terça-feira, 4 de novembro de 2014

Isaías foi mesmo serrado ao meio?



O profeta Isaías é o autor do livro que leva o seu nome. Filho de Amoz e descendente da linhagem real, ele foi chamado na juventude para o ofício de profeta, no final do reinado de Uzias (Azarias, 790-739 a.C), durante a corregencia de Jotao (PR, 305). Isso sugere que o chamado ocorreu entre os anos 750 e 739 a.C. Seu ministério continuou por pelo menos 60 anos (PR, 310), abrangendo os reinados de Uzias, Jotao, Acaz e Ezequias (ver Is 1:1).O fato de Isaías não mencionar Manassés, cujo reinado começou em 686 a.C, e de ter estado entre "um dos primeiros a cair" no massacre liderado por Manassés sobre os que permaneciam fiéis a Deus (Profetas e Reis, 382; 2Rs 21:16), indica que seu ministério terminou logo após a morte de Ezequias, em 686 a.C.

Isaías era casado e tinha dois filhos, "Um-Resto-Volvera" e "Rápido-Despojo-Presa-Segura" (Is 7:3; 8:3). Em Jerusalém, cenário principal de suas obras, tornou-se pregador da corte e exerceu influência consideravel. Por muitos anos foi conselheiro político e religioso da nação. Seu ministério profético, junto com o de Miquéias, e, possivelmente também, a influência direta de Oséias no reino do Norte contribuiram para as reformas realizadas por Ezequias. Manassés, porém, seguiu a política ímpia de seu avô Acaz. Ele aboliu as reformas de seu pai Ezequias e tirou a vida de homens que tinham encorajado a adoração ao verdadeiro Deus. Segundo o Talmude babilonico, Isaías foi morto por Manassés (ver Profetas e Reis 382). As palavras de Hebreus 11:37, de que alguns foram "serrados ao meio", sugerem o destino de Isaías.

Vejamos o comentário da escritora Ellen White no "Signs of the Times" de 17/02/1898 que deixa ainda mais claro:

"Isaías,  a quem o Senhor permitiu ver coisas maravilhosas, FOI SERRADO AO MEIO, porque reprovou fielmente os pecados da nação judaica. Os profetas que vieram cuidar da vinha do Senhor foram, de fato, surrados e mortos. "Foram apedrejados, provados, serrados pelo meio, mortos ao fio da espada; andaram peregrinos, vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos, maltratados (homens dos quais o mundo não era digno)" [Hb 11:37, 38]."

Extraído do Comentario Bíblico Adventista vol.4 pág. 71 e 1251 por Bíblia e a Ciência

49 comentários:

Marco disse...

Havia algum parentesco entre Isaías e o rei Manassés?

Douglas Zanatta disse...

A tradição rabínica mantém que Isaías era descendente da casa real de Judá e Tamar, e que seu pai Amoz era irmão do rei Amazias de Judá, sendo ele então primo do rei Uzias e neto do rei Joas. A sua alta posição se evidencia pelo seu fácil acesso ao rei (Isaías 7:3) e intimidade com o sacerdote (Isaías 8:2).
Espero ter ajudado! Abraço

Marco disse...

Agradeço. Minha dúvida é por que, certa vez, me disseram que o rei Manassés seria neto ou sobrinho-neto de Isaías, o que tornaria o assassinato ainda mais nefando. Mas se Manassés chegou a matar no fogo um filho de colo, não haveria escrúpulo que o impedisse de assassinar um tio-avô.

Unknown disse...

Primeiramente uma boa noite atodos a paz esse saite e muito bom voces estao de parabens. Que o Pai das luzes vos abencoe grandemente

Unknown disse...

Onde na bíblia fala claramente como Isaías foi morto?

Unknown disse...

Não há nenhum vestígio bíblico apontando sua morte.

Unknown disse...

Onde tá escrito na Bíblia que Isaías foi serrado ao meio ?

Unknown disse...

Também gostaria de sabe

Unknown disse...

Se não há vestígios da morte de Isaías,como sabem que ele foi serrado ao meio?

Unknown disse...

É assim quando as pessoas são Obedientes a Deus são perseguidos até a morte por pessoas inimigas de Deus

Unknown disse...

Eu sou um pregador da palavra de Deus eu sempre prego o livro Isaías porque o profeta Isaías ele era persiguido por Manassés abiblia sagrada ela nós revela que o profeta foi pedrejado e foi cortado ao meio com fio da espada porque por amor palavra de Deus amém

Unknown disse...

Também queria saber.
Tem muitos ensinamentos, que vem por fora da bíblia, que fica difícil da gente crer.

Unknown disse...

Qual e o significado do nome do filho de Isaías no capítulo 8 versículo 3 do livro de Isaías

Unknown disse...

Também gostaria de saber

Unknown disse...

Qual a referência bíblica?

Unknown disse...

Em que parte da biblia fala sobre a morte de Isaías?

Unknown disse...

Se ele foi apedrejado, cortado e ou serrado ao meio não sabemos ao certo., mas os estudiosos defende que ele foi serrado ao meio, só vamos saber quando nos encontrarmos lá na glória, e uma coisa digo que ele foi pregador da palavra em um tempo muito rude aonde não tinha quem fosse, mas ele disse envia me a mim. E hoje vejo muita gente preparada disputando entre si quem sabe mais ou não sabe. Vão pregar o evangelho e dizer que: JESUS ESTA VOLTANDO. O profeta Isaías profetizou a vinda, e nós? Estamos pregando a volta de JESUS O CRISTO?
pensem no que é mais importante.

Unknown disse...

Irmãos é interessante esse comentário porque nós encima mais sobre a palavra, é realmente a bíblia não diz claramente mais diz que os fiéis a Deus foram apedrejado e cortado aí meio, então também creio que ele Isaías foi Serrado ,tem coisa na bíblia que é difícil de entender como uns irmãos vê na bíblia que Deus se arrepender de várias coisas porque leram na palavra e não sabe destiguir o entendimento e sai pregando umas armeira dessa, Deus nunca se arrepender de nada tou serto.

Unknown disse...

Olá, a paz do Senhor a todos. Eu também gostaria de saber onde está escrito na biblia que Isaías foi serrado ao meio?

Unknown disse...

Ei... não responderam... referência biblica sobre a morte de Isaias...
Se ele foi serrado ao meio, onde está escrito?

Pastora Anilda Maria Rangel disse...

Realmente não vejo alguma referência bíblica..da que sua morte foi serrado
Ao meio..mais vamos fazer como o colega falou Unknown amém..

Douglas Zanatta disse...

Hebreus 11:37 a referência bíblica.

Unknown disse...

Isaias profeta messianico.

Unknown disse...

Pós não é só ler a Bíblia

Unknown disse...

Na bíblia não fala claramente sobre a morte de Isaías,mas o livro de hebreus cita no capítulo 11:37,38 que homens de Deus morrerão de mortes cruéis por te ficado do lado da verdade,e cita que alguns foram mortos serrado ao meio

Unknown disse...

O rei Manassés ordenava matar os profetas daquele tempo desta forma serrados ao meio ou a fio de espada Hebreus 11 versículo 37e38

Unknown disse...

( 1 Timóteo 2:11-12 )( 1 Coríntios 14: 34 )( 1 João 2: 3- 4 )( Galátas 1:8- 10 )

Unknown disse...

Também tenha duvida sobre amorte do profeita agraça a Deus entrei neste saiti ... e estou muito feliz pela respostq

Unknown disse...

Para mim se Isaías morreu serrado ao meio ,ou ao fio da espada etc não muda para a minha salvação,Jesus morreu na cruz e ressuscitou e voltorá para nós buscar, isso me basta do que ficar voando mosquito e engolindo camelos.

Unknown disse...

Não consegui achar na Bíblia que Isaías foi serrado, só diz que alguns profetas foram serrado, e não o nome dele.
Aqui diz que uma antiga tradição judaica dizia que ele foi serrado, mais não está na bíblia se está me mostrem.

Unknown disse...

Acabei de fazer essa pergunta...
Eu li que uma antiga tradição judaica dizia que ele foi serrado, mais na bíblia mesmo eu não encontrei.

Unknown disse...

Nesse versículo da sua Bíblia diz o nome do Isaías? Pq na minha não fala o nome dele, e sim alguns profetas.

Unknown disse...

Correto diz alguns só não cita o nome dele.

Unknown disse...

Eu fosse vc não questionava a morte do profeta Isaías, e sim pregar oq ele pregou a verdade sobre Cristo...

Unknown disse...

Vamos pregar a palavra meus irmãos JESUS está voltando para pega sua noiva amém

Unknown disse...

Eu acredito na bíblia porque ela é a palavra de Deus. E o que a Bíblia não diz é mera especulação!

Pedro Paulo disse...

Os misterios6 de Deus cabe somente a Ele. O que é para o homem Deus revela. Não podemos afirmar algo que a Bíblia não menciona. Em Hb fala sobre de como muitos servos do Senhor foram mortos, mas não cita o cita nomes. Como a Palavra de Deus diz aí daquele que tirar um til ou acrescentar um j na minha Palavra.
Que a Paz esteja convosco

Unknown disse...

Em Hebreus 11:37 fala "serrados" e NÃO AO MEIO, portanto, não esta bem claro, na minha opinião.

João Dario disse...

A paz do Senhor. Pelo que sei a morte do profeta Isaias estaria relatada em um dos livros apócrifos. Que podem nao ser canonicos mas sao históricos.

Unknown disse...

No Talmude de Jerusalém consta que Isaías foi morto quando, ao ser perseguido pelo rei Manassés, se escondeu dentro de um cedro. As franjas de sua roupa, porém, deflagraram sua presença, e então o rei ordenou que o cedro fosse serrado ao meio, ocasionando sua morte (Sanhedrin x.).

Unknown disse...

Hebreus Cap.11
37 Foram apedrejados e tentados; foram serrados ao meio; morreram ao fio da espada; andaram vestidos de peles de ovelhas e de cabras, necessitados, aflitos e maltratados
*Bíblia Sagrada Fiel* https://goo.gl/dMVxxQ

Unknown disse...

Realmente o povo é apegado a tradições a quererem saber o que Deus não revelou e suposições certo vc disse tudo isaias pregou a vinda do Salvador se entregou pela verdade e hj o povo esquece quem foi e o que ensinou e quem se entregou pela nossa salvação Jesus o Filho amado de Deus é nosso salvador

Unknown disse...

EU CREIO que foi cortado ao meio, pois e proprio da epoca mortes e punicoes que e impossivel de se acreditar sendo que Jesus Cristo foi morto do jeito que foi e muitas pessoas daqueles tempos e antes de Cristo.

Unknown disse...

Li em algum comentario biblico que na perseguição profeta isaias escondeu-se numa arvore,onde foi descoberto por parte veste ter ficado aparecendo, então mandasse manda serrar a árvore

Unknown disse...

Muito bom tem alguma referência de que Isaías foi serrado ao meio

Alex disse...

a tradição judaica afirma o que aconteceu com isaias, não é porque não esta na biblia que não aconteceu.

Unknown disse...

O maior imperio da época, que conquisto 187 nações pelo Rei senaqueribe, caiu diante do profeta Isaias...não podia Deus o livra.lo...deixo também minhas duvidas.

Unknown disse...

Em nenhuma passagem bíblica, temos provas exatas e específicas sobre a morte de Isaías, tanto é que este estudo usa conteúdo histórico judaico (TALMUDE) para comprovar a morte de Isaías e um texto lá em hebreus 11, faz declaração de possíveis causas de mortes de homens que manteram e agiram pela fé, mas não cita o nome de Isaías como ele tendo sido morto serrado ao meio, pois isso é informação de conteúdo histórico.

Unknown disse...

Então Isaías, não morreu, até porque não está escrito na bíblia né meus irmãos?

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA