Mais do que você imagina! 
 Lindas, macias, gostosas. As amoras muitas vezes passam despercebidas  nas  gôndolas dos mercados e feiras livres. Mais do que uma fruta comum,  as amoras  guardam uma verdadeira fonte de boa saúde.
  Boa saúde digestiva
  As amoras são riquíssimas em fibras. Uma comparação muito simples pode ser feita  com o trigo, tão consumido por nós brasileiros.  Um punhado (o suficiente para  encher a mão) de amoras, contém cerca de  8 gramas de fibras. Isso equivale a  mais que o dobro da quantidade que  encontramos no trigo na mesma quantidade.
  Sem as fibras não temos uma boa saúde digestiva. Elas são importantes  para  equilibrar o nosso peso, melhorar a saúde como um todo e  contribuir para a  diminuição dos níveis de colesterol.
  Processos de cura
  Na composição química da amora, encontramos substâncias importantes,  como os  taninos. Os taninos são polifenóis encontrados em uma grande  gama de frutos e  plantas. Na natureza, sua função é reduzir o consumo  da planta por herbívoros,  já que sua presença causa a diminuição do  paladar agradável na mastigação.  Contribui também para reduzir ataques  de pragas naturais.
  Segundo a nutricionista  da Prince Grace Hospital, em Londres, Sarah Wilson, os  taninos foram  muito usados no passado na medicina para agirem como constritores  de  vasos sanguíneos em cortes e ferimentos, sendo aplicados diretamente na  pele.
  Outros usos farmacológicos importantes para os taninos e seus derivados são:
  Atuar como antídoto em alguns casos de intoxicação através de metais  pesados e  certos alcalóides, poder de adstringência, anti-sépticos,  antioxidades, melhorar  casos de diarréia, quando usado externamente,  age como cicatrizante e  hemostático, dentre outras funções.
  Reforçar a imunidade
  Estas pequenas frutinhas são riquíssimas em vitamina C. Suas funções no  nosso  corpo são inúmeras: importante no nosso sistema imunológico e  para a saúde  cardiovascular, contribuindo para a redução da pressão  arterial. Uma das funções  da vitamina C que podemos destacar é sua  capacidade de melhorar a absorção do  ferro pelo nosso organismo, quando  ambos são ingeridos ao mesmo tempo.
  Auxiliar no combate ao câncer
   Pesquisadores descobriram que as antocianinas, um dos pigmentos  encontrados nas  amoras, podem ser eficientes antioxidantes. Ficou  provado que estes pigmentos  vegetais conseguem inibir o crescimento  de algumas células tumorais. Nestes  compostos fitoquímicos também  foram encontrados moléculas chamadas de C3G,  pertencentes ao grudo dos  flavonóides, que também demonstraram ação de  extermínio contra o câncer  de pulmão e de pele.
  Olhos
  Nas amoras são encontradas substâncias chamadas de luteína, importantes  para  proteger os olhos, especialmente numa área chamada mácula, um  local dos nossos  olhos situado atrás da retina e é sensível à luz. A  luteína também consegue  prevenir danos causados por raios  ultravioletas.
  Ossos
  Até mesmo nos ossos a amora consegue fornecer boa saúde. Pequenas  quantidades do  fruto já são suficientes para fornecer a metade do  manganês que nós necessitamos  diariamente. E qual a importância disto? O  manganês ajuda a formação de tecido  conjuntivo. Estes por sua vez são  vitais para dar uma boa estrutura e  sustentação para a correta formação  dos ossos.
  Divisão celular e gravidez
  Nas amoras encontramos vitamina B9, também chamado de ácido fólico.  Esta  vitamina tem papel muito importante na divisão celular (mitose e  meiose) e para  um crescimento saudável. Centenas de cremes anti-rugas  possuem ácido fólico,  para auxiliar na estimulação de crescimento de  novas células da epiderme.
  Os ginecologistas recomendam que as mulheres grávidas comam alimentos  ricos em  ácido fólico para prevenir problemas na gestação, espinha  bífida por exemplo.
Fonte:Jornal Ciência 
0 comentários:
Postar um comentário