domingo, 12 de janeiro de 2025

Criação Ex Nihilo Através de Jesus Cristo

 


O primeiro versículo da Bíblia fornece a verdade fundamental de nossa fé e a verdade fundamental a respeito do universo: “No princípio criou Deus os céus e a terra” ( Gênesis 1:1 ). A frase “céus e a terra” significa o universo inteiro.

Na lista de Hebreus 11 do que devemos entender por fé, a primeira coisa observada é a criação de todas as coisas pela palavra de Deus: “Pela fé entendemos que os mundos foram criados pela palavra de Deus, de modo que as coisas que se veem não foram feitos das coisas que se veem” (v. 3). Assim, devemos receber pela fé a verdade suprema de que tudo neste universo presente foi trazido à existência literalmente do nada pelo beneplácito e vontade de Deus.

Um dos grandes artigos da fé cristã, escrito por 121 clérigos puritanos em 1649, afirma sucintamente esta verdade fundamental de Gênesis 1 .

Aprouve a Deus Pai, Filho e Espírito Santo, para a manifestação da glória de seu eterno poder, sabedoria e bondade, no princípio, criar ou fazer do nada o mundo e todas as coisas nele, sejam visíveis ou invisível, no espaço de seis dias, e tudo muito bom. 1

Essa verdade de que Deus criou o universo do nada às vezes é descrita pela frase latina ex nihilo (do nada). Essa capacidade de Deus de criar ex nihilo não é mencionada apenas em Hebreus 11:3, mas também é inferida em Romanos 4:17, onde Deus “chama as coisas que não existem como se existissem”. A Versão Padrão em Inglês diz “chama à existência as coisas que não existem”. No Salmo 33 , as Escrituras dizem: “Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo sopro da Sua boca… Pois Ele falou, e tudo se fez; Ele ordenou, e tudo apareceu” (vv. 6, 9).

Quando Deus fala algo à existência, como o universo que não existia anteriormente, o que está implícito? Primeiro, o nada não pode gerar o nada. Verdadeiramente, Deus é a grande causa primeira e fonte de todo o universo. Isso é tradicionalmente chamado de argumento cosmológico na apologética.

O que é a criação Ex Nihilo  ?

Qual é exatamente o significado fundamental da doutrina bíblica do ex nihilo ? Essa proposição baseada em Gênesis responde a duas perguntas antigas: “Qual é a causa material do universo?” e “Do que Deus fez o mundo?” Em resumo, a resposta para ambas as perguntas é “nada”. Mas o que é “nada”? Filosoficamente falando, qualquer definição ou paradigma que descreva nada poderia realmente torná-lo algo.

Alguns filósofos e teólogos pensaram que poderia ser mais descritivo falar da criação do nada em vez de do nada. Embora ambas as ideias sejam úteis, precisamos entender que a criação não é nem “fora” de um material preexistente nem “dentro” de um lugar preexistente. A esse respeito, o teólogo John Frame disse: “Devemos nos opor tanto à noção aristotélica de uma 'matéria' eterna quanto à noção platônica de um 'receptáculo' eterno”. 2 Essas eram antigas filosofias gregas pagãs populares.

Ainda outra visão falsa é a proposição de que o universo é meramente uma extensão ou emanação do próprio Deus. Essa ideia é conhecida como panteísmo, onde a criação e Deus são um — tornando a própria criação divina.

Então, como podemos entender melhor a ideia de que uma criação ex nihilo veio de um Deus transcendente? Em vez de dizer que Deus criou o mundo do nada, talvez seja melhor dizer que Deus criou o universo sem nenhum material preexistente. Conforme indicam as Escrituras, Deus falou e as coisas apareceram, incluindo espaço e tempo (um meio) para todas as coisas criadas ocuparem e funcionarem.

Quando construímos a criação ex nihilo desta forma, não requer definição de “nada”; simplesmente refuta a visão não bíblica de que Deus criou o universo a partir de coisas preexistentes. Nesse sentido, a criação ex nihilo pode ser pensada filosoficamente como uma proposição negativa que afirma que o mundo não foi feito de material finito preexistente nem é uma extensão panteísta do ser de Deus. Assim, como não há outras alternativas, o universo não foi feito do nada — foi feito do nada ( ex nihilo ).

Evolução Ex Nihilo  ?

Surpreendentemente, os evolucionistas frequentemente criticam os criacionistas pela doutrina da criação ex nihilo não ser científica, enquanto eles mantêm sua própria versão da evolução ex nihilo sem um criador ou primeira causa lógica. 3 Que hipocrisia! A doutrina da criação bíblica sustenta logicamente que um Deus Criador infinito, onipotente, onisciente, transcendente e autoexistente que sustenta e interage pessoalmente com Sua criação (é imanente) é a fonte e a primeira causa do universo. Os evolucionistas, no entanto, não têm nenhuma fonte razoável ou primeira causa para seu paradigma da cosmologia ex nihilo do Big Bang (evolução ex nihilo)! Pior ainda, uma quantidade considerável de dados científicos astronômicos agora refutou a chamada evidência de um Big Bang e um universo antigo. 4-10

Edward P. Tryon foi um dos primeiros físicos modernos a promover a evolução ex nihilo . Ele contou todo o caso, dizendo:

Em 1973, propus que nosso Universo foi criado espontaneamente do nada ( ex nihilo ), como resultado de princípios físicos estabelecidos. Essa proposta parecia absurda, encantadora ou ambas as coisas. 11

Em um artigo da revista Discover de 2002 , os autores resumiram bem a ideia da evolução ex nihilo destacando uma entrevista com o físico teórico Alan Guth.

A “coisa” primordial da inflação [efeito posterior do Big Bang], ele e outros cosmólogos afirmam, é muito provavelmente uma criação espontânea, um presente sem compromisso que surgiu do nada por meio de um processo totalmente aleatório, mas ainda assim cientificamente possível. . 12

O físico teórico e cosmólogo Lawrence Krauss publicou um livro em 2012 intitulado A Universe from Nothing , cujo capítulo final foi contribuído pelo conhecido ateu Richard Dawkins. 13 As ideias que Krauss promoveu em seu livro e em outras fontes receberam fortes críticas, com o astrônomo Luke Barnes dizendo:

Em primeiro lugar, estou ficando realmente cansado de cosmólogos falando sobre universos sendo criados do nada . Krauss falou repetidamente sobre universos surgindo do nada, partículas surgindo do nada, diferentes tipos de nada, nada sendo instável. Isso não faz sentido. 14

Flutuações Quânticas e o Nada

O que Krauss e outros físicos teóricos estão realmente falando quando se referem ao nada é a ideia teórica de um vácuo quântico. Se um vácuo quântico realmente existisse (de acordo com os físicos teóricos), não seria nada além de um tipo de algo. Teria propriedades, teria energia (ainda que muito pouca), flutuaria, poderia contribuir para a suposta expansão do universo (agora em dúvida) e obedeceria às complexas equações da teoria quântica de campos. Voltando ao nosso argumento do nada discutido acima, você poderia descrevê-lo como tendo certas propriedades. Em outras palavras, o vácuo quântico não é “nada”, e esse tipo de hipótese leva a uma visão do súbito aparecimento do universo que nada mais é do que um acidente fortuito.

No entanto, os físicos teóricos parecem estar bastante apaixonados pela evolução ex nihilo e um vácuo quântico, começando, como mencionado, em 1973 com Edward Tyron, que disse: “Então eu conjecturei que nosso Universo teve sua origem física como uma flutuação quântica de alguns vácuo verdadeiro pré-existente, ou estado de nada”. 11 Ainda mais absurda é a afirmação feita por Alan Guth de que “teoricamente, qualquer coisa — um cachorro, uma casa, um planeta — pode surgir por meio dessa peculiaridade quântica, que os físicos chamam de flutuação do vácuo”. 12 Krauss diz “que todos nós literalmente emergimos do nada quântico” e “isso é tão surpreendentemente não intuitivo que pode parecer quase mágico”. 13

Henry M. Morris, o fundador do Institute for Creation Research, resumiu melhor os esforços dos cosmólogos evolutivos modernos quando disse:

