segunda-feira, 16 de maio de 2011

A Bíblia proíbe ou não a comemoração de aniversários?

Embora algumas religiões não concordem com a celebração de aniversários e datas comemorativas afins tais como o Natal e outras mais, não encontramos na Bíblia nenhuma proibição contra a comemoração de aniversários.

Com o tempo os hábitos e costumes de uma sociedade mudam. E não podemos considerar tudo o que é novo como mau ou pecaminoso.

Por exemplo: ainda existem algumas pessoas que acham que a utilização de carros movidos à gasolina seja algo pecaminoso (não está escrito na Bíblia) e até hoje apenas usam cavalos e carroças. Podemos perceber que nem tudo que não está registrado na Bíblia é em si mesmo errado.

Daí a importância de entendermos e estudarmos a validade e as aplicações dos Dez Mandamentos da santa Lei de Deus. Esta é uma porção da Bíblia escrita pelo próprio dedo de Deus que resume o que Deus espera dos seres humanos em todas as épocas, em todos os lugares e em todos os tempos. Você pode conferir em Êxodo, capítulo 20. Ali está claro que os princípios contidos nesses mandamentos se aplicam a todas as circunstâncias de nosso viver. Eclesiastes 12:13 diz que ‘de tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem.’

Quer um exemplo: a pessoa que abusa de sua saúde (fumando, bebendo, trabalhando demais etc…) está na verdade transgredindo o sexto mandamento: Não matarás!

As obrigações do homem para com Deus estão resumidas nos Dez Mandamentos. Devemos ter cuidado para não estarmos acrescentando às leis que Deus deixou, outras leis que apenas tornariam a nossa vida um fardo insuportável.

Nos dias de Jesus havia milhares de pequenas leis. Os fariseus se orgulhavam de as seguir todas. Mas Jesus os criticou por esta rigidez e hipocrisia! Mateus 23:23 relata: ‘Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!’

A comemoração de datas festivas não constitui uma transgressão de nenhum dos Dez Mandamentos.

Mas um cuidado precisa ser tomado ao ser celebrado o aniversário de um filho ou parente: a pessoa deve ser convidada a louvar a Deus por mais um ano de vida e não apenas pensar em receber presentes.

O fato da data do nascimento de Jesus não ter sido revelada, nos mostra que Deus está mais interessado que nós os seus filhos adoremos a Ele como o nosso criador e Salvador, do que estarmos celebrando dias e esquecendo o personagem principal das nossas vidas que é Deus.

Todos nós gostamos de receber presentes. Não há nenhum pecado nisso. O próprio Deus nos ofereceu o maior presente quando nos deu o seu filho Jesus Cristo. ‘Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.’(João 3:16)

Será que nos tornaremos orgulhosos por aceitar o presente de Deus? Não necessariamente. Mas devemos pedir a Deus que nos ajude a sermos humildes e bondosos, mesmo quando estamos nos alegrando em uma comemoração de aniversário.

Nosso desafio maior talvez não seja deixar de realizar cerimônias de aniversário mas sim ajudar a nossos filhos a serem liberais para com o próximo e benevolentes para com os mais necessitados do que eles como aconselha Isaías 58:6.
Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA