quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Desenhos para Colorir - A HISTÓRIA DE RUTE

Título: “Rute”

1- Objetivo: Levar às crianças a aprender que nós devemos praticar a bondade. Assim como Deus tem sido bom para conosco!
2- Quebra-Gelo: Você procura ser bondoso com sua família e amigos? O que você faz?
3- Versículo para Memorizar: “Façam aos outros, o que querem que eles façam a vocês.”Mt 7:12
4- Leitura da Bíblia: Rute caps 1 a 4
5 -Mensagem: No tempo em que Israel era governado por juízes, houve uma grande fome naquele país. Por isso um homem de Belém, da região de Judá, chamado Elimeleque foi com a sua mulher, Noemi, e os seus dois filhos Malom e Quiliom, morar num país chamado Moabe. Algum tempo depois, Elimeleque morreu, e Noemi ficou com os dois filhos, que casaram com moças moabitas. O nome de uma delas era Orfa, e o da outra, Rute. Tempo depois, Malom e Quiliom também morreram. E Noemi ficou só, sem os filhos e sem o marido. Então ela se aprontou para sair de Moabe e disse às noras: — Voltem para casa e fiquem com as suas mães. Aí elas começaram a chorar alto. Então Orfa se despediu da sua sogra com um beijo e voltou para o seu povo. Mas Rute ficou e disse: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. Então elas foram para Belém. Em Belém , a colheita de cevada (tipo de grão usado para fazer pão) estava começando. Noemi tinha um parente chamado Boaz, que era um homem rico e muito importante. Ele era da família de Elimeleque, o marido de Noemi. Um dia Rute disse a Noemi: — Deixe que eu vá até as plantações para catar as espigas que ficam caídas no chão. Talvez algum trabalhador me deixe ir atrás dele, catando as espigas que forem caindo. (Porque naqueles tempos, conforme o mandamento de Deus, quando um fazendeiro colhia no seu campo, ele tinha que deixar os grãos que caiam para as pessoas pobres pegarem). — Vá, minha filha! — respondeu Noemi. Então Rute foi ao campo e andava atrás dos trabalhadores, catando as espigas que caíam. E por acaso ela entrou numa plantação que era de Boaz, um parente de Elimeleque. Aí Boaz perguntou ao chefe dos trabalhadores: — Quem é aquela moça ali? Ele respondeu: — É a moabita que veio de Moabe com Noemi. Boaz mandou chamá-la. Aí Rute ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e disse: — Por que é que o senhor reparou em mim que sou estrangeira? Boaz respondeu: Que o SENHOR a abençoe, minha filha. Eu sei que você deixou o seu pai, a sua mãe e a sua pátria e veio viver entre gente que não conhecia. Que o SENHOR a recompense por tudo o que você fez pela sua sogra. Depois de um tempo, Boaz casou-se com Rute, e tiveram um filho chamado Obede. Quando ele cresceu teve um filho chamada Jessé. O filho de Jesse foi Davi. O bisneto de Rute tornou-se rei de Israel, o rei Davi!!
6- Aplicação: Rute foi uma pessoa muito amável, bondosa e leal. Ela era uma moabita e decidiu acompanhar a sua sogra para viver com o povo judeu. Ela não tinha nenhuma responsabilidade sobre a sua sogra, mas ela não abandonou Noemi. E por sua atitude altruísta (pessoa que se preocupa em cuidar das outras pessoas) ela foi grandemente abençoada por Deus: casou-se com um homem muito bom que cuidou dela e de Noemi, e faz parte da genealogia de Jesus (Mt 1:5-16).
7- Atividade: Peça para cada criança desenhar o contorno da sua mão numa folha e responder a pergunta: “Eu gosto de amigos que … (sorriem, me dão atenção, me abraçam, me ajuda na lição, etc). A resposta que a criança der, ela escreve na palma da mão que ela desenhou. Líder explique a elas que aquilo que elas querem que os seus amigos façam, ela deve fazer também para eles. Aproveite este momento para orar junto com elas, para que Deus abençoe a sua escola derramando bondade no corações dos alunos para que tratem bem uns aos outros. Com certeza elas vão querer contar todas as coisas ruins que têm presenciado lá, mas diga a elas que toda essa maldade que tem acontecido nas escolas, pode acabar, se elas orarem todos os dias, e jejuarem. Líder, leve-as a profetizar a paz, a bondade e o amor de Deus para as suas escolas! Separe um tempo nas células, todas as semanas, para orarem especificamente por isso! Ensine-as a orar com autoridade, e o Senhor dará vitória!!
8- Comunhão / Encerramento
ESTUDO RETIRADO DO BLOG DA PASTORA MIRIAN GALLI DA IGREJA ÁGUA VIVA. MAUÁ. SÃO PAULO. http://miriangalli.blogspot.com/Havia fome em Israel.

Elimeleque, Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, resolveram mudar de Belém para Moabe, onde havia mais alimento.
Mas Noemi não foi feliz ali porque seu marido morreu.
Quando seus filhos estavam com idade suficiente se casaram com duas moabitas - Orfa e Rute. Todos eles moraram juntos por 10 anos. Durante esse tempo, Orfa e Rute aprenderam a amar o Deus verdadeiro. Porém vieram mais problemas. Malom e Quiliom também morreram.
Quando Noemi soube que a fome em Israel havia terminado, ela decidiu voltar para casa. Orfa e Rute decidiram ir com ela. Enquanto caminhavam, Noemi deve ter pensado que seria difícil para Orfa e Rute viverem em uma terra estranha, com costumes estranhos. Se elas ficassem em seu próprio país, poderiam encontrar novos maridos e serem felizes novamente.
Finalmente, ela lhes disse o que estava pensando. No começo nem Orfa nem Rute queriam voltar, mas depois de conversarem sobre isso, Orfa beijou Noemi, despediu-se e partiu para casa. Mas Rute pediu:
- Não peça para eu deixá-la. Onde a senhora for, eu irei. Seu povo será o meu povo e seu Deus, o meu Deus.


Quando chegaram a Belém, era tempo da colheita de cevada. Rute disse a Noemi que ela iria apanhar cereal nos campos. Em Israel era costume dos ceifeiros deixarem algum cereal para que as pessoas pobres e viúvas pudessem apanhar.
Rute foi pegar cereal num campo que pertencia a Boaz, um parente de Elimeleque.


- Fique em meu campo, perto de meus empregados, e ninguém a aborrecerá - disse ele.
- Ouvi do quanto você tem sido bondosa para Noemi. Deus a abençoe.
-Boaz fez mais para ajudar Rute. Ele a deixou comer com seus servos e disse para seus empregados deixarem cair cereal a mais para ela.

Quando foi para casa, Rute tinha aproximadamente 25 quilos de cereal.
- Onde você apanhou cereal hoje? - perguntou Noemi, surpresa.
- Na plantação de Boaz - respondeu Rute.
Noemi contou a Rute sobre um costume em Israel. Quando um homem morria sem deixar filhos, o homem mais próximo ligado a ele deveria se casar com a viúva. E quando tivessem filhos, haveria alguém para herdar os bens da família e continuar seus negócios.
Rute disse a Noemi que estava disposta a se casar com Boaz. Boaz se agradou disso.
- Porém - ele disse para ela - há alguém que é um parente mais próximo do que eu. Amanhã conversarei com ele.
Boaz foi ao portão da cidade, ande as pessoas faziam acordos de negócios. Ele se encontrou com o parente mais próximo de Elimeleque. Boaz convidou 10 homens que eram importantes na cidade para presenciar o que aconteceria.- Rute tem umas terras para vender - disse Boaz. Se você não quiser reaver as terras, eu o farei.
- Eu as comprarei - disse o parente.
- Tem mais coisa - falou Boaz. - O parente que comprar as terras de Elimeleque também deve se casar com Rute.
- Ah, então não vou comprá-las. Eu poderia prejudicar minha própria herança.

Assim Boaz e Rute se casaram. Depois de algum tempo eles tiveram um filho. Eles o chamaram de Obede. Obede se tornou o avô do rei Davi.









Desenhos de Rute Para colorir
Clique nas imagens para ampliar


 Rute
Rute uma jovem trabalhadora
 Rute e Noemi
Rute e Boaz

 Rute e Noemi
Rute


Rute trabalhando
 Rute
Atividade Rute e Boaz















Falsos Profetas

Parte 1

Parte 2

"Raya" "Ahava" e "Dod" de Cântico dos Cânticos

Rob Bell - Flame (Legendado Português Brasil).
Episódio integrante da série Nooma, produzida por Rob Bell, líder da Mars Hill Church.
Rob Bell faz uma analogia da vida a dois, sob o ponto de vista da Bíblia, citando a história da própria relação com sua esposa. Fala sobre o que é o "Amor", segundo as três definições Hebraicas.

Parte escrita do vídeo:Bem no meio da Bíblia, há uma coleção de poemas de amor hebraicos muito explícitos e eróticos que jovens rapazes judeus não têm permissão de ler até terem mais idade.

O Cântico dos Cânticos nos dá uma série de imagens do relacionamento entre homem e mulher. A alegria, o conflito, a perplexidade. É como se o amor que esse casal explora tivesse uma vida própria. A mulher diz várias vezes: “Não acordeis nem desperteis o amor até que ele o queira.” E é como se ela dissesse: “Seja o que for, é tão bom, é tão lindo, não podemos fazer nada para estragá-lo.
Nós usamos e abusamos dessa velha palavra “amor”, não é?
Nós dizemos que amamos uma pessoa, e logo depois falamos de como amamos um carro novo ou um certo par de calças. Afinal, eu amo a minha esposa. E eu também amo pastéis?
Nós temos que nos lembrar que o Cântico dos Cânticos foi escrito originalmente em hebraico, que tem três palavras pelo menos que correspondem ao nosso “amor”. A primeira é a palavra “raya”. “Raya se traduz literalmente como “amigo“ ou “companheiro“, alguém que lhe faz companhia. Pode até ser traduzido como o termo “alma gêmea”. As pessoas falam disso o tempo todo. E dizem coisas como: “Ela é minha melhor amiga” ou “Posso contra tudo para ele”. Estas são expressões de “raya”. Então vemos que no núcleo da relação entre esses amantes há uma amizade.
Outra palavra hebraica usada para “amor” é “ahava”. “Ahava” é um afeto profundo, o desejo de estar tanto com alguém que dói no seu coração. “Ahava” é quando sua mente e seu coração se voltam para o seu amante com tal paixão e intensidade que você não pensa em mais nada.
Minha esposa e eu fomos amigos por quatro anos, quatro anos de “raya”, antes que algo mais acontecesse. Eu morava em Los Angeles, e ela veio me visitar num fim de semana. Nós saímos pela primeira vez.
Havia uma sensação de expectativa no ar, devido `a nossa curiosidade. Sabe, “Será que há ‘ahava’ para complementar nosso ‘raya’?”
Lembro-me de estar sentado no restaurante em Santa Monica a alguns quarteirões do oceano. E senti a sensação de que eu preferia estar ali com ela naquele momento a estar em qualquer outro lugar do universo.
Os amantes afirmam no Cântico dos Cânticos que “ahava” é forte como a morte, que muitas águas não podem apagar o “ahava”. “Ahava” é o amor da determinação. Muito mais profundo que sentimentos românticos fugazes. Muito mais que anseios temporários. “Ahava” é tomar a decisão de unir a sua vida `a de outro. Essa é uma emoção que leva ao compromisso, que o leva a unir a sua vida `a vida de outra pessoa. “Ahava” é o que faz tudo perdurar.
Talvez isso ajude: vamos pensar nesses amores, nessas dimensões do relacionamento, como chamas.
Primeiro tivemos a chama do “raya”, que é como a amizade, o aspecto da alma gêmea na relação. Depois vem a chama do “ahava”, que é a chama do compromisso e da decisão de unir suas vidas.
Mas há uma terceira palavra hebraica para amor no Cântico dos Cânticos: a palavra “dod”.
“Dod” pode ser traduzido literalmente como “farrear, abalar, ou ameigar”. Acho que vocês entendem o conceito dessa chama. Essa palavra é usada em várias partes das Escrituras. Em Provérbios está escrito: “Vem, saciemo-nos de amores até pela manhã.” A mulher diz no Cântico dos Cânticos: “Beije-me ele com os beijos da sua boca porque melhor é o seu amor do que o vinho.” “Dod” é o elemento físico e sexual de um relacionamento. Daí onde tiramos a palavra grega “Eros” que é traduzida literalmente como “erótica”.
Então temos a nossa chama de “raya”.
Temos a nossa chama de “ahava”.
E temos a nossa chama de “dod”.
E no encontro desse homem e dessa mulher, todas essas chamas são combinadas. Jesus fala dessa idéia de seres se encontrando. Ele usa o termo “uma só carne” para descrever essa conexão entre um homem e uma mulher. Mas essa carne é muito mais que um ato físico: é a emoção, são os corações, são as mentes e experiências. É a mistura das almas.
Então essa reunião física torna-se uma imagem de uma profunda realidade espiritual.
Jesus nos ensina que o sexo é um ato espiritual, e que algo tão lindo, algo tão poderoso, destina-se a perdurar para sempre.
Sabe, uma chama queimando solitária nunca será tão quente quanto todas as chamas juntas. Afinal, fomos criados para queimar todas as chamas juntas. E pense em todas as formas em que estragamos isso.
Por exemplo, pense em um caso amoroso. Um caso são duas pessoas compartilhando da chama do “dod”, mas sem as outras chamas, sem o “raya” nem o “ahava”. Não há amizade. Não há compromisso. Não há lealdade nem sacrifício. Há o “dod” mas não há “raya” nem “ahava”. São duas pessoas tentando só com a chama de “dod” conseguir todo o calor das três chamas juntas.
Não se surpreende que a pessoa sinta-se vazia e insatisfeita. Fomos criados para muito mais. Então a pessoa retorna para essa única chama repetidamente, sem nunca ficar satisfeita.
Não pode.
E que tal um casal que está casado há anos, e ainda estão juntos, ainda há compromisso, ainda há um certo “ahava”, mas, honestamente, não há nada mais? Não há amizade. Não há sexo. E eles negligenciam as chamas que finalmente tremeluzem e enfraquecem, até apagar.
Ao separar as chamas, nunca se alcança a satisfação. Isso é como viver for a do plano que Deus criou para sua vida.
Talvez a nossa cultura não tenha idéia do que é a verdadeira sexualidade. Talvez o mundo ao nosso redor, no que se trata de sexo, esteja completamente por fora. Afinal, a verdadeira sexualidade é vasta e misteriosa. Envolve você como um todo. Você tem um corpo, também tem alma e espírito.
Amor é o encontro das almas dando tudo de si para o outro.
E agora: que você honre a maneira como Deus o criou. Que você tenha um respeito profundo pelo fato de ser um ente profundamente espiritual e misterioso, e que o amor é no fundo algo extremamente espiritual. Que você descubra que as três chamas foram feitas para queimar juntas. E que você descubra
…A CHAMA MAIOR.
As 3 chamas tem que queimar juntas…
Raya, Ahava e Dod, não é conhecido pelo mundo, ou pelas pessoas do mundo. Não existe a mínima chance de cria-lo, forma-lo, ou manipula-lo. Apenas em Deus e debaixo do mesmo jugo é possível prova-lo e vive-lo. Ouse viver este fogo e em hipótese alguma aceite nada diferente disso. E acredite! Ele jamais se apagará, ou terá fim… Você é o melhor de Deus e, com isso, o Melhor de Deus te pertence.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Suposto diálogo do apóstolo Paulo com o CACP

