A foto de alta resolução acima mostra Charon, a maior lua de Plutão. Ela exibe a região polar norte escurecida e misteriosa do satélite, informalmente conhecida como “Mordor Macula”.
Capturada pela sonda New Horizons durante sua maior aproximação ao ex-planeta em 14 de julho desse ano, a imagem só foi transmitida para a Terra em 21 de setembro.
Dados azuis, vermelhos e infravermelhos foram combinados e processados para aprimorar as cores da fotografia, seguindo variações nas propriedades da superfície da lua com resolução de cerca de 2,9 quilômetros.
Charon possui 1.214 quilômetros de diâmetro, cerca de 1/10 do tamanho do planeta Terra. Em comparação com Plutão, no entanto, tem cerca de metade do seu diâmetro. Isso faz com que seja o maior satélite em relação ao seu planeta do sistema solar.
O hemisfério fotografado pela New Horizons é o que fica voltado para Plutão. A imagem apresenta uma visão mais clara de um “cinto” de fendas e cânions que parece separar as planícies suaves do sul do terreno mais variado do norte da lua.
Hypescience
0 comentários:
Postar um comentário