Após Huygens ter identificado os anéis de Saturno, passaram 322 anos até se descobrir que também Úrano tinha anéis. Logo depois, descobrimos que os outros gigantes gasosos, Júpiter e Neptuno, estão também rodeados por anéis mais suaves e difíceis de perceber.
Mas as descobertas ficam ainda mais surpreendentes, quando se descobriu que também o planeta anão Chariklo tinha anéis. Ainda é um mistério como um objeto com apenas 230 km de diâmetro conta com um sistema de anéis, mas parece que isso pode não ser tão incomum como pensavamos.
Em 2011, o planeta anão Quíron passou em frente a uma estrela. A estrela não só foi escondida quando Quíron passou, mas a sua luz também foi desvanecida antes e depois da passagem do planeta anão, o que indica a presença de algo 300 km de cada lado do centro do planeta anão.
A análise levou mais de três anos a ser concluída e foi agora publicada na Icarus. O padrão de escurecimento que os pesquisadores observaram sugere a presença de dois anéis, com cerca de 3 km e 7 km de largura, e com um intervalo de entre 10 e 14 km entre eles.
Os cientistas afirmam também que a teoria de jatos simétricos continua a ser uma possibilidade, mas que a presença dos anéis é uma explicação mais provável. A confirmação exigirá a passagem na frente de outra estrela, vista de locais diferentes da Terra.
Via Ciência Online
0 comentários:
Postar um comentário