Tema da conversa: A Lei de Deus
Não preciso dizer que esta conversa é fictícia. Meu objetivo é mostrar a você como seria um breve “debate” entre Paulo e os membros do CACP, para que não tenha dúvidas de que a teologia apresentada por eles sobre a Lei é uma perversão das Escrituras.
Convido a todos os irmãos protestantes (ou não protestantes) a analisarem com carinho os textos bíblicos que serão apresentados. Peço que não usem a Bíblia para “refutar a própria Bíblia” e sim que estudem o todo para que se possa alcançar uma compreensão coerente do assunto.
Alguém poderá se sentir “tentado” a me enviar um tipo de “diálogo entre Paulo e os adventistas”. Adianto que perderá seu tempo, pois, a compreensão adventista sobre a Lei não é a mesma dos Gálatas. Eles criam que a obediência era o meio de salvação enquanto que os observadores do sábado acreditam ser ela o resultado de um coração transformado pela graça – como ensina a Bíblia (Ef 2:8-10; Hb 8:10).
Apóstolo Paulo: – Graça e paz a vós outros, da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. Por que vocês usam meus textos para ensinar a abolição da Lei?
CACP: – Porque você mesmo disse em Romanos 6:14 que não estamos debaixo de lei, mas, da graça!
Apóstolo Paulo: – Concordo filhos que estamos debaixo da graça de Cristo. Mas, será que a graça salvadora nos dá a liberdade de pecarmos ainda mais? (Rm 6:15)
CACP: – Claro que não, mas você ensinou que a lei foi abolida…
Apóstolo Paulo: – Esperem aí. Que incoerência é essa? Vocês não leram o que escrevi em Efésios 2:10? Por que só leram os versos 8 e 9 trazendo assim confusão aos demais cristãos? No verso 10 eu explico que não somos salvos pelas obras e sim para a prática das boas obras.
CACP: – Então, por que você disse em Romanos 10:4 que “o fim da lei é Cristo”?
Apóstolo Paulo: – Do mesmo modo que Pedro não estava ensinando que a fé chegou ao fim em 1 Pedro 1:9, não estou dizendo em Romanos que em Jesus a lei acabou. A mandamento “não adulterarás” (Ex 20:14), por exemplo, ainda é válido. O termo grego para “fim” tanto em 1 Pedro 1:9 quanto em Romanos 10:4 é “telos” e significa “alvo”, “propósito”, “objetivo”.
- Desse modo, meu filho protestante A. Chouraqui estava correto ao sugerir a seguinte tradução para o texto de Romanos: “O objetivo ou a finalidade da Torá é o Messias”
CACP: – Tudo bem, Paulo. Podemos até aceitar que nove mandamentos são válidos, mas, o sábado não pode ser válido ainda para os dias de hoje. Afinal, o Antigo Testamento foi abolido, como você mesmo ensinou em 2 Coríntios 3:14. Além disso, estamos num mundo pós-moderno.
Apóstolo Paulo: – Como eu poderia abolir a minha própria Bíblia? Vocês esqueceram que ao escrever 2 Timóteo 3:16 eu tinha como única Bíblia o Antigo Testamento? Como puderam chegar a uma conclusão horrorosa dessas?
CACP: – Paulo, não foi bem isso que quisemos dizer…
Apóstolo Paulo: – Não quiseram dizer, mas, disseram. Cuidado com esse ensinamento, pois, quando Jesus incentivou o estudo da Bíblia em João 5:39, a Bíblia que Ele tinha também era composta pelos livros do Velho Testamento. Na pós-modernidade a Bíblia continua sendo o Livro mais atualizado de todos! Não coloquem em dúvida a Bíblia que o próprio Cristo usava. Além disso, Ele não mudou a Lei; antes, ampliou o significado dela (Mt 5:17-19).
CACP: – Aceitamos que a Bíblia de Jesus ainda é importante para nós, mas, o sábado ainda não. Você mesmo Paulo escreveu em 1 Coríntios 9:19-22 que procedeu com os judeus como judeu para ganhá-los para Cristo. Ora, isso significa que você guardava o sábado por que era judeu!
Apóstolo Paulo: – Não leiam no texto aquilo que não existe. Jamais eu iria deixar de lado os princípios de Deus para me adequar aos judeus ou aos não judeus. Eu estava tratando de aspectos culturais, tanto que, mesmo não crendo mais na importância da circuncisão, circuncidei a Timóteo para falarmos aos judeus que praticavam tal rito (At 16:1-3).
- Vocês não podem aceitar 9 mandamentos e ignorar o sábado, pois, Ele foi dado ao ser humano como um memorial do poder Criador de Deus (Ex 20:8-11) antes mesmo de existirem judeus no Planeta (Gn 2:1-3). Além disso, Tiago ensinou que qualquer que rejeita um preceito da lei de forma consciente e rebelde se torna culpado diante de Deus (Tg 2:10).
- Não tentem reinterpretar tal texto como vocês o fizeram em vosso site por que ele é claro demais. Eu mesmo nunca transgredi qualquer lei (At 25:8) e isso inclui o sábado, que observei até mesmo longe da presença de judeus (At 16:13). Eu agradei a Deus e não adaptei os princípios dele para agradar a homens.
CACP: – O que faremos agora, sendo que tudo o que ensinamos é contrário ao que você está nos dizendo?
Apóstolo Paulo: – Deus perdoa vocês desde que deixem de lado o orgulho pessoal e abandonem esta compreensão antinomista da Lei (1Jo 1:9). Se continuarem com dificuldades em aceitar o sábado bíblico, façam a oração de Davi registrada na nossa Bíblia que não foi abolida:
“Desvenda os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Sl 119:18).
Fim.
Os membros do CACP tentarão “refutar” esse diálogo ou se arrependerão do erro em ensinar os outros uma doutrina (abolição da Lei) tão perigosa para a vida cristã? [Leandro Quadros]
Fonte: Na Mira da Verdade

Falsos Cristos


Fonte: A Última Advertência ao Mundo

O Design Inteligente é Óbvio - DI

Documentário Explicativo sobre a Teoria do Design Inteligente

O Design inteligente é a proposição de que "certas características do universo e dos seres vivos são melhor explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não-direcionado como a seleção natural".
Você acredita na gravidade? Precisa acreditar nela para que ela funcione?
Então é isso! O DI é uma constatação que vemos claramente na natureza, assim como a gravidade.
Parte 1 de 7

Parte 2 de 7

Parte 3 de 7

Parte 4 de 7

Parte 5 de 7

Parte 6 de 7

Parte 7 de 7

▲ TOPO DA PÁGINA