segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como harmonizar a doutrina de que os mortos dormem com o evento ocorrido no monte da transfiguração?


Analisando o contexto dos fatos e entendendo “como” Moisés e Elias puderam estar presentes neste evento, podemos ver que a doutrina do sono da alma’ é verdadeira e que este episódio não contradiz o ensino bíblico.
Moisés e Elias foram enviados ali para animar a Jesus, pois este estava próximo o momento em que Ele iria morrer pelos pecadores.
Isto aconteceu não porque eles tivessem morrido e ido para o céu; aconteceu porque eles tinham ido para o céu, mas em vida. Vejamos: “Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito.  Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará.  Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.  O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes”. (2 Reis 2:9-12).
Elias foi levado para o céu “vivo” e não após a morte. Enoque também não morreu para ir ao céu, mas foi “em vida”. A Bíblia diz que Deus “o tomou para si”. (Gênesis 5:24 e Hebreus 11:5).
O caso de Moisés foi diferente: “Deus o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor; e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura”. (Deuteronômio 34:6). “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” (Judas, verso 9).
As Escrituras dizem que após a morte de Moisés, ninguém achou sua sepultura; no livro de Judas nos é esclarecido o porquê: Deus o ressuscitou para depois levá-lo ao céu.
Podemos concluir que se Enoque, Moisés e Elias foram para o céu “com o corpo” e Moisés teve de ser ressuscitado, nós também iremos para o céu com nosso corpo (transformado – I Coríntios 15:51-53; Filipenses 3:20-21) e teremos de ser ressuscitados (caso estejamos mortos quando Jesus voltar) para ir para o paraíso. A Bíblia é clara sobre isto.
Estes homens estão no céu como representantes da raça humana, aqueles que irão para o céu com Jesus. Este episódio de modo nenhum contradiz a doutrina do sono da alma; pelo contrário, a reforça anda mais, pois Enoque Moisés e Elias foram “vivos” para o céu, com o corpo (que em seguida foi transformado) e não em ‘espírito’.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA