quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Deus oferece bênçãos especiais aos que amam a Sua Lei


1. A Palavra de Deus pode me trazer prazer e qualidade de vida?

Salmos 1

“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.   Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.   Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido.   Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa.   Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos.   Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá.”

Comentário – o reino de Deus é construído nas bases do amor. Sendo assim a Palavra de Deus, e também a Sua Lei, tem o objetivo de nos trazer prazer e garantir nossa qualidade de vida.

2. Quais são as bênçãos anunciadas por Isaías para os que santificam o sábado?

Isaías 56:2;

“Bem-aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se firma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.”

Isaías 58:13-14

“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,   então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.”

Comentário – felizes são os que fazem a vontade de Deus. Eles passam a conhecer a Deus de uma forma experimental e sua alegria é indescritível.

3. As bênçãos do sábado serão estendidas também à Nova Terra?

Isaías 66:22-23

“Porque, como os novos céus e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante de mim, diz o SENHOR, assim há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.   E será que, de uma Festa da Lua Nova à outra e de um sábado a outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.”

Comentário – O sábado foi santificado na criação. Adão e Eva usufruíam das bênçãos do sábado no Éden e o mesmo privilégio está reservado para os salvos na Nova Terra.

4. Quais as bênçãos contidas no quarto mandamento?

Êxodo 20:11

“porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”

Comentário – existem muitas bênçãos implícitas neste mandamento, mas podemos destacar cinco principais: (1) Obtemos uma visão mais clara do caráter de Deus.  (2) Desenvolvemos maior sensibilidade à revelação de Deus na natureza.  (3) Desenvolvemos a estabilidade existencial que deriva do relacionamento criatura-Criador.  (4) Aprimoramos o nosso relacionamento social.  (5) Melhoramos nossa saúde física e mental.

5. Como Deus provou a obediência do povo de Israel através do sábado?

Êxodo 16:4-5

“Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover do céu pão, e o povo sairá e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu ponha à prova se anda na minha lei ou não.  Dar-se-á que, ao sexto dia, prepararão o que colherem; e será o dobro do que colhem cada dia.”

Êxodo 16:22-25

“Ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; e os principais da congregação vieram e contaram-no a Moisés.   Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o SENHOR: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobrar separai, guardando para a manhã seguinte.   E guardaram-no até pela manhã seguinte, como Moisés ordenara; e não cheirou mal, nem deu bichos.   Então, disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto o sábado é do SENHOR; hoje, não o achareis no campo.”

Comentário – a experiência vivida pelos israelitas com o maná é muito importante e revela a seriedade de Deus no cumprimento de Sua Lei.  Devemos lembrar que toda promessa de Deus envolve alguma prova de fidelidade afim de que a bênção seja entregue.

6. Como o salmista se sente em relação à Deus e seus ensinos?

Salmo 119:97

“Quanto amo a tua lei! É a minha meditação todo o dia!”

Comentário – aquele que está em sintonia com Deus terá prazer em obedecê-lo e fará tudo para agradá-lo.

Resumo:

Deus é amor e por essa razão todo o Seu reino é fundamentado no amor. As Leis de Deus refletem o Seu caráter e foram estabelecidas para proporcionar prazer, alegria e proteção ao homem. O sábado foi dado como um presente maravilhoso que propicía intimidade com o Criador. Por outro lado, o sábado tem sido um dos maiores desafios aos cristãos, porque os coloca na contra-mão do mundo. O Senhor, em Sua misericórdia, compreende os limites humanos e as dificuldades envolvidas, e sendo assim, oferece a todos fé e poder para vencer.

Extraído do Site Sabado.org

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA