quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Quando receberemos a imortalidade? João 5:24 não diz que somos imortais?


Vamos ao texto de João 5:24: Em verdade, em verdade vos digo: quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida.
Esta declaração é mais que uma promessa de vida eterna futura. É uma afirmação de que o crente, aqui e agora, pode começar a desfrutar a vida eterna porque está unido espiritualmente com seu Senhor, cuja vida comparte…
Na verdade Jesus está dizendo que aquele que o aceita tem a vida eterna garantida; não está insinuando que hoje temos a imortalidade. Isto fica claro nos seguintes textos, onde se afirma que a receberemos imortalidade quando Jesus voltar e ressuscitar os justos : Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá (João11:25); e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos. (Lucas 14:14) De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. (João 6:40)
Outros textos: Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados?. (Hebreus 11:39-40) Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois, os que são de Cristo, na sua vinda. (1 Coríntios 15:23) Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. (1 Ts 4:13-17)
Aqui em Tessalonicenses podemos ver a seqüência correta dos eventos que ocorrerão antes de recebermos a imortalidade que já nos está assegurada em Cristo:
1) Vinda de Jesus;
2) Ressurreição dos mortos;
3) Transformação dos vivos;
4) Arrebatamento dos vivos juntamente com os mortos ressuscitados, indicando assim que iremos para o céu todos
juntos; os mortos não vão primeiro após a morte;
5) Encontro com o Senhor nos ares;
6) Vida eterna ao lado de Cristo.
Em I Coríntios 15 também podemos observar esta seqüência em muitos detalhes: Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se , revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. (1 Coríntios 15:51-54)
1) Volta de Jesus, anunciada pelas trombetas;
2) Ressurreição dos mortos;
3) Transformação dos vivos;
4) Nos é outorgada a imortalidade, pois é neste momento que é dito que ?tragada foi a morte pela vitória?. 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA