Por que 2Samuel 24:1 diz que Deus incitou Davi a realizar o censo militar, enquanto 1Crônicas 21:1 diz que Satã fez isso?
Em 2Samuel 24:1, lemos: “Mais uma vez irou-se o Senhor contra
Israel e incitou Davi contra o povo, levando-o a fazer um censo de
Israel e de Judá.” De acordo com 2Crônicas 21:1, Satanás
levantou-se contra Israel e levou Davi a fazer um recenseamento do
povo”. Examinarei o uso do termo satã no Antigo Testamento, algumas
ligações terminológicas com outras passagens e, no final, sugerirei uma
maneira de harmonizar essas duas passagens.
1. Uso do termo “satã”: A palavra hebraica
para satã significa “adversário, oponente” e é usada para designar seres
humanos que agem como adversários ou oponentes de outros (1Reis 11:14, 23). Ela também designa o anjo do Senhor que agiu como adversário de Balaão (Números 22:22). Obviamente, essa não é uma figura demoníaca. O substantivo também é encontrado em Jó 1:5 e 2:1, e em Zacarias
3:1 para o adversário do povo de Deus. Estudiosos muitas vezes
argumentam que quando o substantivo satã é acompanhado por um artigo
definido (“o satã”) se refere à função (“um adversário/oponente”) e não é
um substantivo próprio (“Satã”). Como no primeiro caso o termo não tem
um artigo, só em 1Crônicas 21:1 é considerado substantivo
próprio (“Satã”). Porém, outros estudiosos argumentam que é precisamente
quando o substantivo é acompanhado por um artigo que funciona como nome
próprio. Pode-se perguntar, então: “Será que esse debate é tão
importante?”
2. Ligação linguísticas: Há ai uma clara ligação linguística entre Jó 2:1, Zacarias 3:1 e 1Crônicas 21:1. Em Crônicas
Satã “se levanta”(‘amad) contra Israel e incita (sut) Davi a pecar. O
uso do verbo “levantar” (‘amad), junto com o substantivo satã, é
encontrado em Zacarias 3:1, estabelecendo uma ligação entre as
duas passagens. Em ambos os casos satã se opõe ao servo de Deus. O verbo
“incitar” (sut) aparece junto com o substantivo satã em Jó 2:3, estabelecendo, também, uma ligação entre essas duas passagens. Em Jó, ele incita Deus contra Jó, e em Crônicas
ele incita Davi contra Deus. O cronista sabe como usar o termo satã
(“Satã”). Muito provavelmente reflete o significado do termo nos outros
dois livros. Em outras palavras, ele não está contrastando seu uso com o
de outras passagens; a presença ou ausência do artigo é irrelevante. O
Antigo Testamento descreve um ser que se opõe a Deus e aos Seus planos
para Seu povo (Gênesis 3:1-5; Levítico 16:8-10, 20-22; Isaías 14:12-14; Apocalipse 12:9).
3. As narrativas em Crônicas e Samuel: O papel
de satã é muito claro nas passagens que estamos discutindo. Primeiro,
ele é o adversário do povo de Deus, oponente à divina disposição de
perdoá-los (Zacarias 3:1). Ele até se opõe contra a maneira que Deus governa Seu reino (Jó
1:6; 2:1). Segundo, ele incita o povo a desobedecer a Deus. Terceiro,
ele deseja coisas más para o povo de Deus. Sem dúvida, ele é o
arquiinimigo divino. Segundo o Livro de Crônicas, Satã se
levantou contra Israel como inimigo e incitou Davi a realizar o censo
sabendo que resultaria no sofrimento do povo. Por que realizar o censo é
um pecado nacional? Vários tipos de censos eram realizados em Israel,
sem nenhum penalidade (Êxodo 30:11-16). Talvez, como muitos já
sugeriram, a diferença aqui é que esse era um censo militar realizado
sem a aprovação divina e que expressava confiança no poder militar
humano. Foi uma violação à aliança de Israel com o Senhor.
Se esse é o caso, as diferenças entre 1Crônicas e 2Samuel
são indiferentes. A ira do Senhor mencionada como a causa da realização
do censo, é esclarecida ao Deus permitir que Satã incite Davi a
realizar o censo. Em sua ira, Deus não intervém para proteger Davi.
No entanto, Deus ainda é o Senhor Soberano que autoriza as ações de
Satanás e que coloca fim à praga. Ele usa essa experiência para levar
Davi a encontrar um local para construir o templo. Ele não entrega a
Satanás o controle completo sobre Seu povo (Jó 1:12; 2:6).
Angel Manuel Rodríguez, Revista “Adventist World” – Fevereiro 2015
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