Bíblia é bastante clara na distinção entre animais próprios para a alimentação e impróprios para este mister, de conformidade com Levítico 11. Neste capítulo notaremos uma classificação de alimentos aprovados por Deus, isto é, alimentos puros, e também uma série de alimentos considerados imundos. Esta classificação é divina, transmitida a Moisés, para que por seu intermédio o povo de Israel a praticasse e posteriormente todos os que pautassem a sua vida pelos princípios da Palavra de Deus. Como Adventistas do Sétimo Dia, ou israelitas modernos, cremos que esta classificação perdura, basta para isto aceitarmos o propósito divino ao fazer esta distinção e considerarmos a Bíblia como um todo inspirada por Deus.
O contexto geral do capítulo sete de Marcos nos mostra que Jesus não está interessado em falar se esta ou aquela comida é pura ou imunda, mas em ensinar ao povo judeu e a nós como igreja cristã que o essencial é aceitarmos a Bíblia e não o que dizem os homens em suas doutrinas erradas.
O SDABC corrobora as afirmações anteriores ao declarar sobre Marcos 7:15 o seguinte: “Foi sempre, e exclusivamente contra preceitos de homens (v. 7) que Jesus protestou em aguda distinção do mandamento de Deus (v. 8), como se apresenta nas Escrituras. Aplicar os versos 15-23 ao caso de alimentos puros e impuros é ignorar completamente o contexto. Tivesse Jesus nessa ocasião eliminado a distinção entre as carnes limpas e imundas e seria óbvio que Pedro não teria, posteriormente, respondido como respondeu à idéia de comer alimentos impuros.”

“E Assim Considerou Ele Puros Todos os Alimentos”

Esta declaração de Marcos tem sido problemática para copistas, teólogos, exegetas e comentaristas:
Alguns têm declarado que esta afirmação do verso 19, em grego: kayarizon panta ta brwmatacatharidzon panta ta bromata não se encontrava no original de muitos manuscritos, sendo portanto um acréscimo posterior.
O renomado exegeta Bruce M. Metzger, com sua autoridade inquestionável, no livro A Textual Commentary on the Greek New Testament pág. 95 ao tecer considerações sobre este verso declara: o peso esmagador dos manuscritos nos convencem de que esta afirmação foi escrita por Marcos. Diante da dificuldade do verbo purificar, muitos copistas tentaram correções e melhorias. Metzger conclui: Muitos eruditos modernos, seguindo a interpretação sugerida por Orígenes e Crisóstomo consideram o verbo catharidzo, ligado gramaticalmente com “leguei” do verso 18 tomando assim o comentário do evangelista com as implicações das palavras de Jesus concernentes às leis dietéticas judaicas.
Esta mesma idéia é esposada pelo livro Consultoria Doutrinária da Casa Publicadora Brasileira, págs. 130 a 132, das quais destacamos:
“Nalgumas Bíblias a declaração final do versículo 19, parece fazer da instrução de Cristo, com o sentido de que o processo da digestão e eliminação tem o efeito de ‘purificar todos os alimentos’. O texto grego, porém, torna evidente que estas palavras não são de Cristo, mas sim de Marcos, e constituem seu comentário sobre o que Cristo queria dizer. Por conseguinte é necessário interpretar esta expressão sob o aspecto das palavras ‘Então lhes disse’, do versículo 18. Destarte a última frase do versículo 19 rezaria assim:’(Então lhes disse isto), purificando todos os alimentos’ ou ‘considerando puros todos os alimentos’ – a saber, sem levar em consideração se a pessoa que comia realizara ou não a ablução cerimonial preceituada, Era essa a questão em debate (verso 2).
“Em segundo lugar, convém notar que a palavra grega bromata, traduzida por alimentos, significa simplesmente ‘o que se come’, e inclui todas as espécies de alimentos; jamais distingue a carne dos animais de outras espécies de alimentos. Restringir as palavras ‘considerou puros todos os alimentos’ aos alimentos cárneos e inferir que Cristo aboliu a distinção entre as carnes limpas e imundas usadas como alimento (ver Lev. 11), é desconhecer completamente o sentido do texto grego.
“Percebe-se, pois, que o versículo 19 não foi acrescentado, mas que a expressão final deste versículo não foi usada por Cristo, e sim, por Marcos, para indicar que a cerimônia de lavar as mãos várias vezes antes de comer – não por limpeza, mas por formalidade – nada tinha que ver com a salvação. Isto, no entanto, não quer dizer que se deva comer com as mãos sujas, ou que se possam usar todas e quaisquer carnes de animais, mesmo dos que foram proibidos em Lev. 11.”
Outra autoridade, não menos destacada, Marvin R. Vincent, em Word Studies in the New Testament, vol. l, pág. 201, afirma sobre Marcos 7:19:
“Cristo estava enfatizando a verdade de que toda contaminação vem de dentro. Isto era em face das distinções rabínicas entre alimentos limpos e imundos. Cristo declara que a impureza levítica, como o comer sem lavar as mãos, é de pouca importância quando comparada com a impureza moral. Pedro ainda sob a influência dos antigos conceitos, não consegue entender a declaração e pede uma explicação (Mat. 15:15), que Cristo dá nos versos 18-20. As palavras ‘purificando todos os alimentos’, não são de Cristo, mas do evangelho, explicando o significado das palavras de Cristo; a Versão Revisada do Novo Testamento, portanto, traduz corretamente ‘isto ele disse (em itálico), tornando limpos todos os alimentos.’
“Esta era a interpretação de Crisóstomo, que diz em sua homília sobre Mateus: ‘Porém, Marcos diz que ele disse estas coisas tornando puros todos os alimentos.’ Canon Farrar refere-se a uma passagem citada de Gregório Taumaturgo: ‘E o Salvador, que purifica todos os alimentos diz’ . . .”

Conclusão

Nada melhor do que concluir este trabalho, com as oportunas palavras de J. C. Ryle, em seu Comentário Expositiva do Evangelho Segundo Marcos, ao tecer considerações sobre o capítulo sete de Marcos:
“Devemos pedir diariamente o ensino do Espírito Santo, se quisermos adiantar-nos no conhecimento das coisas divinas. Sem o Espírito Santo a inteligência mais robusta e o raciocínio mais vigoroso pouco nos farão adiantar. Na leitura da Bíblia e na atenção que prestamos à pregação da Palavra, tudo depende do espírito com que lemos e ouvimos.
Extraído da Apostila Explicação de Textos Difíceis da Bíblia de Pedro Apolinário.

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