Independentemente do sofisticado aparato matemático que leva os cosmogonistas do universo inflacionário à sua notável declaração de fé na onipotência do nada, continuará a haver alguns realistas que preferem a alternativa criacionista: “No princípio, Deus criou o céu e a terra. ” 3

Uma alternativa melhor baseada em Cristo

Além dos capítulos iniciais de Gênesis, encontramos mais informações sobre a criação no Novo Testamento. No início do evangelho de João, somos informados a respeito de Jesus Cristo, o Deus-homem: “Todas as coisas foram feitas por meio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (João 1:3 ) . A primeira cláusula deste versículo no texto grego diz literalmente “todas as coisas vieram a ser por meio dele”, com a palavra grega para “todas as coisas” ( panta ) referindo-se a todo o universo.

O apóstolo Paulo é ainda mais explícito em Colossenses quando especifica que todas as coisas no universo, visíveis ou não, foram feitas por/através de Cristo Jesus, dizendo: “Porque nele foram criadas todas as coisas que estão nos céus e na terra, visíveis e invisíveis... Todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele” ( Colossenses 1:16 ).

Criação e Adoração

Deus é nosso soberano Senhor e Criador, e Ele governa todo o universo. Não há nada na criação que deva ser adorado em vez ou em adição a Ele (por exemplo, a natureza). No entanto, se negássemos a criação ex nihilo , teríamos logicamente que afirmar que algum tipo de matéria sempre existiu e que é eterna como Deus. Essa ideia errônea é uma afronta à independência e soberania de Deus e ao fato de que nossa adoração é devida somente a Ele. E se a matéria ou as criaturas vivas existissem separadas de Deus, então que direito inerente Deus teria de governar a criação e governá-la para Sua glória?

Mas Deus criou o universo ex nihilo — do nada. Portanto, o universo e nossas vidas têm significado e propósito. E Deus revelou esse propósito para nós em Sua santa Palavra, a Bíblia, e em Sua vinda como Deus encarnado - o Senhor Jesus Cristo. Vamos servir e adorar este poderoso Deus Criador e meditar em Sua Palavra.

Referências

Assembléia de Westminster. 1649. A Confissão de Fé de Westminster: Edição de Edimburgo . Free Presbyterian Publications, reimpresso 1985, 31. Ênfase adicionada.

Frame, JM 2013. Teologia Sistemática: Uma Introdução à Crença Cristã . Phillipsburg, NJ: P&R Publishing, 193.

Morris, HM 2011. Evolution Ex Nihilo . Atos & Fatos . 40 (9): 4-5.

Hebert, J. e B. Thomas. 2014.  A ciência apóia o Big Bang?  Atos & Fatos . 43 (7): 21.

Hebert, J. 2018.  O Fundo Cósmico de Microondas Confirma o Big Bang?  Atos & Fatos . 47 (6): 10-12.

Hebert, J. 2018.  Nosso Jovem Sistema Solar . Atos & Fatos . 47 (9): 10-13.

Hebert, J. 2019.  Os objetos do espaço profundo são jovens . Atos & Fatos . 48 (9): 10-13.

Hebert, J. 2019.  Problemas contínuos para o modelo do Big Bang . Atos & Fatos . 48 (11): 10-13.

Hebert, J. 2021.  O Universo Parece Velho?  Atos & Fatos . 50 (10): 19.

Hebert, J. 2022. Telescópio James Webb contra o Big Bang . Atos & Fatos . 51 (7): 14-17.

Tryon, EP 1984. O que fez o mundo? Novo Cientista . 101: 14.

Lemley, B. e L. Fink. 2002. Grande Adivinhação de Guth . Descubra . 23 (4): 32-39.

Krauss, LM 2012. Um Universo do Nada . Nova York: Free Press.

Barnes, L. De nada . Cartas à Natureza. Publicado em lettertonature.wordpress.com em 1º de abril de 2011, acessado em 27 de outubro de 2022. Ênfase no original.

*  Dr. Tomkins é Diretor de Pesquisa e obteve seu Ph.D. em genética pela Clemson University.

Cite este artigo: Jeffrey P. Tomkins, Ph.D. 2023. Criação Ex Nihilo Por meio de Jesus Cristo . Atos & Fatos . 52 (1).

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