Para que as pessoas possam compreender melhor como funciona nossa alimentação, costumo comparar ao combustível. Para que um carro funcione perfeitamente, é necessário colocar um combustível, balanceado com todos os componentes necessários, caso contrário ele começa a falhar e algumas vezes até para de funcionar.
Nosso organismo trabalha da mesma maneira, mas utilizamos como combustível os alimentos, que devem ser balanceados e equilibrados nas proporções e qualidades certas, senão adoecemos.
Algumas vezes, sintomas como dores de cabeça, fraqueza e cansaço excessivo, pode ocorrer pela falta de ferro presente nas proteínas de origem animal (carne, ovos, peixes) ou vegetal (feijão, lentilha, ervilha, soja), ou vitamina A (cenoura,fígado), B12 (carne, fígado) ,C (frutas e verduras frescas) e E (linhaça, gérmen de trigo) .
Cabelos quebradiços e unhas fracas podem ser por falta de colágeno presentes nos ovos, nas carnes, nos peixes e na gelatina.
Memória fraca pode ser por falta de inositol e acetil colina que são encontrados na gema do ovo e na lecitina de soja.
Câimbras e dores de cabeça podem ocorrer pela falta de potássio e magnésio, encontrados na banana, na cevada, na acerola, no milho, no pêssego, na manga, na laranja e na água.
Vontade desesperada de doces, pode ser falta de cromo, encontrado nas nozes, nos cereais integrais, no espinafre, na cenoura, na banana e no centeio.
O enfraquecimento dos ossos pode acontecer pela falta de cálcio, que auxilia no fortalecimento dos ossos e dentes, encontramos no leite e seus derivados, porem encontramos também nos feijões, ervilhas secas, na soja e em grande quantidade nos vegetais verdes escuros como a couve, brócolis, espinafre, etc…
A retenção de líquido pode ser ocasionada não só por excesso de sal mas também pela falta de cálcio e água.
Intestino preso pode ser pela falta de fibras presentes nas verduras, frutas e cereais integrais e pela falta de ingestão de água.
Para uma alimentação equilibrada, composta por todos os nutrientes necessários em quantidades e qualidades adequadas, é muito importante o auxilio de um profissional qualificado. Lembrando que para um bom diagnóstico da falta de algum nutriente no organismo é necessária a realização de exames específicos.
Autor: Thaís Navarro Caldeira, do site Nutricy
0 comentários:
Postar um comentário