terça-feira, 6 de agosto de 2013

Por que muitas igrejas estão fracassando?


O fracasso da igreja se deve a que muitos de seus membros estão, mesmo sem saber, seguindo algumas práticas que a destroem. Veja a seguir as características daqueles que destroem a igreja apresentadas de maneira interessante no Boletim Informativo, No 46, em janeiro de 2009, na Primeira Igreja Batista Regular de Crato; achei-as interessantes e postei-as, logo a seguir apresente alguns pontos contrastantes para encerrar esta reflexão:

Dicas para fazer a igreja fracassar:

1. Quando for à igreja procure algo para reclamar, mas o melhor mesmo é não ir para não se estressar.

2. Se comparecer a qualquer atividade religiosa, encontre falhas no trabalho de quem está realizando o serviço litúrgico sem a menos indicar o caminho para corrigir as mesmas.

3. Nunca aceite incumbências, lembre-se sempre que é mais fácil criticar do que realizar, e você poderá ser criticado.

4. Se algum líder da igreja pedir sua opinião sobre algum assunto, responda que não tem nada a dizer. Depois, espalhe como deveriam ser as coisas.

5. Se fizer alguma coisa, não faça mais do que somente o necessário. Porém, quando os líderes estiverem trabalhando com boa vontade e com interesse para que tudo corra bem, afirme que sua igreja está dominada por um grupinho.

6. Não leia os recados no boletim ou no mural da igreja e muito menos ouça os avisos. Afirme que tais coisas não trazem nada de interesse, e, melhor ainda, diga que não os recebe regularmente.

7. Se for convidado para assumir uma função em algum departamento qualquer, recuse alegando falta de tempo e depois critique com afirmações do tipo: “Essa turma quer é ficar sempre nos mesmos cargos…”

8. Quando tiver divergência com um líder, procure com toda intensidade impor-se.

9. Coloque-se sempre na posição defensiva ou de ataque.

10. Sugira, insista e cobre a realização de treinamentos, palestras e novas programações. No entanto, quando a igreja realizá-los, não compareça.

11. Se tiver oportunidade de dar sugestões, não o faça. Se a liderança não adivinhar suas idéias e pontos de vistas, critique e espalhe a todos que é sistematicamente ignorado.

12. Após toda essa colaboração espontânea, quando cessarem os cultos, as reuniões e todas as demais atividades eclesiásticas, enfim, quando a tua igreja morrer, estufe o peito e afirme com orgulho: “Eu não disse?”

Se alguns destes pontos são comuns em sua vida, veja pela Bíblia que estão todos contra a vontade de Deus e a favor do Diabo. A ociosidade, a crítica, a arrogância, a fofoca, a indiferença e orgulho são os ingredientes de Satanás para acabar com a igreja, mas o ingrediente que fortalece a igreja é o poderoso fruto do Espírito com suas diferentes partes: “Amor, alegria, paz, paciência, delicadeza, bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). Assim concluímos:

1. Muitas igrejas estão fracassando porque tem mais do espírito humano ou satânico do que do Espírito Santo.

2. Muitas igrejas estão fracassando porque seus membros são mais dedicados a fazer o que agrada a si mesmo e ao Diabo do que o que agrada a Deus.

3. Muitas igrejas estão fracassando porque muitos membros vivem mais o que pensam e o do que acham, do que o “Assim diz o Senhor”.

4. Muitas igrejas estão fracassando porque nos púlpitos tem muito mais do homem do pecado, do que da santidade de Deus e de Sua Santa Palavra.

5. Muitas igrejas estão fracassando porque muitos de seus líderes e membros estão mais envolvidos com o pecado do que com Cristo, Àquele que tira o pecado do mundo.

6. Muitas igrejas estão fracassando porque muitos membros estão mais empenhados em condenar os outros do que em reconhecer seus próprios erros e defeitos.

7. Muitas igrejas estão fracassando porque muitos de seus membros e líderes estão mais preocupados em falar dos outros do que falar de Cristo aos outros; falam mais da vida dos outros do que da vida de Cristo.

Não ajude sua igreja fracassar, mas ajude ao Evangelho a se espalhar!

por Hudson Cavalcanti

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA