quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Por que no Velho Testamento não havia batismo?


Muito obrigado por ter entrado em contato conosco, com prazer respondemos sua pergunta:
Romanos 6:1- 4 é um texto que nos fala sobre o simbolismo do batismo: morte - sepultamento - ressurreição de Jesus, e nossa aceitação do Seu sacrifício. Assim quando um cristão se batiza, simbolicamente ele está morrendo para o mundo e ressurgindo para uma nova vida com Cristo. Somente mergulhando alguém na água, é que se pode ver o simbolismo em seu verdadeiro significado.
Na época de Israel não havia o batismo dessa forma porque não faria sentido, já que Cristo ainda não havia morrido, contudo havia o sacrifício de animais que apontava para o sacrifício vindouro de Cristo na cruz, e havia também a circuncisão[1].
            Em Josué 5:8, encontramos este relato: “Tendo sido circuncidada toda a nação, ficaram no seu lugar no arraial, até que sararam.  Para entendermos melhor como isso se deu, vale ressaltar que no capítulo anterior (cap.4), lemos a respeito da travessia do Jordão, assim como houve quando o mar se abriu (Êxodo 14:15-31), vejamos agora como a circuncisão foi comparada ao batismo por Paulo:
tendo sido todos batizados, assim na nuvem como no mar, com respeito a Moisés.” I Coríntios 10:2
            A experiência dos filhos de Israel era uma figura do batismo. Os Israelitas estavam envoltos na água quando cruzaram o mar, pois a nuvem os cobria e tinham o mar de ambos os lados; e nesse sentido foram batizados.
Se o apóstolo quisesse ensinar sobre a forma correta de batismo, este texto seria um forte argumento a favor do batismo por imersão. Sabe por quê?
Porque eles foram “cobertos pela nuvem” e as águas estavam “rodeando” eles. Perfeito símbolo do batismo por imersão, que “cobre” a pessoa com as águas (simbolizado pelo cobrir da nuvem e pelas águas que rodeavam de ambos os lados).
Entendemos, portanto que assim como a travessia feita pelo povo no mar, ou no rio Jordão, representou o batismo, a circuncisão representou a conversão. Alguém perguntaria, como ficam as mulheres diante da circuncisão?  A partir desse aspecto podemos afirmar que as mulheres foram também circuncidadas, mas somente em seu interior.
Deus instituiu este ato (circuncisão) como um pacto entre Ele e Abraão e seus descendentes para que fosse um sinal externo (para os homens no aspecto físico, pois sendo que a circuncisão tinha uma dupla finalidade[2], não teria como se dar tal procedimento com uma mulher) de que eles eram um povo escolhido por Deus. Entretanto vejamos alguns versos do Novo Testamento a respeito da circuncisão interior, o que nos leva a ver que no sentido espiritual as mulheres com certeza eram circuncidadas no coração pelo Espírito Santo:
Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus.Romanos 2:29
 “Porque, em Cristo Jesus, nem a circuncisão, nem a incircuncisão têm valor algum, mas a fé que atua pelo amor”. Gálatas 5:6
             “Pois nem a circuncisão é coisa alguma, nem a incircuncisão, mas o ser nova criatura”.Gálatas 6:15


A circuncisão no Novo Testamento toma outra forma. O pacto que Deus quer estabelecer com Seu povo no Novo Testamento, toma a forma do batismo, que é a expressão de algo maravilhoso que acontece no coração. Colossenses 2:11 e 12 diz: "Nele também fostes circuncidados, não por intermédio de mãos, mas no despojamento do corpo da carne, que é a circuncisão de Cristo; tendo sido sepultados juntamente com ele no batismo, no qual igualmente fostes ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos."
É através do batismo que você aceita Jesus como seu Deus e que você declara ser Seu filho. É através do batismo que você declara publicamente que aceita o perdão, a transformação e que aceita o poder para viver uma vida vitoriosa. Hoje, o Senhor Jesus apresenta-Se diante de você e lhe diz: "Filho, estou disposto a fazer você nascer de novo. Não importa o seu passado, seu presente ou seu futuro. Quero ser o Seu Deus e que você seja Meu filho. Mas preciso estabelecer um pacto com você. Quero que entre nas águas do batismo e seja batizado e esse será o pacto através do qual estará declarando publicamente que quer seguir-Me até o fim."


Escola Bíblica


[1] A circuncisão é o ato de cortar o prepúcio, que é a pele que cobre a glande (cabeça) do pênis.

[2] Além de ser um sinal do pacto entre Deus e seu povo, tinha também uma outra finalidade de caráter higiênico e de saúde muito importante para aquela época, onde a falta de conhecimento dos micro-organismos e das doenças contagiosas, poderiam causar uma verdadeira epidemia, especialmente num mundo sem saneamento básico.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA