domingo, 25 de novembro de 2018

SODOMA E GOMORRA: OS FATOS ATRÁS DOS RELATOS?



À semelhança do relato de Gênesis 19:23-29, a explosão superaquecida de um meteoro pode ter aniquilado cidades e assentamentos agrícolas ao norte do Mar Morto há cerca de 3.700 anos. Evidências desse evento foram apresentadas pelo arqueólogo Phillip Silvia, da Trinity Southwest University, no último dia 17/11/2018, na reunião anual da prestigiosa American Schools of Oriental Research, realizada em Denver.

Datação radiométrica e minerais que instantaneamente se cristalizam sob altas temperaturas, encontrados no local, indicam que uma enorme explosão, provavelmente causada por um meteoro, disse Silvia, instantaneamente destruiu tudo o que havia na planície de Middle Ghor, num raio de 25 Km. O evento também teria impulsionado imensas ondas de salmoura do Mar Morto que inundaram terras agrícolas ao redor.

Escavações em cinco grandes sítios arqueológicos nessa região da Jordânia indicam que foram continuamente ocupados por pelo menos 2.500 anos até um súbito colapso coletivo no final da Idade do Bronze. Levantamentos arqueológicos localizaram 120 assentamentos menores nessa área, que parecem também terem sido expostos a intenso calor e ventos indutores do colapso que atingiu uma população estimada de 40 a 65 mil pessoas.

As mais claras evidências de um cataclismo causado pela explosão de meteoros, em baixa altitude, vêm da cidade da Idade do Bronze de el-Hammam, que tem sido escavada durante os últimos 13 anos. Ali, quase todas as paredes de tijolo de barro desapareceram, restando apenas as fundações de pedra. Vasos cerâmicos, em sua camada externa, derreteram e vitrificaram. Nessa capa vítrea, cristais de zircão se formaram em segundos, sob temperaturas extremamente elevadas, talvez tão quentes quanto as da superfície do sol. Ventos de alta potência parecem ter produzido uma chuva de minúsculos grãos minerais esféricos.

P.J. Silvia et al. The 3.7kaBP Middle Ghor event: catastrophic termination of a Bronze Age civilization. American Schools of Oriental Research annual meeting, Denver, November 17, 2018.

T. Sumner. Here’s how an asteroid impact would kill you. Science News. Vol. 191, May 13, 2017, p. 12.

B. Bower. An exploding meteor may have wiped out ancient Dead Sea communities. Science News, November 20, 2018.

Comentários de Jorge Fabbro

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA